Carreira

Ξ Deixe um comentário

O que é a tal de Procrastinação?

publicado por Wagner Luis Alves

Figura - O que é a tal de Procrastinação?Procrastinar consiste basicamente em atrasar ou adiar periodicamente a realização de atividades relevantes, sejam atividades profissionais ou pessoais. No foco pessoal, pessoas que adiam atividades como: deixar o quarto a um estado de desorganização absurda, não organizar seus materiais de estudo, devolver livros na biblioteca depois do prazo, estudar para algumas cadeiras somente antes dos exames, entre diversos outros exemplos. No campo profissional, vários outros exemplos podem ser elencados, tais como: dar prioridade à um projeto perto do prazo final de entrega, deixar para preparar o material e/ou apresentação no dia da apresentação, não planejar atividades por achar que não é necessário e que na hora dará tudo certo, dentre muitas outras situações que, se pararmos para pensar, em algum momento da nossa vida profissional, estamos procrastinando sem nos darmos conta.

Basicamente o ato de procrastinar, implica em deixarmos as tarefas menos importantes, tomarem grande parte do nosso tempo, quando na verdade deveríamos atuar nas mais importantes. Por exemplo, concluir primeiramente tarefas simples, que eu tenho certeza de que não teria problema para concluí-las, ao invés de finalizar o projeto em que eu estava trabalhando (que tem um prazo para ser concluído), mas que estava me dando um pouco mais de trabalho, ou seja, trabalhar nesse projeto é mais difícil do que concluir aqueles atividades menores, que eu tinha certeza de que concluiria sem problemas.

É basicamente a decisão de adiarmos algo, que nos leva à procrastinação, esta decisão nos alivia temporariamente, mas em médio e longo prazo nos conduzem à baixa sensação de auto-eficácia, sentimentos de culpa, autodepreciação, ansiedade, questionamentos sobre nosso profissionalismo, além das consequências que a não realização da tarefa pode nos trazer profissionalmente, etc. A procrastinação podem interferir e muito em nossa vida pessoal e profissional.

As causas da procrastinação

Péssima gestão do tempo: Podemos estar sobrecarregados no trabalho, com dúvidas ou percepção distorcida do tempo que resta para concluirmos uma determinada tarefa ou nos preocuparmos com as várias atividades que temos de executar e deixar essa preocupação nos afetar, ao ponto que não conseguimos concluir nem uma, nem outra.

Condições ambientais e problemas de concentração: É pertinente quando, ao chegarmos no trabalho, sentamos em nossa mesa e começamos à ficar no mundo das ideias, das possibilidades, com isso, vários elementos de distração interagem com nosso inconsciente e não conseguimos iniciar nossas atividades, às vezes um barulhinho no ambiente pode fazer com que nossas atividades não prossigam.

Condições físicas: A fadiga e o sono, assim como não estar fisicamente bem, podem nos afetar diretamente, a prática de exercícios físicos ajuda muito na concentração e consequentemente no aumento de produtividade do nosso trabalho.

Expectativas que os outros tem à seu respeito: Pode ser possível que uma grande pressão exterior, com relação à sua chefia ou equipe de trabalho, possam afetar diretamente a condução das suas atividades, uma boa conserva e a exposição dos problemas ajudam e muito.

São vários os fatores que nos levam à procrastinar, no entanto, é possível darmos a volta por cima e eliminarmos essa atitude do nosso cotidiano, estabelecendo uma melhoria em nossa vida pessoal e profissional, estabelecer um plano de trabalho, definir as prioridades, efetuar agendamento dos prazos mais urgentes e trabalhar na priorização destas atividades, procurar ajuda se for o caso, uma boa conversa com sua chefia e amigos próximos podem ajudar à identificar alguns problemas e estabelecer uma divisão das tarefas, ou mecanismos para que, um colega possa participar ativamente das suas rotinas.

O que precisamos é nos esforçar, nosso esforço tem um efeito poderoso no desenvolvimento de uma atitude anti-procrastinação. Vamos celebrar, sorrir e relaxar após a realização de uma tarefa ou de um conjunto de tarefas, vamos celebrar nossas realizações, vamos em frente!

Um abraço à todos!!

 

Autor

Com 25 anos atuando na área de TI, Especialista em Teleinformática & Redes de Computadores pela UTFPR(2007), Tecnólogo em Sistemas de Informação(Opet/2005), nascido em Araçatuba-SP, reside em Curitiba desde Janeiro de 2004, sempre atuando na área de TI em empresas privadas e pública.

Wagner Luis Alves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes