TecnologiaCloud ComputingUm sistema de automação residencial na nuvem

Um sistema de automação residencial na nuvem

-

Publicidade

A computação em nuvem vem ganhando forças. Gigantes da tecnologia estão investindo pesado na oferta de novos produtos e serviços utilizando a tecnologia “cloud computing”. A Apple está lançando o iCloud, para armazenar qualquer tipo de arquivo e documentos na nuvem. A Microsoft disponibiliza a nova versão do Office como um serviço online. A SAP desenvolveu seu novo ERP totalmente baseado em SaaS (Software as a Service). Só para citar apenas três exemplos. É fato que cloud computing é um tendência forte no mundo dos negócios e tecnologia.

Não vai demorar para que velhos modelos de negócios sejam recriados e adaptados para a serem disponibilizados como serviços, fazendo uso da computação em nuvem. Isso traz uma série de oportunidades novas, e uma das áreas que pode ser bastante beneficiada como esta tendência é o setor de automação residencial.

Um sistema de automação residencial é, normalmente, constituído por uma central e diversos módulos atuadores. Esses módulos são o que executam tarefas como, por exemplo, ligar uma lâmpada, controlar uma persiana ou então o ar condicionado. Já na central é onde ficam armazenadas todas as configurações da casa, incluindo cenários e agendamentos.

Um dos maiores problemas do setor de automação residencial que o impede de deslanchar é o alto custo total de aquisição (ou TCO, total cost of ownership). As centrais de automação costumam ser bastante caras, assim como a instalação e manutenção do sistema como um todo. Além disso, a implementação de novas funcionalidades depende da disponibilidade de profissionais aptos para atualizar os sistemas instalados.

Com a tecnologia que temos disponível hoje, é perfeitamente possível centralizar toda a lógica de um sistema de automação residencial na nuvem. Ao fazer isso, a central poderia passar a ter apenas o papel de se comunicar com o sistema. Como este sistema estaria na nuvem, e o mesmo sistema seria utilizado por todas as instalações, bastaria uma atualização no sistema online para que todas as instalações estivessem também atualizadas, em tempo real. Isso já acontece em qualquer sistema disponibilizado como SaaS, incluindo os citados no início deste artigo. Mas no caso de um sistema de automação residencial, que envolve segurança também, isso é especialmente importante.

Se cada lâmpada, tomada, sensor e trancas estiverem sendo controladas pela central, inúmeras configurações podem ser programadas no sistema, remotamente. Pode-se configurar o sistema para enviar um email caso o alarme tenha sido ativado; Ou então fazer com que a casa ligue as luzes e o ar condicionado quando perceber que o dono está chegando (baseado na localização do iPhone e no horário que ele normalmente chega); Ou ainda que a casa acorde o dono automaticamente, acendendo as luzes, abrindo as persianas e ligando a televisão ou o som, baseado nos compromissos cadastrados no Outlook.

Executar essas tarefas, com a tecnologia de automação residencial atual, é uma tarefa complexa e cara. Mas não para um sistema de automação residencial baseado em cloud computing. E uma vez que a central se tornaria muito mais simples em matéria de hardware, e o mesmo sistema seria utilizado por todos as instalações, o custo total cairia consideravelmente. Além disso, o sistema poderia ser disponibilizado como serviço, e não como produto, como é vendido atualmente. Só isso já traria benefícios tanto para o consumidor, que não precisaria arcar com um alto custo inicial, quanto para o fornecedor, que garantiria a receita através de assinaturas, que podem ser mensais.

Matheus Zeuchhttp://matheuszeuch.com
Formado em Sistemas de Informação pela Ulbra e Técnico em Informática pela Univates, Matheus Zeuch é consultor na SAP, onde atende onsite algumas das maiores empresas da América Latina.Entusiasta do empreendedorismo, escreve artigos sobre administração de pequenas empresas e o perfil empreendedor em seu blog matheuszeuch.com. Como empreendedor, já fundou e administrou três empresas.Em seu tempo livre costuma saltar de paraquedas e surfar. Quando o clima não colabora, escreve sobre suas paixões no pqdbr.com e surfeio.com.br.Blog: http://matheuszeuch.com Twitter: @matheuszeuch

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you