Mobile

Ξ Deixe um comentário

10 dicas para o seu app ser um sucesso

publicado por Roberto Rodrigues

Figura - 10 dicas para o seu app ser um sucessoDesenvolver um aplicativo não é difícil. Se você aprender as linguagens de programação necessárias e souber usar as ferramentas corretas, certamente conseguirá fazer o seu app. No entanto, fazer um app de sucesso, desses com milhões de downloads, já é bem mais complicado.

Mas o que faz um app ser um sucesso? O principal item é: resolver verdadeiramente um problema do usuário. Mas sempre de forma simples, prática e funcional. Para que você consiga chegar a esse resultado, separamos 10 dicas fundamentais para você desenvolver o seu app de sucesso. Confira!

Invista na usabilidade para resolver problemas reais do usuário

Ter uma boa usabilidade significa investir e uma experiência do usuário inteligente junto com uma interface com um design simples e intuitivo. Quanto mais simples de usar for o seu app, mais chances ele tem de despertar a simpatia do usuário. Não inclua operações demoradas ou processos complicados: tudo precisa ser acessado com facilidade, usando apenas uma mão.

O design é o primeiro contato do usuário com o seu produto

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um app, o design mobile precisa ser pensado e desenvolvido com cuidado. Ele reúne aspectos como: identidade visual, arquitetura da informação, padrões de navegação, transições de tela e outros elementos que tornam a experiência do usuário mais agradável.

Invista em um visual moderno e arrojado, apostando em tendências como o contraste sutil entre as cores, flat design, tipografia balanceada, animações responsivas, fotos profissionais, entre outros.

O segredo é simplificar

Apps precisam quebrar etapas e tornar mais fácil atingir um objetivo. Aposte sempre em funcionalidades que podem torná-lo mais simples.  É melhor criar 10 apps com uma funcionalidade genial cada do que um único app que reúna 10 funções diferentes.

Coloque a escalabilidade em prática

A escalabilidade garante que a sua base de usuários possa crescer de modo exponencial. Ela é importante para fazer com que mais pessoas conheçam a sua solução. Adicione funções no seu app que ajudam nessa tarefa, como integração com redes sociais, login via Facebook, etc.

Aposte na gamificação

Seu app não precisa ser um jogo para aproveitar os benefícios que a gamificação pode trazer. Utilizar a mecânica dos jogos em uma solução melhora a experiência do usuário. Faça com que o usuário sinta-se sempre recompensado pelos seus atos e, com isso, deseje interagir ainda mais com o app.

Marketing Mobile: planeje a divulgação do seu projeto

Todo novo serviço ou produto precisa de um bom planejamento de Marketing para que mais usuários o conheçam. Utilize redes sociais, sites, vídeos, anúncios em outros apps. Incentive a avaliação dos usuários e atinja mais pessoas.

Documentação detalhada

Toda boa ideia precisa ser documentada para evitar cópias. Documente seu aplicativo desde o começo, registrando cada passo da sua evolução. Existem softwares e apps que podem ajudá-lo nesse processo. Wireframes e protótipos também irão ajudar.

Pratique o código limpo

Para que o desempenho do seu aplicativo seja excelente, é preciso programá-lo sem modificações extremas nas suas linhas. “Remendos” no meio do caminho pode resultar em bugs e lentidão. Para evitar problemas, siga as boas práticas na construção das linhas de programação do seu app.

Use as API’s avançadas a seu favor

Os API’s (Application Program Interface) são instruções ou kits de desenvolvimento que tornam possível a exploração de todos os recursos que o sistema oferece como acesso a gpu, geolocalização, network, etc. Utilize os recursos mais avançados e garanta a qualidade do seu aplicativo.

Aposte no Cloud Computing

Cada vez mais aplicações apostam na nuvem, principalmente pela alta capacidade de armazenamento e segurança de dados. Você previne qualquer tipo de invasão e ainda evita lentidão ou perda de dados.

Autor

Roberto Rodrigues, CEO da Quaddro – centro de treinamento focado no universo mobile, sendo seus carros-chefe cursos de desenvolvimento de aplicativos em sistemas iOS e Android.

Roberto Rodrigues

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes