As pessoas são os bens mais preciosos das organizações, em virtude disso, cada vez mais as empresas estão mais atentas ao ambiente interno de trabalho, e isso está ligado diretamente ao clima organizacional. Os gestores começaram à observar e a analisar como as pessoas estão se sentindo no trabalho, as diversas rotinas, cargas horárias exageradas, pressão por cumprimento de metas, dentre outros motivos, deixaram os ambientes organizacionais muito competitivos, o que tem elevado as pessoas à uma alta dose de stress.
O fator humano tem sido o responsável pela excelência nas organizações bem-sucedidas; por isso a importância do fator humano em plena era da informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas é obtida por intermédio das pessoas que nelas trabalham. Chiavenato, Idalberto (1999).
A maneira como as pessoas agem, decidem, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e administram os negócios varia em grandes dimensões e de organização para organização. E essa variação depende, em grande porte, das políticas e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades. As pessoas não são mais vistas como um recurso organizacional, um peão no tabuleiro, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador de decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações. Mais do que isso, um agente proativo dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a mais avançada habilidade humana.
A organização competitiva se caracteriza pela capacidade de escolher e manter adequadamente as pessoas em sua área de atuação profissional, mantendo-as satisfeitas ao longo do tempo. Para manter as pessoas na organização e, mais do que isso, satisfeitas e motivadas para o trabalho e para o alcance dos objetivos organizacionais, são importantes alguns cuidados especiais, entre os quais destacam-se os estilos de gerência, as relações com os empregados e os programas de higiene e segurança do trabalho, visando proporcionar um ambiente físico, psicológico e social de trabalho agradável e seguro.
É claro que existe uma grande diferenças das organizações públicas e das privadas, onde a privada necessita inevitavelmente do lucro, da projeção dos seus rendimentos, de minimizar as perdas e cada vez mais gerar dinheiro. Isso deixa o ambiente altamente competitivo, influenciando diretamente no clima organizacional, ao passo que nas empresas públicas, geralmente os servidores são estabilizados, e em alguns casos, a falta de competição interna afeta diretamente os serviços que são entregues, principalmente para a população, mas existem exceções em ambos os casos, com profissionais sempre buscando a excelência e com máximo profissionalismo.
As pessoas necessitam atenção e acompanhamento, pois enfrentam várias eventualidades internas e externas e estão sujeitas a uma gama de problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde e preocupações diversas, afetando assim o seu desempenho. Algumas pessoas conseguem administrá-los sozinhas; outras não, tornando-se funcionários problemáticos. Os problemas pessoais podem afetar o comportamento de trabalho dos funcionários. É de interesse da organização motivar e proporcionar assistência aos funcionários nestas situações. Os profissionais precisam saber que existe um canal de comunicação aberto com a empresa, para que seja possível estabelecer um elo de confiança, nutrindo desta maneira, uma relação madura de confiabilidade.
POR QUE PRECISAMOS AVALIAR O CLIMA ORGANIZACIONAL
Existem vários fatores que comprovam a importância da avaliação do clima organizacional. Dentre eles podemos citar:
- Porque pode afetar positiva ou negativamente o comportamento das pessoas;
- Porque pode ser decisivo na capacidade da organização em atrair e reter talentos;
- Porque pode ser modificado;
- Porque é um importante indicador da satisfação dos membros da empresa em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como as políticas de Recursos Humanos, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa;
- Porque pode apontar as origens de problemas já constatados, permitindo a intervenção corretiva no momento de potenciais problemas;
- Porque não há como traçar diagnósticos a respeito do ambiente construído pelas pessoas, sem uma pesquisa fundamentada;
- Porque o clima é mais perceptível que as fontes que o originaram.
Em muitas organizações, a visão que sempre existiu e a que dava-se maior importância sempre foi o trabalho em si e o lucro, as pessoas sempre ficavam em segundo plano. Mesmo na empresa pública, o ambiente de trabalho não sadio, afetava diretamente os servidores, causando em muitos casos até afastamentos por conta do péssimo ambiente de trabalho, rendimento abaixo da expectativa e em alguns casos, até depressão. O que se verifica hoje é que a administração de pessoas se tornou imprescindível, pois impacta diretamente as organizações. Pessoas felizes e satisfeitas com o seu trabalho agregam e muito.
Portanto, as pesquisas de clima são muito importantes para saber como as pessoas se sentem na organização. A partir do momento em que existe o mapeamento do ambiente interno da empresa, é possível atacar efetivamente os principais focos dos problemas, melhorando o clima de trabalho das pessoas.Além de atingir o principal objetivo da pesquisa de clima, que é obter o conhecimento real dos problemas, ela aponta também o pontos fortes da empresa.
Um clima agradável no trabalho é vantajoso para ambas as partes, funcionários e empresa, e o resultado é menos estresse, mais prazer em estar na empresa, mais envolvimento com o trabalho e melhores desempenhos e resultados.
Obrigado e até a próxima!
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