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Virei líder de TI, e agora?

publicado por Vinicius Ribeiro

Figura - Virei líder de TI, e agora?Ser contratado e iniciar um novo trabalho de liderança na TI pode ser um momento gratificante e especial na sua vida. No entanto, ele também pode levar ao fracasso caso você não tenha metas e planejamento.

Ao realizar a transição da área operacional para gestão, apesar de motivador, você encontrará muitas dificuldades como a tensão em construir uma primeira impressão positiva e dar andamento aos seus projetos.

Um terreno desconhecido

Um novo papel, agora de liderança, especialmente se for em uma empresa diferente, pode ser um momento estressante em sua vida. Você está entrando em um mundo desconhecido, onde tudo é diferente: as pessoas, a cultura e os desafios. Mesmo que as tecnologias e o segmento sejam conhecidos por você.

E durante este tempo você está na alça de mira: o seu novo gestor estará observando seu desempenho e resultados. Os membros da sua nova equipe estão fazendo julgamentos sobre suas habilidades de liderança. Seus parceiros de negócios e outros stakeholders estão esperando que você tenha as soluções para os problemas conhecidos.

No entanto, é fundamental que você passe a melhor impressão imediatamente. Estes primeiros meses podem moldar o seu sucesso na empresa, e pode ter um impacto duradouro sobre a sua carreira.

Um dos grandes erros de novos líderes de TI é que logo no primeiro dia no novo emprego ele é rapidamente sugado para apagar incêndios como lidar com problemas técnicos crônicas ou gestão de problemas de desempenho pessoas. Além do processo de transição, você precisa virar a chave de técnico para gestor, o que no início é muito difícil.

Você precisa de um planejamento

Michael Watkins, autor do livro “Os primeiros 90 dias” diz que líderes, independentemente do seu nível, são mais vulneráveis ​​em seus primeiros meses em uma nova posição. Eles não têm conhecimento detalhado dos desafios que irão enfrentar e que vai demorar para ter sucesso em encontrá-los.

Então, o que se precisa existir em seu planejamento nos primeiros 90 dias?

Abaixo estão desafios importantes que você pode concentrar-se durante os seus primeiros 90 dias:

Defina metas: ter metas motiva, desafia e ensina. Bater metas é um dos requisitos para a boa liderança, mas é importante ser realista, portanto avalie a situação friamente e reconheça quais objetivos são possíveis e quais são difíceis demais.

Aprenda com os seus erros: falhas não são raras quando um profissional assume uma nova função. O mais importante é manter o foco no aprendizado para desenvolver e conquistar bons resultados. Isso compensará a fase de amadurecimento.

Ouvir: realize entrevistas em toda a sua esfera de influência. Documento e valide essas informações. Certifique-se de reconhecer o lado positivo e identifique pontos de melhoria.

Espírito de equipe: conheça a sua equipe e crie um bom ambiente de trabalho, ela será peça fundamental no seu sucesso, ou no seu fracasso caso você não tenha a confiança dela.

Feedback: peça feedback construtivo do seu superior imediato, parceiros de negócios e outras partes interessadas. Esse feedback vai ajudá-lo a identificar seus pontos fortes e fracos, para que você possa fazer os ajustes necessários.

Sponsor: você não pode caminhar sozinho. Você precisa de apoio e orientação de pessoas que estão a sua volta. Um lugar para começar é pesquisar dentro da sua empresa quem poderia patrocinar seus projetos e suas ideias de melhoria.

Comunicação: tão importante quanto a criação de um novo serviço é a comunicação com as partes interessadas, não deixe para realizar uma manutenção na internet no dia que sua empresa precisar participar de um pregão on-line. Mantenha sempre as partes interessadas cientes dos seus passos.

Facilitar o negócio da empresa: lembra-se, TI deve ser sempre a facilitadora do negócio. Procure sempre melhorias em pontos que possam afetar o negócio da empresa.

Enfim, se você foi escolhido, significa que você vem se destacando na sua área de atuação e tem tudo para ser um excelente líder. Nessa nova fase não esqueça que liderar não é impor, e sim despertar nos outros a vontade de fazer.

E você? Começou um novo trabalho de liderança na TI, quais outros conselhos você teria para uma liderança de sucesso para quem irá iniciar esse desafio?

[Crédito da Imagem: Líder – ShutterStock]

Autor

Pai da Maria Fernanda. Graduado em Redes de Computadores, MBA em Gestão de Projetos e cursando CBA em Gestão de TI e Engenharia de Redes. Certificado MCSE Security, MCSA, MCTS e ITIL V3. Mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação com vivência em gerenciamento, implantação e soluções em projetos internacionais e multinacionais. •• Linkedin: br.linkedin.com/in/viniciusribeiro1 ••

Vinicius Ribeiro

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