“Aqui não tem jeito de crescer, é uma empresa familiar”. Essa é principal justificativa dada por grande parte das pessoas quando não conseguem colocar em prática, suas ideias ou um plano de trabalho.
A má notícia para quem pensa assim é que, segundo John Davis, o mais respeitado conhecedor do tema, mais de 80% das empresas no mundo todo são familiares. Portanto, a chance de conseguir trabalho em uma empresa sem este perfil fica bastante restrita.
Mas afinal, o que é verdadeiro e o que é mito nessa afirmação?
O problema se origina na formação da empresa, quando raríssimas vezes, os fundadores seguem as recomendações de um bom planejamento equilibrando-o com o entusiasmo e a euforia da realização de um sonho: “o de ter seu próprio negócio”.
Para muitos, quanto mais os problemas surgem, maiores as chances de outras pessoas serem responsabilizadas, principalmente por não seguirem as orientações do dono.
É neste momento que um profissional preparado – técnica e psicologicamente – aproveita as oportunidades para fazer a diferença e transforma em vantagens sua presença em uma empresa familiar
O caminho para quem deseja desenvolver carreira em uma empresa familiar está na mudança de um comportamento menos passivo para um que exija mais exposição e até mesmo certos confrontos de ideias. Alia-se a isso, a chance de colocar em prática o perfil empreendedor preparando-se para sua formação como empresário, se assim desejar.
Confira, a seguir, algumas dicas do especialista sobre como não apenas sobreviver a este cenário, mas tirar proveito e ainda crescer na carreira!
- Assuma uma postura ativa – Mantendo o respeito à hierarquia, coloque suas ideias de maneira clara promovendo debates saudáveis.
- Faça o feedback reverso – Não espere ser chamado para saber como está seu desempenho, crie oportunidades, pergunte sobre sua atuação e como pode contribuir mais.
- Aumente o nível de engajamento – Ofereça participar de atividades e decisões que possam transmitir inovação e confiança.
- Implante uma metodologia – Apresente ideias, organização, planejamento, sugestões criativas e funcionais, sempre que possível para que sua participação seja respeitada e torne-se referência.
- Seja otimista – Mesmo nos momentos mais difíceis em que até os proprietários se mostrarem pessimistas, procure apresentar dados e informações que estimulem a reversão do quadro de desânimo.
[Crédito da Image: Frustração – ShutterStock]