Carreira

Ξ Deixe um comentário

Networking: Comece a construir seu agora!

publicado por Leandro Liez

Como muitos tem visto, minha experiência aqui no LinkedIn tem sido muito proveitosa. Conheci muita gente, fiz contatos muito interessantes, ajudei algumas pessoas e melhorei a minha visibilidade na rede. Tudo isso, no decorrer de dois anos. Criei meu próprio networking.

Claro que não construí a minha rede de contatos em uma semana ou um mês. Já se passou mais de um ano que dedico algumas horas do meu dia para essa ferramenta. É uma poderosa ferramenta. Já perdi a conta de quantas mensagens respondi e mandei nesse período, quantos posts comentei, quantos sugestões fiz e quantos compartilhamentos realizei.

Mas o que ganhei fazendo networking?

Primeiramente, não espere um milagre do LinkedIn. Ele não faz networking por você. Essa rede é só uma ferramenta para ajudar você a fazer isso. Para fazer networking de verdade nessa rede, você pode definir algumas estratégias:

Defina como fará as abordagens de novos contatos

Novos contatos são sempre bem vindos na sua rede. Mas fazer os contatos certos podem ser mais importantes. Quais empresas você se identifica? Quais empresas gostaria de trabalhar? Procure os contatos dessas empresas (o LinkedIn oferece vários filtros para achar essas conexões) e converse com ele sobre o ambiente de trabalho, como é a empresa e/ou como o seu perfil pode ajudar a empresa. Não é hora de pedir uma vaga ou uma chance. É entender o que a empresa precisa e o que você pode oferecer a ela. Além disso, peça a esse novo contato sugestões de outros nomes, dentro dessa empresa ou de outras com as mesmas características, que podem te ajudar.

Defina quais os contatos que você verá as publicações diariamente

Tem muita gente boa postando coisa diariamente por aqui. Estabeleça o hábito de ver as publicações dessas pessoas diariamente. Além de ter um conteúdo muito interessante, você pode interagir e conhecer novas pessoas, com novas ideias e fazer novos contatos.

Alguns exemplos de pessoas que postam artigos ou posts quase diariamente:

Fabiano Caxito, Reinaldo Del Dotore, Flavia Gamonar, Cezar Taurion, Carlos Oshiro e Matheus de Souza.

Se quiser ainda mais gente boa para seguir, procure a lista de Top Voices do Linkedin.

https://www.linkedin.com/pulse/top-voices-os-brasileiros-que-se-destacaram-linkedin-em-odri

Defina estratégias para comentários em posts

Pode parecer pouco, mas comentar posts pertinentes te dá muita visibilidade. Postar coisa nova também! Tem alguns perfis no LinkedIn que, quando comentam uma publicação ou quando interagem com você, oferece milhares de views, tanto no seu post, quanto no seu perfil. Utilize isso a seu favor! Pode parecer uma coisa estranha no começo, mas se tem gente comentando o mesmo que você, já é um elo para começar um relacionamento e fazer networking.

Poste artigos

Uma coisa muito interessante para fazer por aqui é postar artigos. Nesse momento, além da visibilidade que um artigo pode te dar – ainda mais se ele viralizar – pode te levar a conhecer novas pessoas que comentam os seus artigos, novas ideias, as vezes um xingamento e muitas vezes elogios! Comece escrevendo sobre tópicos que conheça bem e depois vá abrindo para outros tópicos. Não se assuste com as poucas visualizações dos artigos nas primeiras vezes. Isso é normal. Mas com persistência e tempo isso vai melhorando, gradativamente.

Finalizando…

São dicas simples, mas utilizá-las com uma frequência razoável te abrirá várias possibilidades por aqui. E não só por aqui, certo?

Autor

A minha experiência como executivo de TI mostrou-me que o foco do desenvolvimento das equipes não está nas qualidades técnicas, e sim nas qualidades individuais de cada um. Também sou apaixonado por novas tecnologias (como BlockChain, Machine Learning, IOT e Inteligência Artificial) e estou sempre pronto para aprender e ensinar coisas novas. O relacionamento com o cliente sempre fez parte do meu dia a dia: monitorando, gerenciando e controlando o escopo do produto/projeto e agregando valor as soluções apresentadas. Durante toda minha carreira, adquiri conhecimentos técnicos específicos, muito úteis para abordagens técnicas com a estrutura organizacional.

Leandro Liez

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes