Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Transição de WAN para SD-WAN

publicado por Equipe da Redação

Figura - Transição de WAN para SD-WANCom a transição das organizações para um modelo de negócios digital, há um impacto significativo em suas topologias de rede. A adoção de serviços na nuvem, a virtualização da rede tradicional e a força de trabalho cada vez mais móvel que acessa aplicativos na nuvem, resultaram em um aumento exponencial no número de dispositivos, usuários, banda larga, tráfego criptografado e aplicativos na nuvem em redes de área ampla (WANs) corporativas. As WAN tradicionais encontram obstáculos em seu uso porque dependem de uma infraestrutura estática inflexível devido à dependência de itens de hardware que precisam ser reconfigurados no caso de alguma nova mudança.

Ao contrário das arquiteturas WAN tradicionais, as novas redes de área ampla definidas por software (SD-WANs) podem distribuir o tráfego a vários locais de forma dinâmica, enquanto atendem automaticamente às políticas de aplicativos em constante mudança. As SD-WANs também são agnósticas em termos de transporte e operadora; isso quer dizer que o Multiprotocol Label Switching (MPLS) de alto custo pode ser substituído por conexões mais econômicas (por exemplo, internet e LTE), permitindo funções que economizam tempo e reduzem os custos, como a seleção do caminho inteligente.

Os cibercriminosos continuam seus ataques automatizados e sofisticados às redes das organizações, ameaçando a base de uma transformação WAN tão importante. Com o acesso direto à internet e o aumento de malware no tráfego criptografado, torna-se importante ter uma segurança de rede avançada, como o firewall da próxima geração, além de capacidades da SD-WAN.

Enquanto isso, os aplicativos e serviços essenciais para os negócios, como a telefonia IP, precisam operar de forma ininterrupta em ambientes de rede distribuídos. A conectividade sob demanda é essencial, principalmente para serviços sensíveis à latência, como voz e vídeo. Neste contexto, podemos comparar o surgimento da SD-WAN à popularização que a nuvem teve no mercado de TI há mais de uma década.

De acordo com o Network World, uma pesquisa realizada recentemente com profissionais de comunicação corporativa descobriu que 30% planejam migrar para SD-WAN nos próximos dois anos. O IDC informou que as vendas de SD-WAN movimentaram cerca de US$ 1,4 bilhão em 2017 e estima que esse valor quase dobre em 2018, chegando a US$ 2,6 bilhões.

Com a SD-WAN, a segurança e a inspeção de SSL são ESSENCIAIS

Assim como as redes definidas por software (SDN), uma mudança significativa na infraestrutura também causa grandes impactos na segurança. Embora a infraestrutura esteja passando por uma transformação radical, as ciberameaças também aumentam em termos de volume e sofisticação. Observamos um aumento significativo de ransomware, ataques mais avançados e aumento dos ataques de IPS por minuto.

Além dos vetores de ataque tradicionais, os cibercriminosos estão cada vez mais visando novos paradigmas de redes distribuídas. Por exemplo, o acesso direto à internet para uso de aplicativos SaaS, principalmente quando os dispositivos estão fora da rede, tornou a adoção de novas estratégias de segurança projetadas para a empresa distribuída uma medida fundamental. Isso ocorre porque as soluções de segurança tradicionais tendem a ser colocadas em um único local no perímetro. Mas como o perímetro deixou de ser claramente definido, a segurança precisa proteger as conexões de qualquer dispositivo em qualquer localidade e se adaptar automaticamente à infraestrutura sob demanda em constante mudança.

Ao mesmo tempo, o tráfego criptografado em toda a rede distribuída (~50% do tráfego total é criptografado, com os especialistas prevendo aumento até 80%) e malware direcionado ao tráfego SSL estão aumentando. Isso significa a necessidade urgente de inspeção de SSL em tempo real, sem diminuir o tráfego crítico aos negócios.

Inserindo a SD-WAN no fabric de segurança

As empresas precisam de flexibilidade para adaptar, de forma rápida e segura, seus escritórios distribuídos às necessidades dos negócios em constante mudança. Elas também precisam da capacidade de fornecer novos serviços sob demanda usando apenas uma plataforma, sem o custo e a complexidade de implementação e gerenciamento de dispositivos adicionais, conhecimentos que a maioria dos funcionários dos escritórios distribuídos simplesmente não tem. Infelizmente, a maioria das infraestruturas atuais de escritórios distribuídos usa hardware de CPE múltiplo e dedicado, complicando e elevando o custo da implementação rápida de serviços personalizados ou de um novo escritório online.

A SD-WAN está mudando radicalmente o cenário de redes, permitindo que as organizações adotem modelos de negócios digitais e gerenciem o crescente volume de dados e um número cada vez maior de dispositivos de usuários e IoT que são essenciais em sua estratégia de negócios. Porém, para fazer isso com segurança, eles precisam reavaliar radicalmente seu modelo de segurança tradicional. Uma infraestrutura de fabric de segurança com um rico conjunto de ferramentas de segurança bem integradas e um modelo aberto de interoperabilidade e colaboração permite que as organizações criem a rede necessária, sem comprometer a segurança.

Sobre a Fortinet

Fortinet (NASDAQ: FTNT) ajuda a proteger redes, dados e usuários de ameaças que estão em constantemente evolução. Como líder global em segurança de rede de alto desempenho, permitimos a empresas e governos consolidar e integrar tecnologias independentes sem sofrer quedas de desempenho. Diferentemente das alternativas caras, inflexíveis e de baixo rendimento, as soluções da Fortinet permitem aos clientes adotar novas tecnologias e oportunidades de negócios enquanto protegem sistemas essenciais e conteúdo. Saiba mais em www.fortinet.com. Siga Fortinet Blog,Google+Linkedin ou Twitter.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes