Há mais de cinco anos acompanho o segmento de segurança digital e pude perceber que essas informações ainda são pouco compartilhadas com o departamento de marketing. Assim, a ideia deste artigo é apresentar dicas para usar a segurança para trazer resultados relevantes, tanto financeiros como para a gestão do negócio.
- Selo de segurança
70% dos e-consumidores só finalizam a compra em um site se visualizarem um selo de segurança. Soluções de certificado digital, scan de vulnerabilidades, bloqueio de ataques, entre outras, costumam oferecer o famoso selo.Infelizmente existem muitos sites que aplicam apenas a imagem do selo para suprir essa necessidade do cliente, inclusive, muitas lojas o fazem sem entender que é um ato ilegal. Os e-consumidores já sabem reconhecer um selo válido então é muito importante buscar uma empresa de confiança, aplicar um selo original, investigar através de testes A/B qual a melhor localização para posicioná-lo – normalmente próximo às áreas de login e/ou em páginas de conclusão de compra.Um outra dica é: prefira selos com datação diária, pois indicam que o site está sendo validado diariamente. Aguns estudos apontam que o percentual de aumento em vendas com a exibição de um selo de segurança pode variar de 12% a 15%. - Posicionamento no Google
Em 06 de agosto de 2014 o Google declarou em seu blog oficial para webmastes que a partir desta data passariam a beneficiar sites que usassem dados criptografados em seu ranking de busca. Isso é parte da estratégia de incentivo a uma Internet mais segura que o Google vem defendendo há alguns anos e que finalmente foi iniciada.Ainda não é possível mensurar o quanto será possível otimizar o posicionamento com a implementação dos certificados, de qualquer forma, com a alta concorrência entre desenvolvedores para ocupar os melhores lugares nesta importante vitrine, a tendência é um aumento significativo no número de site seguros, ou seja, adotando o HTTPs, e consequentemente uma maior concorrência e ganho de relevância nos mais preparados. - Falando em HTTPs…
Além de garantir melhores resultados nos mecanismos de busca do Google, operar no protocolo HTTPs é uma medida obrigatória para lojas virtuais. Funciona assim: com o uso de um certificado digital, há uma conversão do protocolo HTTP para HTTPS, símbolo de ambiente seguro e que informa que os dados trafegados naquele ambiente estão sendo criptografados. Os certificados digitais também apresentam um cadeado no navegador do site altamente reconhecido pelo e-consumidor como indicador de site seguro. - Barra do navegador verde
Além de todos os benefícios do HTTPs, o certificado digital EV (Extended Validation) possui um maior nível de segurança e validação e permite que o navegador do site fique verde, o que remete ainda mais segurança para os usuários.Com o maior nível de validação o EVSSL se tornou o certificado mais procurado por empresas que realmente querem apresentar a segurança como um diferencial. O Ev é muito usado por bancos, principalmente no internet banking. - Bloqueio de Boots e o Google Analytics
Bots são responsáveis por 61% de tudo o que trafega pela internet. Isso significa que ao acessar sua ferramenta de gestão de fluxo de visitas, os dados apresentados podem não corresponder à realidade.Soluções de WAF (Web Application Firewall) otimizam os resultados do Google Analytics, pois bloqueiam todo o tipo de acesso não humano à loja virtual e assim é possível gerenciar números precisos de visitas e acessos ao carrinho para uma melhor tomada de decisão. - Página exclusiva para o termo de Segurança da Informação
Ter uma página exclusiva para informar quais as medidas de segurança da informação foram implantadas pelo o site pode ser um bom diferencial. O objetivo é apresentar a responsabilidade e preocupação com os dados de visitantes.Nesta página, além das políticas de segurança, podem-se resumir todos os métodos adotados pela empresa para garantir uma navegação segura para os clientes. Um bom posicionamento para o termo é principalmente em páginas onde é percebido um maior fluxo de saída. É um bom teste A/B e para entender se o abandono realmente se dá por falta de percepção de segurança.
[Crédito da Imagem: Segurança Digital – ShutterStock]
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