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A segunda onda de Automação de Marketing – Gerenciamento do Faturamento

publicado por Max Ribeiro

Sistemas de automação de marketing estão se tornando uma tendência dominante. A idéia de que se pode disparar mensagens por email sem um correto entendimento dos prospects e clientes, é uma coisa quase que já ultrapassada. Cada vez mais as mensagens devem ser customizadas e pertinentes.

O tipo de questionamento que está surgindo hoje em dia reflete o uso desse tipo de tecnologia, como por exemplo: saber que tipo de prospect se encontra no topo do funil e nos estágios iniciais de tomada de consciência e poder traduzir estas informações em quantos prospects se tornarão leads qualificados. Hoje é possível monitorar, mensurar e avaliar as taxas de conversão em cada uma das fases do ciclo de compra/vendas. A automação de marketing está se transformando também numa ferramenta de gerenciamento de performance do faturamento.

Isto é feito através de uma previsão de como os leads/prospects se comportam, em função do seu comportamento passado e taxas históricas de conversão.

Na fase anterior, sistemas de automação de marketing enfatisam mais técnicas de e-mail, landing pages, rastreamento de tráfego no website, entre outras coisas. Agora, nessa segunda fase, o gerenciamento de performance do faturamento vai em duas direções, na parte superior do funil ( o que acontece nas mídias sociais, mecanismos de busca e outras áreas de conscientização) e na parte inferior do funil (processo de vendas, CRM sobre leads qualificados).

Nessa linha de raciocínio, as empresas que já usam e dominam a automação de marketing, estão migrando para uma outra curva de aprendizagem, e estão começando a incorporar também o gerenciamento do faturamento.

Quando se define corretamente e se conhece todas as fases do processo de compra/venda no funil, é possivel rastrear os leads qualificados durante todo o processo, perceber suas características e o nível de interesse em cada fase, dando indicações da sua viabilidade traduzida em faturamento.

A automação de processos de marketing é um fator crítico de sucesso para as empresas, pois permite priorizar a atuação sobre os leads mais maduros e mais propensos a fazer negócio no curto prazo, bem como prever com maior exatidão o comportamento do faturamento.

O custo de utilização dessa tecnologia é extremamente acessível para PME’s. É o tipo de investimento que se paga em curto espaço de tempo.

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Autor

Administrador de Empresas - FEA/USP e MBA Marketing -FIA/FEA/USP. Atua no planejamento e atendimento de projetos de consultoria e coaching em marketing online para diversas empresas e na de prestação de serviços de geração, gerenciamento e conversão de leads, através da implantação de sistemas de automação de marketing. Diretor da 2GetMarketing: www.2getmarketing.com.br e-mail: max@2getmarketing.com.br

Max Ribeiro

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