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Asterisk PBX IP: uma poderosa solução de telefonia

publicado por Claudio Eden

Figura - Asterisk PBX IP: uma poderosa solução de telefoniaAsterisk PABX IP é uma poderosa plataforma, open source, que permite a criação de uma central telefônica multiprotocolo com possibilidade de conectividade entre as redes de telefonia pública e as redes de telefonia VOIP, com alto poder de escalabilidade, podendo ser uma pequena central construída a partir de um simples computador ou mesmo uma grande central, com redundância de equipamentos trabalhando em paralelo com capacidade de suportar alto tráfego de ligações em ambientes críticos, como os utilizados em Contact Centers.

Porém, a melhor definição que podemos ter para Asterisk PBX IP, nós retiramos do site www.asterisk.org que é o repositório oficial desta poderosa ferramenta patrocinada pela DIGIUM. Lá podemos ler a seguinte definição:

Asterisk é um framework open source para a construção de aplicações de comunicações. Asterisk transforma um computador comum em um servidor de comunicações. Asterisk cria sistemas PBX IP, gateways VoIP, servidores de conferência e outras soluções personalizadas. Ele é usado por pequenas empresas, grandes empresas, call centers, operadoras e agências governamentais, em todo o mundo. Asterisk é livre e de código aberto. Asterisk é patrocinado pela Digium.

Segundo consta ainda neste mesmo site, existem nos dias atuais, mais de um milhão de sistemas de comunicação baseados em Asterisk em uso, em mais de 170 países.

Conhecendo um pouco mais sobre o Asterisk PBX IP.

Hoje em dia é fácil encontrar uma gama de interfaces gráficas para gerenciamento do Asterisk PBX IP, normalmente desenvolvidas para plataforma WEB, sendo algumas já bastante difundidas e utilizadas e que vieram justamente com o intuito de facilitar a vida dos usuários e administradores, evitando a obrigatoriedade de ser um expert em ambiente de linha de comando para poder gerenciar a plataforma.

Dentre as principais interfaces utilizadas podemos citar algumas mais conhecidas, como Elastix [http://www.elastix.org/] e FreePBX [https://www.freepbx.org] que podemos dizer sãos amplamente utilizadas mas sem deixar de citar que existem diversas outras, sendo que o ELASTIX tem tido bastante evidencia na comunidade nos dias atuais.

Porém também é fato que, mesmo exigindo um conhecimento avançado, de mais baixo nível, alguns administradores preferem trabalhar com a versão pura e limpa dessa plataforma, o que permite um maior controle do ambiente e, principalmente, um maior nível de segurança no cenário administrado.

Diga-se de passagem, o quesito segurança é algo crucial no cenário de telefonia IP, e exige um capítulo à parte e um tratamento focado para garantir, tanto a questão da continuidade do serviço, como também a questão de custos pois, um ambiente quando invadido, permite além do vazamento de informações valiosas sobre a empresa, o uso inadequado do sistema de telefonia, permitindo ao invasor, realizar ligações gerando custos as vezes, astronômicos para a empresa.

Porém, apesar desses cuidados, os benefícios obtidos com o uso dessa plataforma, são diversos e não há como ignorar. Dentre eles, podemos citar alguns: redução dos custos de implantação, redução de custos com licenciamentos, fácil procedimento para gravação dos áudios, construção de URA’s (unidade de resposta audível), uso de diversos protocolos que permitem a conectividade com todas as outras redes de telefonia e muitos outros.

Há diversas implementações, que são verdadeiros case de sucesso, seja como plataforma de telefonia ou para atendimento especializado em Contact Centers. Alguns desses casos de sucesso você pode encontrar no site da própria DIGIUM.

Há também registro de instituições que chegaram a remover de suas organizações, plataformas já implantadas e em funcionamento, de marcas consagradas no mercado internacional, para implementar uma solução baseada em Asterisk.

Pela facilidade de implementação em nuvem, com a convergência para este tipo de plataforma apresentada com essa modalidade de prestação de serviço, o Asterisk também se fortalece. Já temos no mercado nacional e mundial, empresas que fornecem serviços que permitem aos usuários possuir seu PABX virtual, com direito a URA e tudo o mais que o Asterisk oferece.

Há diversos motivos que explicam o vertiginoso crescimento dessa plataforma, mas tanto a questão do baixo custo para implementação em se comparando com grandes nomes do mercado, somado à possibilidade de atuação com VOIP de maneira bastante simplificada e também ao domínio que se tem sobre a plataforma e que permite não apenas um excelente gerenciamento do ambiente como também personalização para cenários específicos, são sem sombra de dúvidas bons motivos para que você e sua empresa comecem a olhar com bons olhos para esse mundo encantador da telefonia que pode ser vislumbrado com o poder do Asterisk PBX IP.

Esse é um post para ajudar no entendimento para àqueles que ainda não possuem familiaridade com essa poderosa ferramenta, ou para àqueles que apenas queriam uma definição rápida sobre o assunto.

No entanto, para todos os demais, os mais curiosos sobre o assunto, para os estudantes e também para os profissionais que lidam com Asterisk em seu dia a dia, fica o convite para que continuem suas pesquisas sobre o assunto e tragam sua colaboração, deixando seus comentários e suas dúvidas sobre assuntos ligados ao Asterisk PBX IP.

Autor

Consultor e Gestor de TI na EDEN Soluções em Tecnologia. Analista de Sistemas na ZPE CEARÁ - Zona de Processamento de Exportação do Ceará. Profissional da área de Tecnologia da Informação desde 1986, graduado em Gestão de TI e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. MBA em Gerenciamento de Projetos. Cursou especialização em Engenharia e Arquitetura de Software. Pós-graduando em Arquitetura e Projetos de Cloud Computing. Conhecimento dos padrões e melhores práticas de mercado para TIC aplicados ao Gerenciamento de Serviços de TI, com certificação ITIL e ISO 20.000. Adepto da ideologia do compartilhamento do conhecimento e ao segmento Código Livre desde 2000, desenvolveu um sistema para gerenciamento e acompanhamento de ligações para Contact Center, baseado em Asterisk e gerenciou a plataforma em Contact Center com grande volume de ligações. Sólidos conhecimentos em infra-estrutura de TIC e Service Desk com larga experiência em gerenciamento de equipes e contratos. Evangelizador da aderência aos princípios de Governança de TIC e da observância aos processos, como pilares na busca da melhoria contínua no segmento ITSM.

Claudio Eden

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