Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Como lidar com haters na internet

publicado por Equipe da Redação

Figura - Como lidar com haters na internetInfluenciadores digitais são constantemente alvos de discurso de ódio de haters na internet

Ao mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco para discussões acaloradas e ofensas gratuitas. A sensação de proteção que a web proporciona faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem opiniões hostis. Assim surgem os chamados “haters”. A palavra “hater” significa “odiadores”, em tradução livre para o português. E, por mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Por conta da maior visibilidade, os influenciadores são os principais alvos das mensagens de ódio. Para ajudar nessa tarefa, a influu, ecossistema de influenciadores digitais, separou algumas dicas importantes para lidar com essa situação

  1. Silêncio é a melhor resposta
    Receber uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura. O objetivo do “hater” é justamente esse: provocar. Ao responder, o influenciador abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários apareçam. Com bom senso duvidoso, “haters” muitas vezes encaram suas atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a incomodar. Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas. O ideal é que o influenciador gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários positivos dos seguidores.
  2. Críticas construtivas
    “Haters” certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom que o influenciador busque compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa. Ao analisar os comentários negativos, o profissional pode aprender cada vez mais sobre seu público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e útil, vale a pena agradecer.
  3. Sem desânimo
    Ser influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil. Receber uma enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador para o influenciador e o pode fazer com que questione seu trabalho. É importante frisar que essa é uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo, geralmente, focam em pontos fracos/sensíveis das pessoas. Nesses momentos de “crise”, é recomendável que o profissional não foque tanto nesse ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento. Se for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos que não agregam ao canal. Em situações mais complicadas, que podem ser identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints antes de excluir o comentário como prova do ataque.

Sobre a influu

influu, ecossistema voltado para a monetização e profissionalização de influenciadores digitais, surgiu para suprir a demanda criada pela democratização da internet. A empresa conta com conteúdos de cunho educativo e realiza periodicamente eventos em todo o Brasil, a fim de gerar debate e networking para a nova categoria. Além de conectar influenciadores às marcas para suas campanhas de marketing.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes