Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

O caminho para o 5G – uma mistura de desafios e oportunidades

publicado por Kashif Hussain

Figura - O caminho para o 5G - uma mistura de desafios e oportunidadesO caminho para o 5G está em discussões globais, e cada região apresenta sua mistura própria de desafios e oportunidades. Na América Latina, nós provavelmente não vamos ver uma migração para o 5G tal como houve com o 3G, porque assim como o 4G, o 5G tem vantagens e características específicas. Nos próximos anos, as operadoras podem priorizar diferentes áreas da rede considerando os serviços e a geografia, por exemplo, tomando a decisão de migrar ou manter uma mescla de redes 4G e 5G. O cenário mais provável será que o 5G comece com oferta em áreas de negócios em centros urbanos e, em seguida, expanda nas grandes cidades.

Atendendo às expectativas crescentes

Adicionando à carga de trabalho das operadoras, a rede 5G vai exigir aumento da capacidade wireless, conexão de grandes volumes de dispositivos orientados a pessoas, e conectar ainda mais objetos na perspectiva da Internet das Coisas, além de realizar economia significativa de consumo de energia. Isso não é uma tarefa pequena.

Dentro desse contexto, e por causa do desejo de corrigir o que deu errado para o 4G, todos os aspectos das futuras redes estão agora sendo examinados minuciosamente. Se as operadoras irão entregar o que consumidores, empresas e governos estão esperando, sem custos equivocados e atrasos, então as partes críticas da infraestrutura de rede devem ser colocadas sob um microscópio e analisadas.

Fibra para antena: eficiência de custo, processos mais simples e melhorias de QoE

Uma das principais áreas para inspeção é infraestrutura de rede adotada pelas operadoras, notavelmente são instalações que requerem cuidado contínuo e atenção. As tecnologias de fibra para antena provaram ser muito populares nos EUA, dado a experiência que o país já tem no uso delas em suas redes. Em vez de uma abordagem de componentes, na qual uma antena é conectada a uma unidade de banda de base por meio de uma conexão coaxial, essa nova geração de estações radiofônicas usa uma abordagem de arquitetura distribuída. Colocando uma cabeça de rádio remoto no topo da torre, utilizando uma conexão de fibra óptica para sincronizar com a unidade de banda de base.

As estações de base com conexão coaxial mais antigas experimentavam uma degradação de sinal, além de que mantê-las e testá-las era muito caro. Os novos sistemas de fibras até a antena endereçam esse problema e oferecerem às operadoras uma série de vantagens que as instalações atuais não conseguem. O principal benefício é o tempo que agora leva para executar uma série de testes. O volume de testes que pode ocorrer é muito maior quando acontece por meio de uma conexão de fibra. Se houver uma falha na fibra, ela pode ser detectada com exatidão de centímetros de onde a falha reside. Isso torna o processo de eliminar o problema muito mais fácil de gerenciar e corrigir. Isto tudo significa que a quantidade de tempo e, portanto, o custo que tem de ser dedicado a uma estação pode ser drasticamente reduzido.

Um dos outros bônus adicionais da utilização de uma conexão de fibra é que uma fibra suja pode ser identificada mais rapidamente. Fibra suja é onde as partículas se acumulam nas superfícies de contato do conector da fibra óptica e começam a prejudicar o desempenho. Em um estudo realizado em 2001, constatou-se que as fibras contaminadas eram a principal causa de falha no link da fibra, representando 85% das falhas. Encontrar uma maneira de empregar uma inspeção sistemática proativa de fibra pode ajudar a prevenir a degradação do serviço, ainda que se exija um enorme investimento de tempo e de recursos para se manter.

Uma peça importante do quebra-cabeças do 5G

A infraestrutura de rede é uma enorme parte da etapa de autoanálise das operadoras no caminho para 5G. Fazer uma imersão em cada área da gestão de rede será a chave para manter os custos baixos na medida em que as operadoras começam a juntar as peças do quebra-cabeça do 5G.

A menos que novas abordagens, novas formas de trabalho, novos modelos de implantação e tecnologias diferentes sejam adotados, o resultado poderia ser desastroso para as operadoras. Enquanto a expectativa será mais alta que nunca, a realidade inevitavelmente ficará aquém. No entanto, nem tudo é desgraça e tristeza. Se a tecnologia certa for introduzida, as operadoras terão muito mais controle sobre suas redes. Problemas contínuos, como fibra suja podem ser combatidos com mais facilidade. Em vez de estar sempre com um pé atrás e reagir às falhas, as operadoras podem começar a ser proativas e aproveitar as informações disponíveis para elas.

O truque para as operadoras agora é tomar uma abordagem comedida, selecionar de maneira sábia os componentes que vão fazer parte da próxima geração de infraestrutura de rede, e exigir que cada uma dessas engrenagens dentro da grande máquina faça mais por cada moeda investida. Ao fazer isso, as operadoras serão capazes de contornar as dores de crescimento vividas com o 4G e terão mais controle sobre as redes que estão operando.

Autor

Kashif Hussain é Gerente de Marketing de CellAdvisor Solutions da Viavi Solutions (antiga JDSU) para a unidade de negócios wireless. Ele tem mais de 20 anos de experiência na indústria de wireless. Possui mais de 20 anos de experiência em RF, DAS, HetNets e LTE por meio do desenvolvimento, gerenciamento, suporte, marketing e consultoria de grandes projetos de comunicações mobile. A experiência na indústria também inclui várias posições seniores em empresas como MobileNet, Tektronix Communications, Ericsson e Nortel. Ele também é autor de patente para wireless.

Kashif Hussain

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes