Banco de Dados

Ξ 1 comentário

Instalação: SQL Server for Linux

publicado por Thiago Cruz

Galera, hoje ao acordar e conferir meu whatsapp antes de sair de casa logo fui pego com uma ótima informação, a divulgação do SQL Server para o sistema operacional Linux, não procurei muito sobre a informação, mas logo pela tarde, após o almoço chegou o e-mail da Microsoft com a informação.

Curioso como sempre fui logo fazer a instalação, tendo em minha maquina o Mint  17.3 rosa baseado na versão Ubuntu 14.04, visto que o e-mail solicitava que fosse utilizado o Red Hat Enterprise ou Ubuntu 16.04, ignorei esta informação e fui realizar a instalação no meu sistema operacional atual.

[code language="sql"]trcruz@pc-wlan ~ $ uname -a Linux pc-wlan 3.19.0-32-generic #37~14.04.1-Ubuntu SMP Thu Oct 22 09:41:40 UTC 2015 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux[/code]

E logo esbarrei na minha versão do OPENSSL que necessitava no mínimo da versão 1.0.2, insistente baixei o pacote .deb e fiz a instalação da versão solicitada que logo depois me informou que o libc6-udeb estaria desatualizado, então após varias tentativas e novas atualizações fui convencido a instalar o Ubuntu 16.04 que pode ser baixado gratuitamente, basta clicar aqui. E assim iniciei o passo conforme mostrado na imagem 1, instalação do Ubuntu no VirtualBox.

1

Imagem 1. Instalação do Ubuntu 16.04

Após a instalação so sistema operacional e a configuração do proxy, placa de rede e etc.. é importante dizer que é sempre recomendado um upgrade / update do sistema operacional e seus pacotes, para isso você pode utilizar o script abaixo:

[code language="sql"]sudo su update[/code]

Caso você esteja utilizando a versão do Red Hat você irá utilizar o Yum ao invés de apt-get, inicialmente para quem não conhece muito o sistema operacional fica confuso com o terminal, mas para você que ainda não conhece acompanha aqui pois estarei fazendo uma sessão de artigos trazendo algumas novidades.

Voltando ao artigo, proximo passo é executar o sudo su, comando que faz com que utilize o root que é um usuário que na sua vida como DBA no Linux tem que tomar cuidado, pois ele tem permissão SA, execute o comando conforme a imagem 2 e insira sua senha de usuário.

2

Imagem 2. Logando como root

Após isso é apt-get install, só não caia no mesmo erro que eu, sua VM tem que possuir no mínimo 3.25 GB de RAM, caso contrario você irá receber a mensagem mostrada na imagem 3, dai então é desligar a maquina, alterar as configurações da VM e iniciar a instalação novamente.

3

Imagem 3. Error de pouca memória

Configuração realizada, basta voltarmos ao apt-get install e iniciarmos o download do pacote e a instalação automática, para isso utilize o comando mostrado abaixo.

[code language="sql"]sudo su apt-get install mssql-server[/code]

4

Imagem 4. Baixando e Instalando os pacotes do SQL Server

Após a instalação o próprio terminal te solicita a execução do /opt/mssql/bin/sqlservr-setup para isso basta você executar o comando abaixo e aguardar. Na imagem 5 podemos observar a solicitação do terminal.

[code language="sql"] sudo /opt/mssql/bin/sqlservr-setup[/code]

5
Imagem 5. solicitação de execução /opt/mssql/bin/sqlservr-setup

Após a execução vamos passar pelo passo de criar uma senha para o nosso famoso e conhecido usuário SA que terá posteriormente a permissão de sysadmin, conforme mostrado na imagem 6, tirando está configuração nenhuma outra configuração foi solicitada, nada de solicitação de diretórios, pastas, bancos de dados do sistema e etc…

Obs: Isso já é um padrão das instalações que utilizam o LINUX.

6
Imagem 6. Senha do usuário SA

Após essa configuração de senha basta correr para o abraço, SQL Server instalado no LINUX, e no finalzinho te pergunta se já pode iniciar o serviço e se pode iniciar o serviço automaticamente.

7
Imagem 7. SQL Server iniciado no Ubuntu 16.04

Autor

Formado em Administração de empresas, trabalho no ramo da TI a cerca de 11 anos, sendo 10 anos como DBA, atualmente trabalhando com DBA e prestando serviço externo como Consultor SQL Server 2008, 2008 R2 e 2014, autor de artigos para Devmedia e Ti Especialistas. Profissional certificado MCP na plataforma de Banco de Dados e co-fundador do site Guia DBA. Site: www.guiadba.com.br

Thiago Cruz

Comentários

1 Comment

  • Thiago, aparentemente o repositório do M$ SQL Server não vem incluído nativamente na distro, sendo necessário executar alguns comandos antes do comando “apt-get install mssql-server”:

    1) Import the public repository GPG keys:
    curl https://packages.microsoft.com/keys/microsoft.asc | sudo apt-key add –

    2) Register the Microsoft SQL Server Ubuntu repository:
    curl https://packages.microsoft.com/config/ubuntu/16.04/mssql-server.list | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/mssql-server.list

    3) apt-get update (ou aptitude update)

    Aí sim começa a baixar e instalar o SQL Server executando o comando “apt-get install mssql-server”.

    Mais detalhes podem ser encontrados na página oficial: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/linux/sql-server-linux-setup-ubuntu

    Ah, por medidas de segurança é sempre melhor utilizar o comando sudo [comando] ao invés de efetuar logon com usuário root, as configurações dos usuários permitidos para execução dos comando com o sudo são encontradas em /etc/sudoers, seguindo os modelos já existentes neste arquivo já dá para configurar legal…não tenho certeza se no Ubuntu ele já coloca o usuário criado nestas permissões…

    De qualquer forma, valew a dica kra!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes