Carreira

Ξ Deixe um comentário

Qual o papel de um líder?

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - Qual o papel de um líder?Para atingir novos degraus em sua carreira, o desenvolvimento de habilidades como liderança, capacidade de trabalho em equipe e gerenciamento do tempo são essenciais. Se você aspira tornar-se um empreendedor ou um CEO de uma grande empresa, deve definir suas metas e trabalhar ativamente para tornar-se um líder forte. Vou citar aqui alguns passos que, creio eu, podem ajudar você a começar no caminho para o sucesso:

Habilidades de Liderança incluem transformar o mal em bem, sempre analisar as coisas de forma positiva, ou seja, aprenda com seus fracassos: Grandes líderes aprendem com seus erros. Analisar o que deu errado em uma operação é uma forma testada e comprovada que ajuda a impedir que o erro ocorra no futuro. Não procure culpados, procure soluções.

Responsabilidade e aceitação: Líderes devem dar aos outros o devido crédito por sucessos e assumir a responsabilidade por suas próprias falhas e fracassos e pelos fracassos da sua equipe.

Líderes ajudam os outros a crescerem: O desenvolvimento de uma nova geração de líderes é essencial para o seu sucesso. Você não pode ser promovido se não há ninguém para tomar seu lugar. Por isso não tenha medo de delegar responsabilidades e ensinar seus sucessores. Abrir mão do controle é um sinal de um líder confiante e competente.

Mostre o caminho: Atingir os objetivos de negócio exige muito trabalho e colaboração. 00 Equipes inspiradas pintam uma imagem clara do sucesso para a empresa e também para cada colaborador. É preciso tempo e energia para aprender o que motiva cada pessoa, mas isso é o que os verdadeiros líderes fazem.

Respeito não se ganha com palavras, mas se conquista através de ações. Conseguir respeito é uma habilidade de liderança.

Seja confiável: Muitas pessoas têm problemas para confiar em outros colaboradores. Seja honesto e transparente e mantenha sempre sua palavra.

Seja autêntico: Se possível, tente ficar em contato com seu “eu” interior. Reconheça seus talentos e as suas deficiências. Este pode ser um caminho importante para a autenticidade. Quando você está ciente de seus pontos fortes e fracos, e quando você reconhece o que você não sabe, as pessoas estão mais propensas a oferecer ajuda. Não tenha medo de pedir ajuda aos seus colaboradores. Não tenha medo de dizer que não sabe. Admitir que não sabe é o primeiro passo para a aprendizagem. Se você achar que sabe tudo, nunca lhe ensinarão nada.

Os líderes são comunicadores eficazes: Não tenha medo de fazer perguntas, falar abertamente e honestamente, e elogiar quando for necessário.

Colabore: A maioria das empresas contam com equipes de pessoas que colaboram para um objetivo comum. Bons líderes não só fornecem orientação e apoio, mas estão dispostos a contribuir e ajudar. Sabem como extrair o melhor dos membros da equipe e fazê-los sentirem-se valorizados. Valorizar um colaborador é fazê-lo sentir-se parte do sucesso da empresa e trabalhar ainda mais por esse sucesso.

Muitos grandes líderes tem um ar de confiança, tomam decisões rapidamente e não tem medo do risco. Se você está impedido pela dúvida ou sentimentos de inadequação, tome medidas para construir a sua confiança, o que pode trazer mais controle sobre sua carreira.

Atividades extracurriculares: Atividades externas podem ajudar a melhorar as relações de trabalho. Faz com que as pessoas vejam um ser humano real, ao contrário de uma figura de autoridade, e pode permitir que você realmente conheça e entenda seus colegas de trabalho.

Estude sempre: Um líder está constantemente aprendendo coisas novas e compartilhando seu conhecimento com seus colaboradores.

Recomendação de vídeo: “A arte de liderar”, do professor Mário Sérgio Cortella.

“A um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira”

– Mario Sergio Cortella

[Crédito da imagem: Líder – ShutterStock]

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes