Independente de você estar apenas começando no universo de blogueiros ou já ser experiente e apenas querer melhorar seu processo, existe uma série de boas práticas que você deve levar em consideração. Seguir as dicas abaixo deve ajudar seu site a aumentar o tráfego e a se estabelecer como referência nos assuntos que aborda.
Quando os primeiros blogueiros começaram a aparecer, criar conteúdo era tão simples quanto apenas escrever um texto e colocá-lo na internet. Porém, hoje em dia a criação de conteúdo e gestão de um site envolve planejamento, estratégia bem definida, conhecimento de ferramentas de marketing e muito mais.
Seja você é novo no mercado ou não, já deve saber que uma excelente execução é baseada em uma estratégia sólida, e que toda estratégia é criada com objetivos específicos em mente. Antes de começar seu blog, pare e defina de maneira clara o que você está tentando atingir, quais são seus objetivos. Talvez você tenha interesse em aumentar o seu tráfego, talvez queira ser a referência em um assunto super específico ou queira simplesmente fechar algumas parcerias. Não importa qual o seu objetivo, reflita sobre ele e inclusive anote em um papel. As melhores estratégias são criadas com base em objetivos claros.
Após ter seus objetivos claramente definidos é hora de começar o planejamento para garantir de atingi-los. Pense com base em ações práticas e imagine o que deve ser feito para atingí-lo. Se seu objetivo é gerar mais volume para o seu site com certeza você terá que conhecer um pouco sobre estratégias de SEO e criar seus conteúdos com base nelas, além disso, terá que dominar ferramentas como o marketing por e-mail para estar constantemente interagindo com sua base de usuários. Por outro lado, se seu objetivo for o de ser relevante em um nicho, talvez seu grande desafio seja o de definir as pautas que irá trabalhar e criar conteúdos relevantes que demandam muita pesquisa. Nesse contexto, criar uma planilha e ir salvando os tópicos que vierem a cabeça é sem dúvidas algo importante e que vai facilitar o seu trabalho.
Por outro lado, se o seu foco for fechar parcerias e talvez ganhar algum dinheiro com isso a sua estratégia deve ser muito focada em visibilidade e na seleção de bons segmentos de atuação.
Após ter definir seu calendário editorial, as pautas que irá trabalhar e ter estudado rapidamente os canais que irá utilizar para promover o seu conteúdo, você deve começar a focar em escrever e gerar conteúdo. Dependendo do seu segmento isso pode consumir uma quantidade diferente de tempo com pesquisa. Na maioria dos conteúdos que você criar faz sentido você incluir fontes, estatísticas e figuras que irão enriquecer a história que você quer contar. Você deve dedicar tempo suficiente para pensar nos seus conteúdo, estudar a melhor forma de estruturá-los e escrevê-los. Não subestime o esforço que será necessário para criar conteúdo. Bom conteúdo é trabalhoso e consome muito tempo.
Para extrair o máximo de valor possível dos conteúdos que você gerou é importante que você sempre siga as melhores práticas de SEO. No geral são dicas simples, mas que no longo prazo vão ser extremamente importantes para que a sua estratégia funcione.
Se você é um programador e conhece sobre HTML provavelmente não terá problemas para ler os conteúdos elaborados pelo Google e seguir as boas práticas, por outro lado, se você é apenas uma pessoa com familiaridade na geração de conteúdo é importante que você conte com ferramentas como o plugin Yoast the WordPress que possui uma interface bastante amigável e é extremamente útil para fazer as configurações mínimas do seu blog.
Se procurar por boas práticas vai encontrar que o título deve possuir menos de 60 caracteres, o meta description menos de 140, que as suas imagens devem possuir uma alt-tag, que página deveria possuir um H1e uma infiidade de outras dicas simples.
Com seu conteúdo pronto é importante dar uma última revisada e garantir que não existe nenhum erro ou detalhe pendente. Quando tudo estiver perfeito, publique!
Agora que seu conteúdo está na web, a sua jornada está apenas começando. Bons conteúdos não servem de nada se ninguém os lê. Existe uma infinidade de blogs que geram conteúdo de altíssima qualidade, mas falham em o promover e acabam com seus conteúdos sem leitores.
Tenha certeza de utilizar a estratégia correta de SEO, utilizar os canais aos quais você tiver acesso como os de mídias sociais (facebook linkedin, youtube e outros) e em alguns casos específicos avalie se faz sentido investir em canais pagos para gerar mais visibilidade.
Conforme algumas pessoas forem se interessando pelo seu conteúdo é importante que você garante delas estarem frequentemente voltando ao seu site, afinal de contas, nada melhor que usuários fiéis, aqueles que sempre voltam para ler o seu conteúdo e que irão compartilhar e recomendar o seu site.
Para isso, elabore uma estratégia de como estar constantemente falando com esses usuários. Utilize plataformas de e-mail marketing para enviar novidades e também mantê-los atualizados com os últimos conteúdos que foram criados. Segmente e envie para eles apenas os conteúdos que forem relevantes.
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