Gerência de Projetos

Ξ 4 comentários

Requisitos quando não são elucidados durante o projeto

publicado por Ruggero Ruggieri

Requisitos quando não são elucidados durante o projetoConceito

Segundo definições do dicionário AURÉLIO, REQUISITOS (1): Na abordagem clássica de engenharia, conjuntos de requisitos são tipicamente utilizados como informações fundamentais para a fase de projeto de um produto ou serviço, especificando as propriedades e funções necessárias (ou desejáveis) a serem consideradas no desenvolvimento do projeto em questão ou REQUISITOS (2): O conceito de requisito é também utilizado formalmente na ciência de computação, engenharia de software e engenharia de sistemas, referindo-se à definição de uma característica, atributo, habilidade ou qualidade que um sistema (ou qualquer um de seus módulos e sub-rotinas) deve necessariamente prover para ser útil a seus usuários.

As definições de requisitos são essenciais para o desenvolvimento de um projeto em questão. Todo projeto na sua fase inicial necessita destes levantamentos de requisitos.

Já a palavra ELUCIDADOS segundo o dicionário AURÉLIO, significa tomar claro, Explicar, Fazer Conhecer ou Esclarecer.

Na definição da palavra “Requisitos Elucidados” seriam informações esclarecidas e fundamentais na fase inicial de um projeto.

PROBLEMA

O que acontece quando estamos no desenvolvimento de um projeto e um dos requisitos não são elucidados ou estão desconhecidos para a Equipe de Projeto. Dependendo da dimensão destes requisitos, o valor desta falha pode ser imensurável.

Segundo relatório da Standish Group, os Estados Unidos gastam mais de US $ 250 bilhões por ano no desenvolvimento de aplicações de TI para 175 mil projetos. O custo médio de um projeto de desenvolvimento para uma grande empresa é 2.322 mil dólares , uma empresa de médio porte 1.331 mil dólares , e para uma empresa de porte $ 434.000 . Dentro destas infinidades de projetos de desenvolvimento de software um desses projetos irão falhar. A pesquisa do Standish Group mostra um escalonamento conforme distribuição de percentual, sendo: 31,1 % dos projetos irão ser cancelados antes mesmo de começar. Outros resultados indicam 52,7 % dos projetos irão custar 189% acima das suas estimativas originais.

Outros dados do relatório da Standish Group (2011), indicam os mesmos problemas com relação ao percentual de distribuição no desenvolvimento de software nos Estados Unidos.

Tabela 1 - Percentual de Distribuição de Projetos de desenvolvimento nos EUA.

Tabela 1 – Percentual de Distribuição de Projetos de desenvolvimento nos EUA.

PRINCIPAIS CAUSAS DO SUCESSO E FALHAS

O aspecto mais importante da pesquisa foi descobrir os motivos na qual os projetos falham, quais motivos que levam uma empresa a abandonar um projeto, ou mesmo a retomar um projeto mas com outras expectativas ou até ser radical no caso o cancelamento de um projeto. Para elaboração do relatório, o Standish Group realizou em 2011 algumas entrevistas entre os gerentes de TI e executivos da área para obter as opiniões sobre os motivos dos projetos serem bem sucedidos. As principais razões de Fatores de Sucesso e os % das respostas:

Tabela 2 - Percentual de Sucesso

Tabela 2 – Percentual de Sucesso

Os participantes da pesquisa também foram questionados sobre os insucessos e os seus principais fatores:

Tabela 3 - Percentual de Falhas

Tabela 3 – Percentual de Falhas

Segundo o levantamento, um outro dado importante da pesquisa foi com relação ao outro achado importante da pesquisa, que seriam o porcentagem de gerentes executivos acreditarem que existam mais falhas de projetos no momento atual do que há cinco anos e há dez anos a traz. Isso apesar do fato de que a tecnologia de hoje teve um emadurecimento com relação aos anos anteriores. O que no pensamento atual seria o inverso, isso por causa da evolução dos softwares de desenvolvimento, de fato isso não ocorreu, o percentual de falhas aumentaram.

Tabela 4 - Percentual de Evolução nos Anos

Tabela 4 – Percentual de Evolução nos Anos

CONCLUSÃO

Analisando o relatório de estudo, podemos concluir que para fornecer uma solução real para um problema tão assustador como taxas de insucesso do projeto. O alvo principal seriam as falhas nos requisitos que não foram elucidados ou não apontados no desenvolvimento do software. Precisamos examinar por que os projetos falham e as causas destes requisitos . Assim como a principal falha deve ser investigado , estudado, relatado e compartilhado. Porque ele é o produto de “um potencial de sucesso “ ou de um “fracasso”.

Pesquisa da Standish Group também indica que os requisitos não especificados ou elucidados tendem ao fracasso.

Para uma melhor segurança no desenvolvimento de software, um outro fator seria o envolvimento do usuário nas especificações. O área de TI precisa criar no seu desenvolvimento pequenas entregas para que o cliente faça a sua avaliação no decorrer do desenvolvimento. Em cada momento em que o software evolui na sua construção o usuário assume as dimensões e as suas complexidades. Os requisitos não elucidados que estavam obscuros passam a ser mais claros ou descobertos e a evolução de garantia de sucesso e confiança seguem num modelo de satisfação entre o cliente, empresa e Equipe de TI.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHAOS REPORT, http://www.projectsmart.co.uk/docs/chaos-report.pdf, acessado em 02/03/2014.
DICIONÁRIO AURÉLIO, http://www.dicionariodoaurelio.com/, acessado em 02/03/2014.

[Crédito da Imagem: Requisitos de Projetos – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Gerente de Projetos SR., atua há mais de 20 anos na área de TI no seguimento do Governo do Estado de São Paulo. Desenvolveu atividades de desenvolvimento de Software para empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de TI de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Saúde, Tributário e Terceiro Setor. Professor de Pós-Graduação na UNINOVE nos cursos de Qualidade, Gerencia de Configuração, Requisitos, Gerenciamento de Projetos e Processo de Desenvolvimento Ágil Formado na PUC de Campinas, Pós-Graduação em Administração Hospitalar (Univ.São Camilo), Gerenciamento de Projetos (UNICAMP), Projetos Estruturados (USP), Ciência, Tecnologia e Inovação (USP). MBA em Gestão de TI na FIAP e Programa de Desenvolvimento Gerencial com foco em liderança estratégica - FIA, atualmente aluno de MESTRADO da UNINOVE na área de Gestão do Conhecimento. Formado em COACH para SBC - Sociedade Brasileira de Coaching e Master COACH pelo escola RICCOACHING.

Ruggero Ruggieri

Comentários

4 Comments

  • Concordo plenamente com a pesquisa, principalmente no fator “pequenas entregas”‘ é visível a preguiça de alguns usuário com relação a validação e documentos.

    • Luciano, Obrigado pelo retorno!
      Infelizmente os nossos usuários tem “preguiça” na qual você comenta no site, isto corresponde muitas vezes um “medo” de não dar certo conforme ele vai especificando o que realmente ele quer. Com isso os suários vão deixando para nós esta função de assumir os caminhos do desenvolvimento. Quando você começa a fazer pequenas entregas o usuário vai tendo confiança nele mesmo e ao mesmo tempo ele enxerga de uma outra forma o projeto.

  • Muito bacana esse projeto. Mais uma vez o Sr. Ruggero sai na frente com sua ideias inovadoras. Parabéns.

    Ass. Dr. João Luciano

    • Dr. Luciano, Obrigado pela resposta.
      Hoje a elaboração dos requisitos é parte mais importante do desenvolvimento de um projeto nas empresas. Seria deixar claro para todas as partes o que vai acontecer durante o período de desenvolvimento.
      Abs
      Ruggero

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.