.NET

Ξ Deixe um comentário

Xamarin iOS (Operação El Capitain)

publicado por Wanderson Aldo

A missão de hoje é abordar superficialmente alguns conceitos para iniciar a jornada no desenvolvimento Xamarin iOS. Vamos lá:

O que é?

Anything you can do in Objective-C, Swift, or Java can be done in C# with Xamarin using Visual Studio.

Traduzindo, crie APPs nativo para iOS utilizando C# de forma semelhante ao utilizando nas IDEs padrões de desenvolvimento.

Isso significa que a plataforma Xamarin não possui apenas a capacidade de criar uma única UI com o Forms e essa ser compartilhada de forma nativa com as plataformas.

Pré-Requisitos

Isto é tudo o que precisamos:

  • Mac OS (Yosemite 10.10+)
  • XCode
  • As ferramentas do Xamarin

Pronto! Com o Ambiente configurado e a IDE escolhida você já está pronto para desenvolver.

A Arquitetura

Veja agora a perspectiva sob a Arquitetura.

Baseadas no Mono Project (open-source), conte agora com o C# 6.0 (ou outras linguagens do .NET), o .NET FW 4.5 e as Mobile Class Library Runtime (CLR).

conceitos_ios_arquitetura2

Note a camada acima do iOS que permite que o código em C# comunique com o SO e utilize todos os recursos do iOS. 

conceitos_ios_arquitetura

Desempenho nativo, APPs compilados nativamente.

Sem prejudicar o desempenho. Os APPs são compilados em código nativo, aproveitando a aceleração específica da plataforma de hardware para o desempenho ideal em cada dispositivo (maior velocidade e menor consumo de memória).

No Xamarin.iOS a compilação utiliza a tecnologia Ahead-of-Time permitindo “Links” entre C# e iOS sejam feitos mais rápida além de criarmos “Bindings” de qualquer biblioteca já utilizada antes nos projetos iOS.

conceitos_ios_arquitetura3

Nesta imagem temos um processo criando as CLR’s/MSIL assim como o .NET Native. Além disso, também podemos utilizar o VS para programar em conjunto com o Build Host.

APIs da Plataforma Principal

Acesse 100% das APIs do dispositivo.

conceitos_apinativa

Além das APIs do .NET, os desenvolvedores compilam experiências específicas da plataforma com acesso direto a 100% das APIs principais nativas para cada plataforma, tudo em C#. Usando 100% das APIs de plataformas, não há limites.

Por hoje é só, acredito que estes detalhes são importantes para podermos iniciar a nossa jornada na criação de APPs iOS. Em breve, abordarei a estrutura de um projeto, os templates existentes, etc…

xstudio_ios

Missão cumprida!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Desenvolvedor, Testador e Agilista. Apaixonado e Entusiasta em novos conceitos e tecnologias voltadas para a plataforma Web & Mobile. Xamarin, C#, Testes, MongoDB, NodeJS, DevOps, Azure e TypeScript.

Wanderson Aldo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.