Carreira

Ξ 1 comentário

Áreas de atuação para um iniciante em TI

publicado por Marcelo Arthur Souza

Criando um bom ambiente de trabalhoNo meu primeiro post eu retratei sobre o panorama do mercado de TI no exterior e que não basta apenas uma formação simples vontade e coragem para ter sucesso fora do país ( nem diria tanto sucesso, mas sim conseguir se manter ).

Eu vou abrir uma série de posts dando um a visão geral sobre os diversos segmentos que podem ser seguidos para quem esta chegando no mercado de TI , os conceitos apresentados são opiniões de colegas destas áreas e uma parte de minha vivência por alguns setores que já trabalhei.

CALL CENTER _ Costuma ser a porta de entrada de muitos novatos e muitos colegas que hoje proliferam por outros cantos já passaram por este local, a característica principal é que é extremamente tranquilo conseguir uma colocação nesta área, geralmente ao novato é fornecido um treinamento básico onde são corrigidos problemas de postura, erros de pronúncia e utilização do sistema de atendimento , as exigências giram em torno de estar no 2 Grau e ter boa postura ( ser civilizado, simples assim !!! ).

O que é dito em geral que o operador ou analista fica em torno de um ano na área, caso se destaquem , viram supervisores, sendo supervisores caso tenha uma equipe que mostra bons números no que se refere a qualidade de atendimento, absenteísmo ( sua equipe não ter faltas ou atrasos ) o próximo passo e ser o coordenador que vai coordenar vários supervisores até chegar a um cargo de Diretoria.

Bem , quem leu meu primeiro post sabe minha dinâmica para apresentar um determinado assunto neste post.

Primeiro eu apresento o assunto de modo geral, depois o que se costuma pensar e por fim ( e talvez desagradável ) o que é na realidade , portanto não irei me furtar deste detalhe novamente.

Como dito de fato é fácil conseguir uma colocação nos diversos call centers que existe no país e a rotina de trabalho não e difícil , depois de um mês você já consegue trabalhar no mesmo ritmo que os demais colegas de trabalho..mas indo a realidade o setor sempre tem vagas devido a alta rotatividade de pessoa que atuam neste segmento.

Apesar de ser um trabalho fácil, o salário costuma ser no máximo de dois salários mínimos, a carga de trabalho é de 6 horas, com pausas de alguns minutos para ir ao banheiro , tomar um lanche e as pausas são controladas com extremo rigor, em geral o esquema de trabalho é 5×1, você vai trabalhar pelo menos um dia no fim de semana, feriado e qualquer outra data que imaginar , e a limitação de disponibilidade com o tempo acaba cansando , principalmente o pessoal mais jovem.

Falando a realidade sobre a carreira num call center, tinha dito que em geral um analista que se destacar em um ano pode ser promovido, a questão toda esbarra na palavra “ PODE” , eu posso dizer por experiência de ter trabalhado em suporte de provedor, a muitos anos atrás , que conto nos dedos de minha mão os colegas que entraram nesta área e que viraram supervisores e de todos estes que conheço apenas 1 ( isso mesmo 1 ) dos muitos que conheci é coordenador atualmente.

Porém todos tem que estarem cientes, que toda profissão esbarra num empecilho, o sucesso se chega as custas de muitos trabalho, trabalho requer sacrifícios, todos pagam sua devida cota e você não será uma exceção .

Como entrar : Não é necessário experiência ou algum conhecimento específico para entrar na área, porém caso queira se preparar para uma oportunidade uma dica é que muitos sindicatos ligado ao call center oferecem cursos a preços baixos e conforme seu rendimento você pode ser indicado a uma vaga

Dica : O que mais ira contar num processo que for participar para este área é seu comportamento.

Se for fazer uma entrevista, coloque a roupa que colocaria para encontrar com a mulher ou homem da sua vida, durante a seleção se comporte como se fosse um convidado almoçando pela primeira vez na casa da família do pretendente , ou seja sorria, seja educado e comedido, tenha atenção com todos do mesmo modo que teria com o pai do pretendente relatando suas habilidades em pesca num pesque pague, mesmo se você nunca viu um anzol na vida, lembre-se você tem apenas uma chance para poder impressionar …. numa seleção é a mesma coisa.

Boa Sorte

Autor

Analista de Redes , CCNA R&$ , MCP, formado em Ciências da Computação na Faculdades Associadas de São Paulo

Marcelo Arthur Souza

Comentários

1 Comment

  • e mesmo assim ainda nos deparamos com um monte de gente desocupada, que nem para isso tem iniciativa..

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes