Governança

Ξ 1 comentário

Como se preparar para o exame ITIL Foundation sem gastar nada (ou quase nada)

publicado por Renê Chiari

Muita gente me pergunta se existe alguma maneira de estudar para a prova ITIL Foundation sem gastar muito (ou nada).

A resposta é: SIM.

Neste guia prático pretendo esclarecer algumas dúvidas, dar dicas de como você pode se preparar para a prova, e também vou ponderar quais são os contras de seguir esse caminho por conta própria.

#Dica 1: Tenha Iniciativa

Antes de começar a se preparar para uma prova de certificação você precisa de uma razão, uma motivação.

Hoje em dia não faltam motivos. A certificação ITIL é um pré-requisito para a maioria das vagas em TI. Você pode questionar se isso é justo ou não, mas é a realidade.

Se você ainda está buscando um bom motivo para se certificar em ITIL, recomendo que você leia este artigo sobre valer a pena investir em certificações e este outro sobre as 15 certificações em TI mais bem pagas em 2016.

Não espere que o pedido venha do seu chefe ou da sua empresa. Ficar de braços cruzados e exigir que os investimentos e incentivos têm que vir obrigatoriamente da empresa já é uma atitude ultrapassada. Os profissionais de TI que querem fazer a diferença são protagonistas de suas carreiras.

#Dica 2: Entenda a anatomia do exame ITIL Foundation

O objetivo do exame ITIL Foundation é validar o seu conhecimento sobre a terminologia, estrutura e conceitos básicos da ITIL, assim como a sua compreensão sobre os princípios fundamentais das práticas da ITIL para o gerenciamento de serviço.

Tudo o que pode ser cobrado no exame está descrito no syllabus (uma espécie de conteúdo programático para o exame).

A Axelos (detentora dos direitos autorias da ITIL) disponibiliza o syllabus do exame ITIL Foundation gratuitamente para download neste link (em inglês).

O exame tem duração de 60 minutos e é composto por 40 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, sendo apenas uma delas a correta. Não existe ‘meio certo’.

O candidato precisa ter um desempenho de 65%, o que significa acertar 26 das 40 questões.

A boa notícia que ninguém te contou: não é obrigatório ter feito um curso preparatório para realizar o exame de certificação ITIL Foundation. (Autodidatas podem soltar fogos).

#Dica 3: Planeje o período de estudos

Invista 10 minutos do seu tempo para programar os estudos.

Mesmo que você já trabalhe na área de gestão de TI e se sinta confortável em fazer a prova sem estudar, recomendo fortemente que você não vá por este caminho.

Cerca de 13% dos candidatos bombam no exame e a chance de você fazer parte desta estatística por conta de certos ‘vícios’ é bem grande.

Embora cada pessoa tem um perfil, necessidades e velocidades diferentes, minha sugestão é que a preparação, estudos e realização do exame sejam feitos dentro de um período máximo de duas semanas.

Também não sou adepto de ficar um dia inteiro dentro de uma sala de aula. Há estudos que indicam um período máximo em que você consegue reter a informação, e depois é preciso um tempo para processa-las.

Considerando a recomendação de que o candidato ao exame ITIL Foundation disponha de um período de estudo de 16 horas, estudar duas horas por dia durante um período de duas semanas, vai cair como uma luva.

Se decidir estudar por conta própria considere também o tempo que você vai precisar levar para garimpar o conteúdo de estudo.

A partir do syllabus você terá que encontrar conteúdo suficiente, seja em vídeo, texto, imagem, nos mais diferentes canais e fontes existentes na Internet e organizar isso em um plano de estudos.

Contras de criar o próprio material de estuda:

A preparação para o exame ITIL foundation exige uma certa disciplina e garimpar conteúdo bom na Internet não é fácil.

Não espere encontrar conteúdo completo, gratuito, de qualidade e em português com muita facilidade. Na maioria das vezes você vai chegar à conclusão de que vale mais a pena investir em um curso preparatório.

#Dica 4: Estude =)

Depois de ter o seu plano de estudos pronto é hora de estudar!

Você pode encontrar o conteúdo necessário para se preparar em diferentes formatos. O ideal é que você faça uma busca para cada assunto que você precisa aprender.

Não espere milagres, do tipo fazer uma busca por “Curso ITIL foundation” ou “ITIL Foundation completo” e cair em uma única fonte com todo o conteúdo. Será um trabalho de formiguinha.

A seguir, alguns materiais de qualidade e gratuitos que vão te ajudar na preparação para o exame ITIL Foundation:

  1. Glossário da ITIL. Uma das mais valiosas e subestimadas fontes de aprendizado, principalmente no que diz respeito aos conceitos que serão cobrados no exame.
  2. Apostila da Escola Superior de Redes. Um material completíssimo hospedado no scribd. Para quem gosta de leitura é um prato cheio. Para os que preferem vídeos (como eu) é melhor nem tentar.
  3. Kit Completo da Certificação ITIL. Um conjunto de materiais caprichados e com foco em auxiliar os candidatos ao exame ITIL Foundation. Tem de tudo, desde mapa mental, vídeos com dicas de exame até simulados comentados.

Contras de estudar por conta própria:

Estudar a partir de conteúdos distintos, de várias fontes diferentes, pode ter pontos negativos, como:

  • Alguns materiais são maçantes e desatualizados
  • A maioria absoluta do conteúdo está em inglês
  • Didáticas diferentes.
  • Qualidade e credibilidade duvidosas.
  • Nenhum suporte a dúvidas (exceto se um autor tiver muita boa vontade de tirar várias dúvidas sem ganhar nada com isso).

#Dica 5: Valide o seu entendimento

Antes de partir para encarar o exame real, recomendo que você valide o seu entendimento sobre tudo que foi estudado.

Não dá para correr o risco de errar na hora da prova. Neste caso, saída é praticar simulados.

Os simulados, além de te ajudarem a validar o entendimento do conteúdo, também te ajudam a conhecer a dinâmica do exame.

Existem muitos na internet, muitos mesmo. Basta uma busca no Google.

A Axelos disponibiliza uma amostra de simulado do exame gratuitamente (em inglês). Você pode fazer baixar neste link (requer um cadastro chato no site)

Faça uma quantidade razoável de simulados, a ponto de se sentir seguro. Mas procure não refazer o mesmo simulado várias vezes, pois ao invés de aprender, você vai estar subconscientemente decorando a resposta.

Quando atingir um desempenho de 80%-85% nos simulados é sinal de que a prova oficial não será nenhum bicho de sete cabeças pra você.

Dica de Ouro: não deixe para agendar o exame somente quando se sentir seguro para fazer a prova. Agendar a prova antecipadamente serve como um incentivo adicional para você se dedicar aos estudos.

Contras de praticar simulados gratuitos:

Embora existam muitos simulados gratuitos disponíveis na Internet, a maioria também traz as mesmas questões.

Além disso, também não trazem justificativas bem estruturadas para as respostas. Ou seja, você erra mas não sabe porque errou.

Conclusão

Como você deve ter percebido, não existem caminhos fáceis. Cabe a você avaliar a importância desta certificação na sua carreira e decidir quanto vale a pena investir (com relação a tempo e dinheiro) para atingir os seus resultados.

No pain, no gain.

Bons estudos, e sucesso!

 

Autor

Evangelista em Gerenciamento de Serviços e fundador do blog ITSM na Prática. Certificado ITIL® Service Manager, ITIL® Expert, ISO/IEC 20000 Manager e COBIT.

Renê Chiari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes