Neste artigo meu objetivo é demonstrar um approach sobre como a mentalidade enxuta pode trazer benefícios para as organizações de TI.
Como surgiu o nome o termo Lean?
Uma filosofia de gestão com foco em eliminar desperdícios e agregar valor. O termo surgiu em 1990 no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” de Womack, Jones e Roos. Um estudo sobre a indústria automobilística mundial realizada pelo MIT onde ficou evidente a vantagem do desempenho do Sistema Toyota de Produção.
Princípio 1: Agregar Valor
O primeiro princípio da mentalidade enxuta é definir o que agrega valor para o cliente, seja este cliente interno ou externo. O valor deve ser definido a partir do ponto de vista do Cliente, e não da percepção interna da organização sobre o que é mais ou menos importante para o cliente.
Princípio 2: Identificar o Fluxo de Valor
O segundo princípio significa identificar o Fluxo de Valor. Significa identificar dentro da organização de TI todos os processos e atividades que entregam valor ao cliente distinguindo-os dos demais processos.
- Grupo 1: Processos e Atividades que agregam valor
- Grupo 2: Processos e Atividades que não agregam valor mas são importantes
- Grupo 3: Processos que não agregam valor e não são importantes.
Princípio 3: Garantir o Fluxo Contínuo
O terceiro princípio consiste em garantir a fluidez dos processos e atividades que restaram eliminando os desperdícios. Garantir que os fluxos sejam contínuos, sem interrupções desnecessárias.
Princípio 4: Demanda Puxada
O quarto princípio é a demanda puxada. Na essência, demanda puxada significa inverter o fluxo produtivo executando serviços apenas quando solicitado pelo cliente e/ou pelo processo sub-sequente.
Um exemplo clássico são as fábricas que produzem vários itens de um determinado produto e depois geram uma série de promoções e descontos para poder escoar a produção.
Na demanda puxada, a fábrica só produz os itens que são solicitados, valorizando o produto sem gerar esforços desnecessários de produção.
Em organizações de TI, normalmente o usuário é quem puxa a demanda, porém, nem sempre são produzidos ou comprados apenas os ativos de TI necessários para atender esta demanda. Apesar desta realidade, algumas organizações de TI produzem funcionalidades, adquirem espaços em disco e licenças de software que não serão utilizados em um curto espaço de tempo.
Princípio 5: Busca pela Perfeição ( Melhoria Contínua )
O quinto princípio é a Busca pela Perfeição. Buscar a perfeição deveria ser um esporte de contato praticado de maneira incansável dentro das organizações. Como sabemos quem nem sempre isto ocorre, a sugestão é criar um sistema ou um modelo de gestão monitore os desperdícios e incentive a melhoria contínua dos processos.