O ambiente econômico social na história humana nunca passou por um processo de mudança tão acelerado como o que estamos vivenciando neste momento. A velocidade é tamanha que em questão de dias o panorama mundial muda totalmente.
A turbulência é intensa e neste contexto a Tecnologia da Informação (TI) alcançou significância estratégica sendo intensamente utilizada no ambiente de negócio além de participar de toda a cadeia de atividades do desenvolvimento humano atualmente.
Portanto, as mudanças constantes no ambiente sócio-econômico, a globalização, a velocidade crescente na geração e na obsolescência da inovação, o uso intensivo da Internet, a disseminação generalizada da comunicação móvel, a facilidade e rapidez com que as informações são colocadas a disposição; a TI incorporada à estratégia escolhida pela empresa, torna-se uma ferramenta
poderosa na busca de competitividade.
A questão é: como TI tem sido e é utilizada para aumentar a competitividade das organizações?
Para responder esta questão vou tomar emprestados quatros conceitos do modelo desenvolvido pelo Professor Peter Weill do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para análise dos objetivos de investimento TI, segue:
1- TI Transacional – Um dos objetivos na utilização da TI é reduzir
o custo e risco de operação do negócio, Os sistemas que suportam a folha de pagamento e informações trabalhistas, o controle de horas trabalhadas, as informações de recursos humanos, o controle de acesso a empresa, o sistemas de compras, contabilidade fiscal e financeira, sistema de suporte a distribuição e de suporte produção, entre outros são bons exemplos de TI transacional.
2- TI Informacional – TI disponibiliza informação de maneira rápida e abrangente suportando processos de decisão com a melhor qualidade de informação e de maneira mais rápida.
Um exemplo de TI informacional são os sistemas que fornecem informações instantâneas durante o processo produtivo suportando tomada de decisão para solução de problemas e o monitoramento dos “key indicators” da operação produtiva, seja ela fabril ou outra modalidade de indústria incluindo serviços.
Outro exemplo são os sistemas de inteligência de negócio (Business Intelligence BI) que fornecem as informações estrategicas
diversas, tais como participação de mercado (market share) por exemplo.
3- TI Estratégico – TI ajudando a criar vantagem competitiva e inovação. Uso da TI para criar valor agregado, facilitar comunicação, aumentar vendas, posicionar a marca, implantar mudanças estratégicas e culturais.
Nesta área podemos mencionar os sites de relacionamento com clientes e colaboradores internos a organização quem ajudam o “brand” a aumentar o seu valor de mercado.
Na área de aumento de vendas, TI está presente em programas que suportam o pessoal de campo no atendimento direto aos cliente da organização aumentando vendas e atendendo clientes com melhor disponibilidade de informações criando simultaneamente melhor condição para o gerenciamento de estoques seja de produtos ou de materia prima.
4- TI Infra-estrutura – Finalmente TI também suporta a integração/flexibilidade do negócio, reduz o seu próprio custo marginal, padroniza otimizando seu próprio custo.
Este objetivo talvez seja o que mais se aproxima da organização como um todo, pois afeta imensamente o seu dia a dia. Como exemplos temos as redes de comunicação de dados e voz que interligam a empresa totalmente. O acesso a Internet. O correio eletrônico e a comunicação instantânea “Chat”. Os servidores que processam (ou rodam como costumamos falar) os
sistemas da empresa. Desktops, notebooks, tablets/smartphone, etc.
Uma característica impar de TI é sua capacidade de reduzir seu custo pela atualização constante de si mesmo. A princípio parece estranho, mas um exemplo prático deste fato acontece corriqueiramente em TI pois muitas das novas tecnologias têm custo inferior a versão anterior.
O custo de desktops e notebooks vem caindo ao longo do tempo. O computador novo é sempre melhor sendo mais veloz, com mais memória e espaço para armazenamento de dados, melhor display e menor consumo de energia.
Conclusão: Entre os fatores que justificam tamanho aumento da competitividade no panorama global esta o aparecimento e velociade do desenvolvimento da tecnologia da informação com impacto visível inclusive em nossas vidas privadas.
Finalizo este texto um pouco longo me desculpem, pois o assunto TI é apaixonante para mim, espero que também o seja para os leitores. Agradeço a paciência destes que chegaram ate o fim do texto.