Veja, então, o que pode ser feito para minimizar o desastre:
- Desenvolva e disponibilize um forte solução de backup. Para isto, defina qual o volume de dados que sua empresa considera importantes e fundamentais para o andamento do negócio. Estou me referindo a dados críticos do negócio. Não interessam os dados gerais e arquivos particulares de seus funcionários (músicas, imagens, etc…). A partir daí, faça um plano que garanta que a informação que sua empresa precisa é armazenada localmente e em local externo também.
- Faça um backup de todas as informações espalhadas pelos desktops ou servidores departamentais da empresa para um servidor central.
- Compre um ferramenta de backup on-line para seus funcionários, porque, normalmente, os usuários em trânsito externo salvam seus dados só localmente por uma questão de conveniência. Instalar uma ferramenta em notebooks que automaticamente faça o backup de dados para um servidor em um horário fixo libera os usuários para se concentrar em seu trabalho e não ter que parar o que estão fazendo para realizar backups.
- Se certifique que BlackBerrys, iPhones e todos os outros celulares e dispositivos portáteis utilizados pelos funcionários estão protegidos por senha. Estes equipamentos também são roubados ou perdidos com muita frequência.
- Peça a cada funcionário para carregar sempre um cartão com os procedimentos de backup e as informações de contato que poderão precisar em caso de emergência: para quem ligar, como acessar remotamente os recursos de TI, tais como e-mail, e para quem ligar quando o primeiro contato não estiver disponível.
São 5 dicas simples, que podem ser implantadas rapidamente.
Nunca se sabe quando vamos precisar delas. Sempre achamos que os desastres acontecem com os outros. Mas, de repente, vai que…
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