Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Ranking digital dos clubes brasileiros de dezembro/2017

publicado por IBOPE REPUCOM

Heptacampeonato impulsiona crescimento e Corinthians reassume a liderança da lista. O IBOPE Repucom destaca no ranking digital dos clubes brasileiros deste mês o desempenho dos atuais campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América, além dos clubes que ascenderam à Série A.

Com a diminuição no ritmo de crescimento do Flamengo e com um expressivo crescimento de seguidores após a conquista do campeonato brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista retomou a liderança do ranking digital de clubes. O clube paulista havia perdido a liderança no final de setembro, enquanto os rubro-negros disputavam a final da Copa do Brasil. Com a confirmação do heptacampeonato, o clube paulista somou mais de 316 mil novas inscrições e abriu vantagem de mais de 70 mil para o Flamengo.

Com a conquista da Copa Libertadores da América, o Grêmio registrou seu maior crescimento em volume de inscritos de 2017, somando 204 mil novos inscritos, o que representada 24% das 869 mil inscrições de 2017. Sua conta no Facebook foi a principal plataforma para os novos inscritos, e correspondeu a 38% das novas inscrições. Com isso, o clube gaúcho abre mais de 240 mil inscritos de vantagem para a Chapecoense, atual sétima colocada. A taxa de crescimento do clube gaúcho foi de 3,33% em comparação ao último levantamento, a maior entre os 20 maiores clubes em volume de inscritos.

Outro destaque do levantamento atual é o Botafogo. O clube carioca fechou recentemente um patrocínio com uma rede de franquias de propriedade de Felipe Neto, youtuber e digital influencer. Após o anúncio da parceria o Botafogo somou 82 mil novos inscritos, 86% acima de sua média mensal e seu maior crescimento em 2017. A evolução de novembro corresponde a 16% dos 525 mil inscritos que o time incorporou ao longo do ano. Com essa evolução, o Botafogo ganhou a 13ª posição do rival Fluminense e ficou a apenas 15 mil inscritos do Sport Recife, atual 12º colocado.

Outro movimento importante foi a chegada de Rogério Ceni ao Fortaleza. O time viu suas redes avançarem mais de 6% em relação ao último levantamento. A inclusão de mais de 55 mil novos inscritos foi maior, por exemplo, que o desempenho de clubes do top 15 como: Santos, Chapecoense, Cruzeiro, Atlético MG, Internacional, Sport e Fluminense. Esse desempenho fez o “Leão” ultrapassar seu rival regional Santa Cruz e assumir a 22ª posição.

O América Mineiro, campeão da Série B, registrou taxa de crescimento de 11,32%, a maior entre todos os clubes monitorados. Os mais de 23 mil novos inscritos fizeram o clube saltar quatro posições e figurar em 38º. Ceará e Paraná, outros dois clubes que conseguiram o acesso à Série A de 2018, também obtiveram resultados expressivos. O Ceará somou mais de 33 mil novos inscritos, seu melhor desempenho no ano, enquanto o Paraná obteve 19 mil novos inscritos, a segunda maior taxa de crescimento entre os clubes monitorados.

Veja abaixo o levantamento completo de dezembro de 2017:
Figura - Ranking digital dos clubes brasileiros de dezembro/2017

Autor

IBOPE REPUCOM Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

IBOPE REPUCOM

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes