Carreira

Ξ Deixe um comentário

Líder, o Mestre enxadrista

publicado por Flávio Almeida

Tabuleiro de xadrez

A pergunta a seguir pode parecer estranha ao título dessa conversa, mas logo vocês entenderão.

O que motiva um jovem atualmente no ambiente de trabalho?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida com “algumas palavras”: dinheiro, status, ascensão etc.

Mas,  analisando situações que acontecem em meu cotidiano profissional, a palavra que martela minha cabeça é comprometimento.

Talvez isso ocorra por conta da evolução da maneira como o cidadão é formado na sociedade de hoje.

Após analisar o comportamento das várias Equipes que liderei, pelas companhias que passei, e nas conversas com outros Líderes, percebi que a resposta sempre esteve presente.

Obviamente,  existem exceções, mas o que me deixa impressionado é que, mesmo em situações complicadas de mercado, vejo indivíduos que simplesmente não se preocupam em demonstrar o mínimo apego à atividade para a qual foi contratado.

Ora, então porque se candidataram e assumiram a posição? Não sabiam que teriam responsabilidades e arcariam com elas?

Não vejo coerência profissional em um indivíduo que  é desligado de uma companhia, mas  por conhecer o negócio, é recontratado pela mesma para integrar uma outra Equipe. Porém,  após um período,  é dispensado pelo mesmo motivo: a falta de comprometimento.

Que fique bem claro, precisamos dos jovens! Acima de tudo precisamos entendê-los, guiá-los e liderá-los, para que no futuro nos sucedam.

Saber detectar qual o papel de cada um no tabuleiro profissional e encaixar cada peça na sua casa é o principal papel de um Líder.

Como num jogo de xadrez, todos os movimentos devem ser friamente calculados, pois um passo em falso, carregado de emoção, custará uma posição estratégica e até mesmo o xeque-mate adverso.

Cabe sim a nós Líderes humanizar a situação (afinal somos de carne e osso), mas perceber que uma troca de função pode mudar esse cenário, além de aliviar a pressão e comprometer as pessoas de verdade é o verdadeiro pulo do gato.

Pense, reflita e principalmente comente o que você achou.

Abraços

Autor

Com pouco mais de 18 anos de experiência no mercado de TI, Flávio é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Pós-graduado em Tecnologia Web para Desenvolvedores, possuí MBA em Gestão Estratégica de Negócios e é Certified Scrum Master desde 2010. Considera-se um maníaco por TI e Web. É Especialista em Liderar Equipes Interdisciplinares e Projetos. Tem verdadeiro amor por música e esportes. É Faixa Preta 2º Grau de Kung Fu e tem um único vicio, sua Famiglia!

Flávio Almeida

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes