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A tendência do autoatendimento

posted by Cezar Taurion

Figura - A tendência do autoatendimentoEstamos cada vez mais acostumados ao serviços de autoatendimento. Podemos nós mesmos fazer transações financeiras sem ir ao banco, seja nos ATM, na web ou via um app no nosso smartphone. Também nós mesmos compramos e fazemos check-in de nossos voos. Compramos ingressos para o cinema sem sair de casa. Mas quando os mundos físicos e virtuais se encontram, temos problemas. Ao comprar um produto físico em uma loja virtual, ele precisa ser entregue e eventualmente devolvido. Aí aparecem os problemas de inflexibilidades e acaba o processo de autoatendimento. Temos que esperar a encomenda em casa, desperdiçando nosso escasso tempo. Ou temos que entrar em uma fila para devolver a encomenda. Por que não este processo também ser efetuado na modalidade de autoatendimento?

Esta é a proposta dos terminais inteligentes ThinPost (www.thinpost.com.br). Permitir que o usuário pegue e devolva sua encomenda ele mesmo, sem necessidade de entrar em filas ou perder tempo esperando pelos inevitáveis atrasos nas entregas. Com processo de autoatendimento para recebimento e devolução os clientes passam a ter controle de seu dia, não tendo mais que ceder parte dele para esta tarefa desagradável.

Os terminais ThinPost levam o conceito do autoatendimento do mundo virtual ao mundo físico. Com a facilidade de se ir a um ATM e retirar numerário, vamos a um terminal inteligente ThinPost e pegamos nossa encomenda. Simples. Ao comprar online escolhemos qual o terminal mais adequado (no shopping que vamos sempre almoçar? No posto de gasolina? Na estação de metrô que pegamos diariamente?) e quando a encomenda chega, recebemos um aviso via SMS. Aí basta aproveitar aquela passada no local escolhido e pegar nossa encomenda. Na hora que eu quero. E a devolução pode ser do mesmo jeito. Fácil, sem burocracia e sem filas.

Os terminais inteligentes de autoatendimento da ThinPost podem permitir que sua empresa tenha uma logística mais eficiente e menos custosa e propicia uma experiência bem positiva aos clientes, pois eles passam a usar o modelo de autoatendimento do começo ao fim do processo de compra, recebimento e até a devolução.

Para o varejo, por exemplo, o conceito de omni-channel, com os terminais inteligentes ThinPost de autoatendimento, passa a ser completo. Posso comprar em qualquer lugar, seja loja física ou virtual, e pegar ou devolver a encomenda em qualquer lugar, sem passar por nenhuma fila. Chego à loja física onde quero devolver, procuro o terminal e coloco a encomenda, eu mesmo. Ou procuro o terminal em qualquer lugar que a rede varejista disponibilize, mesmo que ela não tenha uma loja na região. Fácil. omnicanal de verdade.

[Crédito da Imagem: Autoatendimento – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Cezar Taurion é head de Digital Transformation da Kick Ventures e autor de nove livros sobre Transformação Digital, Inovação, Open Source, Cloud Computing e Big Data.

Cezar Taurion

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