Carreira

Ξ Deixe um comentário

Azure – Provisionamento Operations Insights

publicado por Fabio Pereira da Silva

O Operations Manager Insights é uma atualização do Microsoft Advisor.

Ele é a versão SaaS do Operations Manager, pacote do Microsoft System Center 2012 R2 Operations Manager.

A ferramenta tem como objetivo melhorar a eficiência de Governança sob o fluxo de devices e o Capacity que uma organização possui, tanto para operação como para tomada de decisão técnica futura.

Transformar dados de computador

Operations Insights é um serviço de análise que permite aos administradores de TI obter uma visão mais profunda entre ambientes locais e a nuvem. Ele permite interagir com os dados históricos e em tempo real para rapidamente desenvolver soluções personalizadas e fornecer padrões desenvolvidos pela comunidade e pela Microsoft para análise de dados.

Com o Operations Insights, você pode transformar dados do computador em inteligência operacional com os recursos a seguir.

O que usarO que ele faz
Planejamento da capacidadeVocê pode usar a solução Gerenciamento de Capacidade no Operations Insights do Microsoft Azure para ajudá-lo a compreender a capacidade da sua infraestrutura de servidor.
Avaliação de atualização do sistemaVocê pode usar a solução Atualizações do Sistema no Operations Insights do Microsoft Azure para ajudá-lo a aplicar as atualizações ausentes a servidores na sua infraestrutura.
Gerenciamento de LogVocê pode usar a solução de Gerenciamento de Log para coletar eventos e logs do IIS para pesquisas de log no Operations Insights.
Avaliação de malwareVocê pode usar a solução Antimalware no Operations Insights do Microsoft Azure para ajudá-lo a proteger os servidores de malwares.
Segurança e auditoriaVocê pode usar a solução Segurança e Auditoria para obter uma visão abrangente da postura de segurança de TI da sua organização com consultas e pesquisas internas para problemas importantes que exigem atenção.
Avaliação de SQL e do Active DirectoryVocê pode usar a solução Avaliação para verificar o risco e a integridade de seus ambientes de servidor em intervalos regulares.
Gerenciamento de alertasVocê pode usar a solução de Gerenciamento de Alertas para monitorar servidores monitorados pelo Operations Manager.

Você também pode:

Se você usou a versão anterior do Operations Insights chamado System Center Advisor, você pode ter software Advisor instalado no seu ambiente local. No entanto, o software Advisor não tem suporte ao Operations Insights.

O uso do software Operations Insights como um serviço do Operations Manager consiste em um ou mais grupos de gerenciamento e pelo menos um agente por grupo de gerenciamento. Os agentes do Operations Manager coletam dados de seus servidores e os analisam usando soluções (semelhantes a um pacote de gerenciamento no System Center Operations Manager). Os dados são regularmente enviados do Operations Manager para o serviço Web do Operations Insights (se necessário, passando por um servidor proxy), e nada é armazenado em bancos de dados do Operations Manager; portanto, não há nenhuma carga adicional sobre eles.

Da mesma forma, os agentes instalados em computadores individuais podem se conectar diretamente ao serviço Web para enviar os dados coletados para processamento.

Os dados em cada solução são analisados e apresentados no portal do Operations Insights. Você pode exibir todos os alertas e diretrizes de correções associadas, avaliações de configuração, problemas de capacidade de infraestrutura, status de atualização do sistema, avisos de antimalware e dados de log. Você também pode executar pesquisas de log detalhado e explorações ad hoc.

  • Arquitetura

environment

Onde o Operations Insights está disponível?

O Operations Insights do Microsoft Azure está hospedado nos Estados Unidos. Embora o idioma do Operations Insights seja o inglês, o serviço está disponível em vários outros mercados. Para saber mais, confira Disponibilidade internacional.

Abaixo segue o provisionamento da ferramenta.

Interface de gerenciamento do Azure escolha (Insights operacionais ou Operations Insights)

Na criação temos algumas avaliações técnicas relativas à parte de escolha do blob storage gratuito, padrão ou premium onde irá ser armazenado os dados.

Gratuito: ele irá gravar por pouco tempo

Padrão: Ele grava no blob sem limite de tempo

Premium: gravação no Blob Premium do Azure.

OBS: Por enquanto não há interface hospedada no Brasil, somente EUA e Europa.

Após provisionado ele irá criar o ambiente e disponibilizar um link de acesso para administração da ferramenta.

Seguem alguns links para leitura, pois há muitos detalhes no ambiente SaaS.

Para quem já teve acesso ao System Center terá muita familiaridade para lidar com a ferramenta, mas para quem não teve este contato recomendo acessar o site do Azure e ler os artigos sobre a ferramenta.

Lembrando que o pensamento é sempre com a cabeça em nuvem pois todo o ambiente é cobrado por hora.

Para o acesso é preciso utilizar um e-mail valido da conta Azure ou contra E.A.

Microsoft Operations Management Suite
Hey
We have received a request to add this email address to a Microsoft Operations Management Suite account.
Please click “Confirm Now” to let us know that is okay to add this email address to this account.
The Microsoft Operations Management Suite Team
Microsoft
Microsoft respects your privacy. Please read our online Privacy Statement.
This message from Microsoft is an important part of a program, service, or product that you or your company purchased to participate in.Microsoft Corporation, One Microsoft Way, Redmond, WA 98052 USA
Você receberá um e-mail como este para ativação e autenticação no ambiente.

Dando continuidade, após todos cadastros você terá acesso ao ambiente

No menu gerenciar ele redirecionará para a área de Administração da ferramenta.

A interface é bem limpa nos padrões da web atual.

A um menu para instalação dos agentes para Windows e outros sistema operacionais.

Convido a você a utilizar a ferramenta que é muito rica de detalhes.

Espero ter ajudado e teremos mais informações em outros Posts a administração da Ferramenta.

Links para leitura abaixo para maiores detalhes:

https://azure.microsoft.com/pt-br/documentation/articles/operational-insights-feature-guide/

Overview Operations Insights

Logs no Operations Insights

Espero que gostem.
Abraços

Autor

MVP Microsoft Azure - Profissional apaixonado por técnolgia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010.

Fabio Pereira da Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes