Numa loja virtual mais de um terço dos clientes utilizam a busca para tentar encontrar os produtos.
Por isso é tão importante que esse mecanismo seja realmente funcional, os resultados poderão ser aumento das vendas, maior taxa de conversão, maior fidelização, fortalecimento da marca.
Algumas dessas dicas que podem nos auxiliar a alcançar esses resultados:
- Oferecer a caixa de busca sempre disponível em todas as áreas da loja, exceto no fechamento.
- Posicionar a caixa de busca preferencialmente no topo e na centro-esquerda. Essa normalmente é área mais quente das páginas e habitualmente conhecida.
- A caixa de busca deve ser fácil de ser localizada visualmente, ou seja, é importante se utilizar de figura gráficas (lupas, binóculos, etc) que remetam ao sentido de pesquisar.
- Procurar destacar a caixa de busca das demais da loja, evitando assim que o cliente se confunda na hora de pesquisar.
- Mostrar com um titulo auxiliar interno na caixa de busca uma mensagem de ajuda, por exemplo, “Procure por…”, “O que deseja localizar?”.
- Tenha certeza que o titulo auxiliar desapareça no momento de uma nova digitação.
- Permitir que a tecla “Enter” possa disparar o processo de busca quando pressionada dentro da caixa de busca.
- O tamanho da caixa de busca deve ser considerado a partir dos termos que serão mais comumente utilizados, para evitar que haja rolagem interna e desaparecimento de palavras.
- Oferecer pontos iniciais de busca, através de caixa de seleção auxiliares, que podem representar as principais seções da loja.
- Utilizar auto-completar na caixa de busca oferecendo termos conhecidos, isto irá facilitar e corrigir possíveis falhas de digitação, resultando numa maior assertividade.
- Criar um atalho para busca avançada. É importante manter uma busca avançada quando os produtos podem ser pesquisados por características ou especialidades únicas ou combinadas.