Carreira

Ξ Deixe um comentário

O que você quer ser quando crescer? Essa simples pergunta pode fazer a diferença na sua carreira

publicado por André Okazaki

Quantas vezes você respondeu essa pergunta na infância?

As crianças têm uma relação interessante com o futuro: elas olham para os adultos e projetam como será quando chegar a sua vez de trabalhar. Astronauta, mecânico, veterinário, ou apenas “igual ao papai”. A imaginação corre solta.

Porém, na fase adulta desaprendemos a visualizar um futuro profissional. São tantas preocupações, tantos problemas, que ocupamos todo o nosso tempo tentando sobreviver no presente.

Você também passa por isso?

Neste artigo, quero mostrar a importância de pensar na sua carreira a longo prazo, definindo onde quer chegar e como fazer para conseguir.

É a versão adulta de “o que você quer ser quando crescer?”.

Esse planejamento começa ao responder as seguintes perguntas:

  1. Por que você trabalha?
  2. Como você se imagina daqui a 5 anos?
  3. Você se prepara para ser o que deseja?

Continue lendo o artigo, tenho certeza de que a sua visão sobre a carreira vai mudar – pra melhor, claro.

Pergunta #1: Por que você trabalha?

Por que você trabalha?

Trabalhar se tornou algo tão banal que essa pergunta parece idiota. No impulso, a resposta mais comum é “porque, se você não trabalha, é um vagabundo”. E isso é um problema.

Ao longo do tempo, a sociedade criou um estereótipo da pessoa de sucesso: aquela que estuda, trabalha e forma uma família.

Nada contra esse conceito, mas existem vários caminhos diferentes para ser bem sucedido. E essa pressão nos leva a fazer qualquer coisa que apareça pela frente, criando um batalhão de jovens que não tem objetivos profissionais, que entram no mercado de trabalho sem pensar direito na carreira.

Quer um exemplo?

Há algumas semanas, li um artigo da Ruth Manus sobre pessoas que encontraram a felicidade ao pedir demissão. Nos dias seguintes vi uma chuva de críticas ao texto, dizendo que aquilo era coisa de riquinho, que os pobres mortais comuns tem muita conta pra pagar e não podem se dar ao luxo de largar um trabalho estável para viajar pelo mundo.

Veja que coisa: desenvolvemos uma visão sobre o trabalho que é parecida com uma prisão a céu aberto.

  • “Alguém tem que pagar as contas”
  • “Preciso dar uma boa condição de vida pra minha família”
  • “Trabalho porque preciso, bom mesmo era ganhar dinheiro sem fazer nada”

Essas são frases comuns hoje em dia. Agora você entende porque as lotéricas formam filas enormes na Mega Sena da Virada, ou porque pirâmides financeiras como a Telexfree fazem tanto sucesso.

O trabalho é a sua contribuição para o mundo, é a melhor forma de mudar a sua vida e a vida das outras pessoas. É algo importante demais pra ser robótico e sem sentido.

A pergunta “por que você trabalha?” é bem simples, mas revela muito sobre como você vê a vida. Se a sua resposta é uma dessas acima ou se ainda não tem uma, pare por 5 minutos e pense a respeito.

Anote tudo o que vier à cabeça e escreva a sua resposta agora. Muitas coisas podem mudar ao longo do tempo, então não se preocupe em encontrar o texto perfeito. O importante é criar um ponto de partida.

Ter um propósito, um motivo pra levantar da cama todos os dias, faz toda a diferença. Experimente, e você vai ver.

Pergunta #2: Como você se imagina daqui a 3 anos?

Como você se imagina daqui a 3 anos?

Dá pra fazer muita coisa em 3 anos. Mas o tempo passa “voando” se você não planejar o quê vai fazer.

O que você espera da sua carreira daqui a 3 anos? Quer ocupar um cargo específico? Trabalhar em uma empresa que admira? Ou talvez mudar de área?

Não sei se você já percebeu, mas os profissionais de TI são especialistas em empurrar a vida com a barriga. Vivemos atolados em projetos, bugs e problemas, e adoramos a desculpa de que não temos tempo pra nada – nem pra pensar na própria carreira.

Tempo é uma questão de prioridade. – Murilo Gun

E como a área de TI costuma oferecer salários acima da média brasileira, é muito cômodo ficar no mesmo lugar, fazendo as mesmas coisas, dia após dia.

Veja bem, não estou dizendo que você deveria mudar de emprego a cada 6 meses. Quero que entenda que planejar a sua carreira é fundamental para ter um futuro mais tranquilo – ou melhor, é fundamental para ter um futuro.

Você deve conhecer pessoas com mais de 45 anos que se viram obrigadas a abrir um negócio próprio porque não conseguiram recolocação. Será que elas pensaram na fase final de suas carreiras? Empreender é sempre uma ótima opção, mas é bem melhor quando tudo acontece de forma planejada.

Se você nunca fez esse exercício, pare por mais 5 minutos e pense no que gostaria de fazer daqui a 3 anos. Se puder fazer isso todos os dias, melhor ainda. Depois de um tempo, vai ser impossível não projetar 10, 20 ou mais anos, você vai ficar curioso com o que vem pela frente.

Mentalizar o seu futuro é a melhor forma de manter o foco naquilo que importa.

Pergunta #3: Você se prepara para ser o que deseja?

Você se prepara para ser o que deseja?

Esse é o ponto onde a maioria erra. Não basta querer “ser”, você precisa se preparar. Antes mesmo de “ser”.

Já conheci muita gente que fez de tudo pra ocupar um cargo de gestão e, quando chegou lá, não sabia direito o que fazer. Alguns perderam o emprego depois de 2 meses.

Não fique esperando por cargos ou nomeações. Se o seu próximo objetivo é ser gerente, descubra que tipo de conhecimento um gerente precisa e estude. Estude e coloque em prática, todos os dias.

O mesmo vale pra quem escolhe a área técnica. Muitos param de estudar quando atingem certo patamar, achando que não precisam de mais conhecimento ou que podem correr atrás quando for necessário. Bobagem. E digo isso por experiência própria.

Eu pensava assim há alguns anos, e minha carreira estagnou. Coincidentemente (ou não), as coisas mudaram depois que voltei a estudar, e muitas oportunidades começaram a aparecer. Ou talvez eu estivesse tão despreparado que nem enxergava essas oportunidades. O que você acha? 🙂

Uma dica pra sair do lugar agora: faça uma pesquisa no Google sobre um dos temas que tem a ver com os seus objetivos, e selecione 3 conteúdos para estudar nesta semana. Podem ser artigos em texto, vídeos do YouTube, podcasts, sei lá, escolha o formato que te agrade mais. Pra estimular ainda mais, compre um livro e reserve 15 minutos do seu dia para a leitura.

A masterização gera resultados impossíveis de ignorar, e o caminho que você deseja vai se abrir naturalmente.

Conclusão

Pensar no futuro deveria ser algo natural, mas é triste ver que os profissionais de TI não dão muita atenção a isso.

Talvez pelo ritmo de vida maluco, talvez pelo comodismo de ter um salário acima da média nacional, ou talvez por puro relaxo mesmo. O fato é que algo tão importante não pode ser deixado de lado.

Se você seguiu as dicas deste artigo, deve ser capaz de responder a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” com a consciência de um adulto, e não com a ingenuidade de uma criança. Já tem ao menos uma idéia de qual é o seu propósito, uma visão de futuro e algum material pra começar a se preparar pra chegar lá.

Quando essas 3 coisas se combinam, a sua carreira dá um salto incrível. E esse é só o começo.

Gostou do artigo? Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião, adoro debater sobre esse tema. Críticas e sugestões sempre são bem vindas!

E se quiser mais dicas sobre carreira na área de TI, meus contatos estão mais abaixo, no área de perfil. Fique à vontade para me mandar uma mensagem, será um prazer falar com você.

Abraço!!

Autor

Professional Scrum Master I e apaixonado por programação. Fundador do Desenvolver Idéias, um projeto para ajudar os profissionais de TI a alcançar vôos mais altos em suas carreiras. Para saber mais, visite http://desenvolverideias.com e aproveite para baixar gratuitamente o ebook 10 hábitos simples para turbinar a performance do profissional de TI.

André Okazaki

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes