Aplicativo para autonomia de indivíduos com dificuldades de comunicação vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo

Criado por uma estudante paulista, o LoriComunica é uma solução mobile voltada para pessoas com limitações de fala

Desenvolvido por uma estudante universitária da Unip, o LoriComunica é uma solução de comunicação alternativa que permite o desenvolvimento da fala e do cognitivo de pessoas autistas, com paralisia cerebral e afasia. O aplicativo, viabilizado por Joyce Querubino, contribui para que pessoas impossibilitadas de se comunicar verbalmente possam falar por meio de cliques e do movimentos dos olhos.

O LoriComunica reproduz frases através de uma voz sintética e utiliza visão computacional para navegar pelo sistema apenas piscando ou sorrindo, além de muitas outras funcionalidades.

A ideia, segundo a estudante, surgiu a partir da vivência de sua mãe, terapeuta ocupacional, que enfrentou dificuldades de comunicação com pacientes entubados em decorrência de complicações da covid-19. “Resolvi usar o relato da minha mãe para criar um aplicativo que facilitasse a comunicação não verbal dessas pessoas, e como estava iniciando meu trabalho de conclusão de curso em ciência da computação, decidi transformar a ideia no meu tema. A parte mais desafiadora da execução foram as tecnologias utilizadas, pois precisei pesquisar a fundo sobre cada arquitetura e biblioteca que decidi usar na construção do aplicativo.”- pontua.

A universitária acredita que a maior contribuição do projeto é dar voz e autonomia para aqueles que possuem limitações na comunicação verbal, sejam elas crianças ou adultos de diferentes diagnósticos como Paralisia Cerebral, Autismo, AVC, entre outros, e em diferentes ambientes como hospitais, clínicas, escolas ou em qualquer outro lugar.

Joyce reforça que o Campus Mobile foi uma grande oportunidade de aprendizado que permitiu a ela entender e adentrar no mundo das startups, validar a ideia do aplicativo e se sentir capaz de abrir sua própria empresa.

Ao todo, o Campus Mobile, iniciativa realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto.

Aplicativo para autonomia de indivíduos com dificuldades de comunicação vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo was last modified: agosto 24th, 2022 by Equipe da Redação
Equipe da Redação: Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.
Leave a Comment