A missão de hoje é abordar superficialmente alguns conceitos para iniciar a jornada no desenvolvimento Xamarin iOS. Vamos lá:
O que é?
Anything you can do in Objective-C, Swift, or Java can be done in C# with Xamarin using Visual Studio.
Traduzindo, crie APPs nativo para iOS utilizando C# de forma semelhante ao utilizando nas IDEs padrões de desenvolvimento.
Isso significa que a plataforma Xamarin não possui apenas a capacidade de criar uma única UI com o Forms e essa ser compartilhada de forma nativa com as plataformas.
Pré-Requisitos
Isto é tudo o que precisamos:
Pronto! Com o Ambiente configurado e a IDE escolhida você já está pronto para desenvolver.
A Arquitetura
Veja agora a perspectiva sob a Arquitetura.
Baseadas no Mono Project (open-source), conte agora com o C# 6.0 (ou outras linguagens do .NET), o .NET FW 4.5 e as Mobile Class Library Runtime (CLR).
Note a camada acima do iOS que permite que o código em C# comunique com o SO e utilize todos os recursos do iOS.
Desempenho nativo, APPs compilados nativamente.
Sem prejudicar o desempenho. Os APPs são compilados em código nativo, aproveitando a aceleração específica da plataforma de hardware para o desempenho ideal em cada dispositivo (maior velocidade e menor consumo de memória).
No Xamarin.iOS a compilação utiliza a tecnologia Ahead-of-Time permitindo “Links” entre C# e iOS sejam feitos mais rápida além de criarmos “Bindings” de qualquer biblioteca já utilizada antes nos projetos iOS.
Nesta imagem temos um processo criando as CLR’s/MSIL assim como o .NET Native. Além disso, também podemos utilizar o VS para programar em conjunto com o Build Host.
APIs da Plataforma Principal
Acesse 100% das APIs do dispositivo.
Além das APIs do .NET, os desenvolvedores compilam experiências específicas da plataforma com acesso direto a 100% das APIs principais nativas para cada plataforma, tudo em C#. Usando 100% das APIs de plataformas, não há limites.
Por hoje é só, acredito que estes detalhes são importantes para podermos iniciar a nossa jornada na criação de APPs iOS. Em breve, abordarei a estrutura de um projeto, os templates existentes, etc…
Missão cumprida!
You must be logged in to post a comment.