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Psicologia Ágil & Lean- 5 aspectos cruciais sobre como funcionam os cérebros de pessoas realmente ágeis.

publicado por Douglas Braga

Figura - Psicologia Ágil & Lean- 5 aspectos cruciais sobre como funcionam os cérebros de pessoas realmente ágeis.Tenho atuado com metodologias Ágeis e Lean desde 2006. Comecei minha jornada no mundo Lean desde quando trabalhei em uma indústria de caminhões e percebi que algo incrível acontecia na linha de produção quando o assunto era produtividade e qualidade. Desde então, os vivencio os princípios do Lean Thinking como uma filosofia de vida que além de me proporcionar maior produtividade no trabalho, tenho também conseguido resultados incríveis na vida pessoal.

Talvez você já tenha percebido que alguns movimentos de equipes na utilização de métodos Ágeis ou Lean estejam fracassando. Estamos ouvindo frases do tipo “Kanban só funciona na Toyota”, “Sprint é falta de Planejamento”, “MVP é coisa de Start-up”, “Lean só funciona no Japão”, etc etc etc …

Você já deve ter notado também que, mesmo sabendo que diferencial do Lean & Agile está completamente na forma de pensar, conforme proposto no livro “Lean Thiking de Jones e Womack”, mesmo assim algumas equipes não conseguem implementar tais conceitos.

Para ajudar a resolver este dilema, fiz uma análise sobre o “Mind Set” de pessoas realmente produtivas e talvez eu possa contribuir com você expondo neste artigo algumas técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) que irão te ajudar a ajudar equipes a mudarem a forma de pensar e se tornarem realmente ágeis.

Caso você ainda não conheça, a PNL é uma Ciência que estuda o comportamento humano e foi concebida por um Analista de Sistemas chamado Richard Bandler que percebeu que qualquer comportamento de sucesso poderia ser modelado, como um sistema de computadores. Bandler se uniu ao Especialista em Linguistica John Grinder e juntos criaram um método para re-programação mental através da Linguística. Deste estudo surgiu um livro chamado “A estrutura da Magia”.

Aspecto #1: Mentes Ágeis & Lean assumem a responsabilidade por todo e qualquer insucesso”.

Pessoas de alta performance não tentam mudar ninguém nem tampouco culpam as outras pessoas. Toda vez que algo dá errado, os Agilers & Leaners iniciam um processo de auto correção comportamental afim de inibir que os erros alheios atrapalhem seus resultados. A mudança é sempre de dentro para fora.

Dica de PNL para auto correção: Sempre existe uma estratégia para influenciar alguém em algum contexto. Se existe algum membro de equipe ou usuário impedindo o sucesso do projeto, faça uma auto reflexão através das seguintes perguntas: Como EU, poderia impedir este erro? Quais atitudes e comportamentos EU irei adotar a partir de agora para que estes erros não ocorram mais?

Aspecto #2: Mentes Ágeis & Lean são avessas a “Crenças Limitantes”.

Você já notou que equipes Ágeis são altamente inovadoras? Isto acontece por que pessoas de alta performance são rápidas em identificar as próprias limitações e se auto corrigir. Não existe ideia ruim ou impossível de se realizar, uma vez que só não consigo realizar aquilo que não tenho o conhecimento necessário. Se eu buscar o conhecimento necessário para aquele projeto, provavelmente irei conseguir.

Dica de PNL para mudar crenças: Toda vez que você perceber que algo está impedindo um resultado, pare e identifique a crença que está limitando a performance e em seguida troque imediatamente a crença limitante por uma crença possibilitadora. Quanto mais você treinar este exercício mais vai aumentar sua capacidade de auto correção. Exemplo: Troque a crença limitante“Não estou conseguindo viabilizar o projeto por que não tenho conhecimento” por “Estou buscando o conhecimento necessário para conseguir viabilizar e realizar o projeto”.

Aspecto #3: Mentes Ágeis & Lean gerenciam bem as próprias emoções”.

O Medo é um sentimento que pode inviabilizar qualquer movimento de transformação. As pessoas sentem medo de não se encaixarem nos novos modelos. De acordo com a PNL, o medo é apenas um aviso do inconsciente humano sobre algo desconhecido. Por este motivo, equipes Ágeis e Start-ups falam tanto sobre o termo MVP. O termo MVP (Minimum Viable Product), além de testar a viabilidade de alguma idéia de negócio, serve para gerenciar as emoções, uma vez que o MVP proporciona a oportunidade de uma equipe agir rápido sem correr grandes riscos. Quando um MVP funciona, a confiança da equipe aumenta e a performance das execuções seguintes também aumenta consideravelmente.

Dica de PNL para gerenciar o medo: Toda transformação irá levar uma pessoa ou equipe de um ponto para o outro. Toda mudança nos leva de um ponto A para um ponto B. É importante refletir sobre o “Estado atual” da equipe e promover mudanças gradativas sempre tomando como base o ponto A (Estado Atual). Além de correr menores riscos, as pequenas mudanças geram conhecimentos que irão aumentar a auto-confiança das pessoas presentes na equipe e consequentemente do corpo executivo que posteriormente irá investir na transformação.

Aspecto #4: Mentes Ágeis & Lean resolvem dores, não desenvolvem softwares

Os Agilers & Leaners são obcecados por agregar valor. Não existe nada pior para uma equipe Ágil que um Software que não será utilizado pelo usuário ou que não irá agregar valor ao negócio. Para isto, Agilers & Leaners são apaixonados por usuários. Os usuários não são inimigos, são clientes pelos quais Agilers & Leaners possuem paixão por servir.

Dica de PNL para se apaixonar pelo seu usuário: Existe uma premissa básica em PNL de que 100% das pessoas possuem pelo menos 1% de algo pelo qual iremos admirar. Quando os membros da equipe considerarem a equipe usuária como inimiga, utilize a técnica do 101% da PNL para ajudar a melhorar o cenário. É simples, basta se fazer a seguinte pergunta. No quê e meu cliente é MUITO BOM, e por isto irei aprender a admirá-lo?

Aspecto #5: Mentes Ágeis & Lean vivem o Negócio e se conectam emocionalmente com seus usuários

Os Agilers & Leaners são apaixonados por seus usuários e por isto possuem uma conexão intima com eles, o que possibilita uma melhor comunicação.

Dica de PNL para se conectar com o usuário: Em PNL, existe uma técnica chamada Rapport. O Rapport é a maneira com se as pessoas se conectam, é a diferença entre “Este cara é legal” e “Que cara chato”. Uma maneira de conseguir se conectar com o usuário é passar a se comunicar como ele, deixando de lado todos os jargões técnicos e passando a adotar jargões que o usuário utiliza.

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abraços

Autor

16+ anos de experiência em TI, ocupando posições estratégicas em organizações nas áreas de Varejo, Seguros, Indústria, Energia, Telecom e Consultoria de TI. Forte experiência em Gestão de TI, Inovação, Transformação Digital, Gestão de Projetos e PMO, Desenvolvimento de Software, Gestão de Budget, Performance de Operação de TI, Parceiros e Contratos. Responsável por um Portfólio de 100+ Projetos, R$ 100 milhões de Budget de TI, 300+ Contratos. Experiência em Inovação e Programas de Redução de Custos de TI, resolução e gerenciamento de Projetos Problemáticos e Projetos de alta complexidade. Liderança de equipes com de 40+ membros. Especialidades: Estratégia de TI / Inovação Digital / Lean IT & Start-up / COBIT / ITIL / PMBOK / CMMI / BSC / Agile / PMO / ERP / Sistemas e Infraestrutura de TI / Liderança e Gestão de Pessoas

Douglas Braga

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