Livros

Ξ Leave a comment

Trabalho do CGI.br no combate ao spam é documentado em livro

posted by Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

Figura - Trabalho do CGI.br no combate ao spam é documentado em livroA publicação faz parte da série Cadernos CGI.br e e foi organizada por Henrique Faulhaber, Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen

Interessados na história da Internet no Brasil agora possuem um importante insumo de como o País deixou o posto de “Rei do Spam” e serviu de exemplo internacional de articulação entre os setores para a solução de um problema de abuso da infraestrutura de Internet. Disponível para download no sítio do CGI.br, o livro Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apresenta o trabalho que resultou na efetiva retirada do Brasil do topo das listas de países que mais enviam spam no mundo.

A publicação faz parte da série Cadernos CGI.br e foi organizada por Henrique Faulhaber, conselheiro do Comitê Gestor, e por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, ambos do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A primeira parte do livro traz um breve histórico das ações que levaram à implementação do programa de gerência da porta 25: como o problema foi identificado, as principais abordagens para a solução e o processo de bloqueio da porta 25.

A segunda parte reúne testemunhos dos principais atores envolvidos no trabalho que, além dos organizadores do livro, incluem: Demi Getschko, Carlos A. Afonso, Marcelo Bechara, Eduardo Parajo, Rubens Kühl, Eduardo Levy, Danilo Doneda, Jaime Wagner e Marcelo Fernandes. Os depoimentos foram coletados a partir de entrevistas realizadas por Marília de Aguiar Monteiro e Carlos Affonso Pereira de Souza, ambos do Instituto de Tecnologia de Software do Rio de Janeiro – ITS/RJ.

No prefácio do livro, Henrique Faulhaber, que coordenou a Comissão de Trabalho Antispam (CT-spam), destaca que a publicação vai além de uma tentativa de documentar as atividades desempenhadas pelo CGI.br para o combate ao spam. “O relatório vem da necessidade de explicitar muito mais a concepção de uma das principais atribuições do CGI.br: a coordenação multissetorial de atores para política de Internet nacional”, escreve.

A perspectiva técnica é lembrada por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, que integraram o CT-spam. “Chegamos num ponto em que o mundo inteiro estava reagindo, bloqueando os endereços IP do Brasil”, explica Cristine sobre a dimensão do problema. “Uma das nossas principais motivações era melhorar a imagem do país lá fora e também tratar uma questão de segurança, pois spammers do exterior estavam abusando da rede brasileira”, completa Klaus.

[Crédito da Imagem: Combate ao Spam – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Mais sobre a empresa

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes