Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como um carro pode ser grátis? Ter sem comprar!

publicado por Laecio Barreiros

Conclui a leitura de “ Free ( Grátis ) – O Futuro dos Preços ” , o mais novo livro do jornalista especializado em internet Chris Anderson, autor do best-seller “ A Cauda Longa – The Long Tail ” . O livro, que trata da evolução nos modelos de negócios e geração de receita na era digital é espetacular e polemico, “recomendo” … leitura obrigatória para Gestores e Empreendedores.

Alem de mostrar por que pagaremos cada vez menos no mundo virtual, detalha as estratégias de gigantes como Google, Youtube e Financial Times para oferecer produtos gratuitos e mesmo assim serem empresas bilionárias .

A seguir mostro um pequeno trecho sobre um modelo de negócios na área automotiva, vejam:

COMO UM CARRO PODE SER GRATIS ?

Da mesma forma que a Ryanair ( Cia área Irlandesa ) redefiniu o negocio de transporte aéreo para se concentrar menos em vender passagens e mais em vender viagens, a Better Place esta redefinindo a industria automotiva. Em uma era de altos preços de gasolina, as pessoas estão percebendo que um custo de um carro vai alem do preço de compra – ele também inclui os gastos de utilizá-lo, que podem chegar a a USD 3.000,00 anuais. Inspirada no negocio de telefone celular, a Better Place planeja dar o carro de graça enquanto vende as milhas por menos do que você pagaria por um carro tradicional. (*)

A Better Place consegue fazer isso porque seus carros são elétricos, e a eletricidade é mais barata que a gasolina. Se você assinar um contrato de três anos ( e morar onde o serviço é disponibilizado, atualmente planejado para Israel, Dinamarca, Austrália e a região da Baía de São Francisco), a Better Place lhe emprestará o carro de graça. Você carregara a bateria do carro em casa e no trabalho com carregador especial e em locais públicos aos quais o GPS incorporado ao carro o orientara. Se você estiver com pressa, será guiado a um dos postos no qual os atendentes trocarão as fontes de energia em menos tempo do que levariam para encher o tanque de gasolina.

Free – O Futuro dos Preços

Clique aqui e compre este livro no Submarino

A diferença atual entre os preços da gasolina e seu equivalente em eletricidade por milha em Israel, o primeiro mercado da Better Place, é cerca de USD 3,00 por galão. Em países com impostos elevados sobre a gasolina e muita energia renovável, como a maior parte da Europa, essa diferença pode chegar a USD 4,00. A Better Place utiliza a diferença para subsidiar os carros.

A empresa prevê 2 categorias de clientes: aqueles que compram o carro e recebem a bateria de graça e aqueles que recebem os 2 de graça. A Better Place quer que o primeiro grupo sinta que esta economizando, de modo que define seus preços por milha em nível inferior ao custo equivalente da gasolina. A empresa aposta que a gasolina ficara cara mais rapidamente que a eletricidade, já que a capacidade do petróleo é limitada, enquanto fontes renováveis de eletricidade não são. Se um motorista percorrer 10 mil milhas por ano a um custo de USD 0,15 por milha e a Better Place oferecer USD 0,12, quando a eletricidade de fato custar USD 0,02, a empresa ganha USD 0,10 por milha, Isso significa USD 1.000,00 em lucro anual bruto, que salda o custo da bateria ao longo do tempo ( as fontes de energia duram pelo menos uma década ). À medida que a diferença de preço entre gasolina e eletricidade for aumentando, a Better Place recuperará o custo das baterias rapidamente e ganhar mais dinheiro.

Para o segundo grupo de clientes, a Better Place cobrará mais por milha, até USD 0,50 ( USD 15.000,00 por ano ), o que é suficiente para compensar o custo do carro e da bateria. E os fatores econômicos melhorarão à medida que a gasolina focar mais cara em comparação com a eletricidade.

Os benefícios não econômicos são maiores: nenhuma emissão de gases de feito estufa do carro e menos dependência do petróleo estrangeiro. Isso qualifica a Better Place para subsídios públicos/corporativos que pagarão por grande parte da infra-estruturar publica para carregamento das baterias nos mercado em que a empresa pretende entrar. Ela se expandira para regiões nas quais os fatores econômicos fazem mais sentido.

(*) Obs.: Este modelo funciona se a gasolina ficar cara mais rapidamente do que a eletricidade.

Autor

Laecio Barreiros, 44 anos, 30 anos de carreira, Contador com MBA em Controladoria Financeira, atuou como Executivo de Finanças e Controladoria em empresas de renome como: GE Capital IT Solutions / IBM Brasil (Divisão Ivix Sistemas ) Zurich Seguros, Rhodes ( Grupo IVARS Italy ), Estanplaza Hotels, McDonalds, Manah (Bunge), Moore Brasil. Desde 2001 dirige a L&Barreiros Controladoria que desenvolve projetos de Gestão do Desempenho, Processos de Controladoria e Finanças com foco em Empresas de Pequeno e Médio Portes. Membro AMCHAM, Associado IBGC, escreve e colabora para as revistas: PEGN, Voce S/A, Exame PME, Meu Próprio Negocio, Estado SP, Folha SP, Portal IG, entre outras...

Laecio Barreiros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes