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Wi-Fi está transformando a experiência de compra do cliente no setor varejista

publicado por Fabio dos Anjos

Varejistas não estão mais apenas competindo em preço. Eles sabem que é a experiência na loja que traz os clientes de volta. A transformação digital está fornecendo novas maneiras para os varejistas construírem fidelidade como cliente e aumentar o ticket médio.

Varejistas eficazes são aqueles que entendem que a experiência do cliente é o que os diferencia de seus concorrentes, e usam essa tecnologia para apoiar essa experiência. Veja como a rede Wireless pode ajudar o varejo e entregar valore transformar a experiência do cliente dentro da loja:

Guest Wi-Fi

O consumidor de hoje é um consumidor conectado, 84% dos consumidores nascidos entre 1980 até 1996, também conhecidos como “Millennials”, usam seus smartphones para a assistência enquanto estão em uma loja. Eles querem ser capazes de acessar avaliações de produtos, pesquisar ideias de presente para a família ou usar a mídia social solicitando sugestões de amigos. Os varejistas que têm um Wi-Fi livre para visitantes ou como parte da experiência do cliente são os varejistas que irão atrair mais compradores.

Existem ferramentas que criam de maneira fácil portais cativos em menos de dez minutos. Possibilitando adicionar imagens e ofertas aos clientes, tais como especiais do dia e autenticação via SMS. Portanto, não só você pode oferecer aos clientes o Wi-Fi que eles exigem, mas pode usar o processo de sign-on como um ponto de contato para a experiência na loja.

Seja Omni-Channel

Essa é uma das grandes tendências no mercado de varejo. Agora não há mais diferenças entre lojas físicas ou lojas online. O cliente conhece o produto na Internet e compra na loja física, ou vice-versa.

Vários estudos têm mostrado que 70% dos compradores pesquisam suas compras antes de entrar em uma loja. Uma rede Wi-Fi através de APIs pode integrar e-commerce, CRM e programas de fidelização de clientes, para fornecer uma visão mais completa e 360 graus das interações do cliente com redes sociais e portais. Se você sabe o que o cliente procurou antes de entrar na loja, você pode fornecer instruções, promoções e produtos que são relevantes para a compra pretendida.

Conteúdos relevantes

Estudos têm demonstrado que 34% dos compradores usam seus smartphones para pesquisar detalhes do produto enquanto estão na loja. Usando alguns recursos de localização da própria rede Wi-Fi ou integração com Beacons bluetooth, o varejista pode construir uma relação de lealdade, enviando de maneira proativa conteúdo relevante para o cliente. Por exemplo, um comprador pode estar interessado em uma câmera fotográfica, com base na localização e tempo de permanência, o varejista pode disparar conteúdo sobre as câmeras disponíveis enquanto o cliente está tomando sua decisão. Aproximadamente 95% dos clientes que recebem tais informações as acham valiosas, e 50% deles tomam alguma ação baseado nessa informação.

Pop-up Promocional

Aplicativo de fidelidade integrados com uma rede Wireless “inteligente”, pode ajudar os varejistas entregando pop-up promocionais aos clientes em momentos distintos, ao entrar na loja e com base num limite de tempo de permanência. Promoção de “Chegada” pode informar o cliente de preços especiais em toda a loja. Este tipo de promoção pode ser muito eficaz durante a temporada de compras. Promoções de “tempo de permanência” pode ser enviado quando um cliente fica em um local por uma quantidade de tempo pré-determinada que denota um nível elevado de interesse para um tipo específico de produto.

Vamos usar o mesmo cliente interessado na câmera fotográfica acima. Após o limite de tempo de permanência em um local, o aplicativo de fidelidade pode disparar para o cliente pop-up promocionais para pacotes de acessórios para uma câmera fotográfica especifica. Isso acrescenta informação, que pode ajudar a estimular a compra e aumentar o tamanho do ticket ao mesmo tempo.

Fidelidade

Aplicativos de fidelidade têm crescido em popularidade entre os varejistas. Integrações com a rede Wireless pode ajudar a melhorar estas aplicações e fornecer uma experiência mais envolvente dentro da loja. Em primeiro lugar, para os clientes com nível de fidelidade de alto valor, o aplicativo pode ser usado para alertar vendedores de chegada do cliente e eles podem fornecer a esse cliente um serviço com maior proximidade. Em segundo lugar, o aplicativo de fidelidade pode ser usado para autenticar visitantes ao Wi-Fi Guest, como um dos benefícios da participação no programa. E, finalmente, podemos detectar a presença do cliente fiel e recompensá-lo pela visita, mesmo se ele não compra nada. O varejista pode enviar uma nota de agradecimento oferecendo um desconto na sua próxima visita, por exemplo.

Hoje o Wi-Fi para o varejo é muito mais que somente acesso à internet, é uma maneira de melhorar os serviços prestados, entender o comportamento do cliente e proporcionar uma melhor experiência ao cliente, em qualquer época do ano.

Autor

Quase 10 anos de experiencia no mercado de T.I. Tecnólogo em redes de computadores e MBA em Gestão estratégica de negócios pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Premiado HPE Aruba Brasil Networking Partner of the Year 2016 pela IT2B - Tecnologia e Inovação. Certificados: CCNA R&S/ CCNA Wireless/ Aruba Certified Mobility Professional v4/ HP ASE (Accredited Systems Enginner)/ Huawei Certified Pre-sales Specialist-IP Network (Shenzhen - China).

Fabio dos Anjos

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