Carreira

Ξ Deixe um comentário

O mercado de TI para jovens talentos

publicado por Fabio Gomes Ferreira

 

jovens_talentos

O mercado de TI para jovens talentos

A palavra tecnologia vem do grego —tekhno— e designa todo o conhecimento voltado ao desenvolvimento de técnicas, métodos e ferramentas essenciais para a evolução da humanidade e sua sobrevivência.

A tecnologia é hoje uma das áreas mais desafiadoras para os jovens talentos e as escolhas por aquilo que vão desenvolver ao entrar para o mercado de trabalho, começam cada vez mais cedo. Por isso, precisamos analisar quais são as exigências para aqueles que vão ingressar nas carreiras ligadas à tecnologia da informação (TI).

O profissional de TI

Há muito, o profissional da área de TI deixou de ser sinônimo de alienado, aquele sujeito com problemas de relacionamento pessoal, vulgarmente conhecido como nerd. Há até um sitcom na TV “The Big Bang Theory”, que retrata bem o universo daqueles ligados em tecnologia, e acreditem, é um sucesso de audiência! Esse fato não é só mera questão de avaliação da popularidade da categoria, pois as empresas sofrem pela falta de profissionais capacitados. Poucos gostam de ter sua imagem associada à figura do nerd, entretanto, isso tem mudado com o tempo.

O nicho de Desenvolvimento de Software é crescente e não existe nenhuma indicação que isso irá diminuir nos próximos anos. Em virtude disso, a demanda por bons profissionais só tende a aumentar. A nossa sociedade vem se informatizando todos os dias. Todos os setores da economia têm aplicado a tecnologia de alguma forma, seja para apoio ou para o incremento dos negócios.

Com a popularização da computação no ambiente de trabalho, nas universidades e até mesmo nos lares mais humildes, as barreiras com relação à tecnologia e às profissões a ela ligadas felizmente têm diminuído gradativamente. Entretanto, se verificarmos o número de alunos que tem se formado ano após ano nos cursos de computação em relação às demais áreas do conhecimento, vemos que a demanda por profissionais de TI aumentará cada vez mais. TI não está nem mesmo entre as 10 áreas que mais formam profissionais no Brasil. Vide essa pesquisa de 2015 neste link.

Como saber se essa área é para você?

O profissional da área de tecnologia deve ser, antes de tudo, um empreendedor e entender como seu trabalho se encaixa nos objetivos da organização. Ele precisa aprender a desenvolver a curiosidade, somada a uma boa capacidade de concentração e ter seu foco na resolução de problemas com espírito inventivo e humildade.

O conhecimento técnico já não é diferencial competitivo porque isso é relativamente simples de se conseguir, seja por meio do fácil acesso à informação que hoje dispomos pela internet ou pelos cursos que a academia oferece. O que realmente importa é a capacidade do profissional em saber onde e como buscar esse conhecimento. Sites como UDemy oferecem cursos a preços altamente competitivos e um aluno interessado consegue, em pouco tempo e com algum esforço, adquirir conhecimentos avançados em quaisquer áreas em tecnologia, isso no conforto de seu lar.

Os novos desenvolvedores de software podem até mesmo escolher qual área de aplicação da indústria desejam trabalhar. Profissionais especialistas interessados por sistemas básicos ou de infraestrutura podem eleger empresas como a Nevoa Networks, voltada para soluções de Storage Definido por Software, gerenciamento e virtualização de armazenamento, ou podem optar por sistemas financeiros, sistemas de segurança, nuvem (cloud), WMS, ERP- Enterprise Resource Planning, ou ainda, trabalhar com foco em Web ou em sistemas mobile entre vários outros segmentos.

Para ter excelência, além das características como vontade de aprender, curiosidade e humildade, os novos profissionais devem ser inovadores. Muitas vezes, ele irá trabalhar com produtos baseados em conceitos já consagrados, mas precisará enxergá-los por um por um novo ângulo e aceitar os desafios propostos pelo ambiente de trabalho.

O profissional deve ainda estar atento para a área de qualidade de software. Deve ser minucioso na utilização de metodologias de testes. Questionar qual a sua participação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Não esquecer que a tecnologia está presente em todos os materiais que utilizamos diariamente, como: transporte,comunicação, roupas e calçados, remédios, alimentos, perfumes, lazer e nos esportes.

A esperança de cada empresa do setor de tecnologia é que os jovens se interessem ainda mais pela área e que no futuro, haja um bom contingente de boas cabeças pensantes trabalhando no setor. Ganham as empresas, ganham os profissionais e ganha o Brasil, que já está sendo reconhecido como um grande player de TI no mundo.

Autor

+22 anos de experiência profissional em empresas nacionais, multinacionais e centros de P&D. Analista de Sistemas, Gerente de Projetos (PMI/Scrum) e Arquiteto de Soluções em Cloud Computing certificado pela Amazon AWS. Sócio fundador da startup Nevoa Networks reconhecida pela pesquisa e inovação em armazenamento de dados virtual em nuvem pelo mercado de TI nacional e internacional. Desenvolveu a única plataforma nacional de Software-Defined-Storage, aplicada em projetos internacionais em mais de onze centros de P&D. Experimentado nas maiores mudanças ocorridas na área de TI nos últimos anos como o advento das redes locais, bancos de dados relacionais, redes TCP-IP (Internet) e atualmente a convergência de sistemas e infraestrutura para Cloud Computing.

Fabio Gomes Ferreira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes