Carreira

Ξ 1 comentário

Seu emprego está em perigo, as tendências de TI para 2030 – Parte 1

publicado por Fabio Bahia

Figura - Seu emprego está em perigo, as tendências de TI para 2030 - Parte 1Se você está desempregado deveria ler este artigo e se você está empregado deveria ler também, pois o seu emprego pode estar em risco para os próximos anos.

Sim, a sociedade humana vive de ciclos e aquilo que um dia foi moda, chegou no seu ápice, subiu como um carrinho de montanha russa e um dia tem que descer.

Pensando nisso realizei uma pesquisa de mercado, li inúmeros artigos, mapas de tendência de consultorias e resumi aqueles que são mais interessantes para o desenvolvimento profissional dos colegas nos próximos anos, quero dizer, conhecimento que podemos encontrar em cursos gratuitos na internet.

REALIDADE AUMENTADA

Sim, assim como jogos como Pokemon Go, a realidade aumenta veio para ficar, seja com aplicativos de geolocalização, tradução em tempo real como GOOGLE TRANSLATOR e etc.

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

AGILE

Será que o PMI vai sobreviver a moda do AGILISMO? Não sei, o que percebo são anúncios de Coach Agile para grandes corporações que já possuem seu PMO e seus gerentes de projeto certificados PMP. Logo isto quer dizer, o mercado saturou de PMP e você deveria correr para tirar a sua certificação AGILE ou como os agilistas dizem… certificação não serve para nada… então faça parte da comunidade eles usam twitter e slack, se você não sabe o que é então dá um google e digita lá. “agilidade”

Comunidades: @TASAFO @AGILIDADE_ORG

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

A velha forma de trabalho de fazer um arquivo DOC ou XLS e enviar por email para o colega já está morrendo.

A tendência é trabalho colaborativo é construir o conteúdo enquanto alguns colegas já fazem a revisão, no momento estou utilizando o GOOGLE DOCS e um colega está revisando este artigo em tempo real, simples assim.

Para a área de gestão tenho observado que ferramentas como TRELLO e JIRA estão bastante maduras e são muito utilizadas pela comunidade ÁGIL, isto quer dizer bye bye MS Project e Primavera e seja bem vindo Kanban.

Para acessar o GOOGLE DOCS clique aqui. (É necessário uma conta no google para acessar)

Para acessar o TRELLO clique aqui. (Gratuito para funcionalidade básicas)

Para acessar o JIRA clique aqui. (Gratuito para testar)

BIG DATA

Eu adoro marketing e como os vendedores são criativos, o BIG DATA deveria ser igual BI, mas tecnologicamente não é. Utiliza bancos de dados não relacionais, linguagens de programação como R e sua infraestrutura e instalação são bem específicas.

Uma das barreiras que o BIG DATA precisa quebrar é a capacidade computacional que nós temos, exemplo, em uma imagem tirada do sistema solar a NASA só consegue processar 1% dos dados e o que faz com o resto? Aí entra o BIG DATA, selecionar pedaços relevantes de dados que façam algum sentido para serem estudados ou no caso do FACEBOOK, analisar tendências de clicks, imagens ou posts para gerar campanhas de marketing ou melhorar a usabilidade do site.

Ah, para trabalhar com BIG DATA é necessário conhecimento de TI e Estatística.

Para acessar o curso clique aqui. (Gratuito em EN)

LEAN/SIX SIGMA

Esta metodologia nunca deixou de ser utilizada por grandes empresas que buscam a melhoria organizacional e maior qualidade. Derivada do Modelo Toyota de Manufatura e inclusive onde muitas técnicas do AGILE bebem desta fonte, seja o KANBAN o famoso quadro de backlog, ou 5S organização. Os profissionais aqui devem apresentar projetos para melhoria contínua de sua área começando com um grau chamado GREEN BELT que seria um especialista de sua área, chegando até ao MASTER BLACK BELT que é o profissional que treina os BLACK BELTS.

Sugiro que no mínimo você saiba do que se trata, pois você pode cruzar com um BLACK BELT na sua frente e quando o rolo compressor passar você vai saber como apoiar o profissional.
aqui(Gratuito em PTBR)

Em resumo, os itens acima passam uma mensagem bastante clara: “que bons profissionais acabam pegos de surpresa também com o desemprego”

Quando há reestruturação de uma organização, envolve o fechamento de departamentos inteiros, fábricas ou linhas de produtos, e então é possível que talentosos e experientes executivos sejam desligados.

Não existe mágica para escapar de cortes em tempo de crise, apenas é necessário ser percebido como parte da equipe que pode resolver o problema – e não aquele que está contribuindo para dificultar, seja por falta de qualificações ou resistência à mudança.

Preparar-se, é dar um novo ritmo àqueles que desejam,  jogar a favor de sua própria carreira e por consequência jogar a favor de suas empresa também, é criar grandes perspectivas de crescimento profissional em meio às incertezas da economia.

E você, o que está fazendo com sua carreira?

No próximo artigo vamos falar sobre temas importantes como inteligência artificial, robótica entre  outras tecnologias.

FONTES:
Technology Tipping Points 2030
Public Release: The Future of Science, Technology, and Well-being 2020 Forecast Map
10 Mind Blowing Futuristic Technologies
HCC 2020 Perspectives and maps

Artigos Relacionados

Autor

Fabio Bahia É formado em Administração com Especialização em Engenharia de Software. Possui MBA em Gestão da Qualidade de Projetos. Aos 7 anos de idade pediu um video game e ganhou um computador, ali iniciou na TI através de jogos em basic. Atualmente pesquisa Python, Big Data e Inteligência Artificial.

Fabio Bahia

Comentários

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter