Aparelhos eletrônicos podem causar danos em longo prazo e prejudicar a visão

A luz azul, presente nos aparelhos eletrônicos, é um dos componentes mais perigosos da luz visível à saúde dos olhos

Todos os dias estamos em contato constante com a luz azul, essencial para a visão, seja por meio das telas dos aparelhos eletrônicos (computadores, celulares e televisão) seja pela exposição à luz do sol.

A luz azul presente nos eletrônicos afeta diretamente a mácula do olho, região da retina responsável pela visão central (visão de cores e detalhes), devido ao direcionamento da radiação. “Já temos, hoje, evidências de que a luz azul pode ser prejudicial à visão por afetar a retina causando dano aos fotorreceptores e, assim, a diminuição visual, pois são as células responsáveis pela visão” diz o oftalmologista Dr. Rony C. Preti, fundador do Preti Eye Institute e Professor Doutor da USP.

De uma maneira geral, pela radiação emitida pelos aparelhos serem hoje de baixa intensidade não parece ser danosa aos olhos. Entretanto, existem dois pontos que temos que considerar: inicio e tempo de uso. Primeiro, hoje estarmos iniciando o uso destes aparelhos muito cedo, já quando criança, os pais oferecem televisão, celular ou tablet para a criança comer ou assistir seu desenho animado favorito. Segundo, passamos em média 8 horas por dia e outras até mais, utilizando estas novas tecnologias. Quando tudo isto é levado em consideração não sabemos se no decorrer de 50 anos de uso, por exemplo, as pessoas não terão nenhum dano à visão, principalmente, aquelas pessoas predispostas a terem doenças de retina, como degeneração macular relacionada á idade ou retinopatia diabética.

Por último, temos que a luz azul, emitida pelo sol e aparelhos eletrônicos, desempenha um papel na fotorrecepção não visual, isto é, tem ação no relógio biológico, estando envolvida no estado de alerta. “Esta luz é mais prejudicial durante a noite, pois suprime a produção de melatonina (hormônio do sono), que tem como principal função estar envolvida no momento de dormir. Então, aquelas pessoas que ficam vendo o celular na cama, por exemplo, podem ter o sono afetado e cronicamente serem mais predisposta a obesidade, depressão e até câncer”, explica o oftalmologista Rony Preti, fundador do Preti Eye Institute e Professor Doutor da USP.

Na Retina, a Luteína e zeaxantina são composto com propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o olho contra danos causados pelos radicais livres, através, da absorção da luz para evitar excessos. “Estes carotenoides ajudam a criar um escudo de pigmento amarelo que protege as células de frequências perigosas de luz, como a azul” Explica.

Para a prevenção, de todos estes danos, é indicado para a questão do sono, interrupção do uso de aparelhos na hora dormir. Com relação ao dano da retina, podem ser indicados a luteína e a zeaxantina, pigmentos naturais, através da ingestão de alimentos como brócolis e espinafre ou através de suplementação em casos selecionados. Os dois caratenóides funcionam como uma vitamina que vai direto para os olhos. O corpo humano não produz essas substâncias, mas precisa delas para o bom funcionamento da saúde ocular.

Sobre o Preti Eye Institute
Fundado em 2014, pelo Professor Doutor Rony Preti, o Preti Eye Institute é referência no tratamento de doenças dos olhos. Entre as especialidades atendidas estão: catarata, ceratocone, conjuntivite, degeneração macular, estrabismo, glaucoma, moscas volantes, retinopatia diabética, descolamento de retina, toxoplasmose, vícios de refração, visão subnormal, entre outras. Com a missão de dar atendimento humanizado a todos os seus pacientes, a clínica coloca em primeiro lugar a conversa com o paciente, com foco em fortalecê-lo em relação à aderência ao tratamento proposto e tranquilizá-lo com o diagnóstico. Outra prioridade é oferecer as melhores, mais eficientes e modernas soluções para cada caso. O instituto oferece, ainda, a realização de exames oftalmológicos.
www.pretieyeinstitute.com.br

Aparelhos eletrônicos podem causar danos em longo prazo e prejudicar a visão was last modified: junho 11th, 2018 by Equipe da Redação
Equipe da Redação: Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.
Leave a Comment