Desenvolvimento

Ξ 2 comentários

A importância dos requisitos nos projetos de desenvolvimento de software

publicado por Alinne Moraes

Figura - A importância dos requisitos nos projetos de desenvolvimento de softwareHá alguns anos atrás eu iniciava a carreira SAP na área de melhorias/projetos, e todo início nem sempre é fácil, não é verdade?

Passei por muitas situações nos projetos em que participava e resolvi transformá-las em um artigo. Acredito que muitos analistas passam por esta situação no seu cotidiano.

O desenvolvimento de software envolve muitas etapas e atividades, seja ela através de metodologia tradicional, ágil ou qualquer outra, mas que no final possuem o mesmo objetivo: Entregar funcionalidade ao cliente no prazo esperado e dentro do custo planejado.

Ao levantamento de requisitos estão relacionados os principais problemas durante o desenvolvimento do software.
Para que os objetivos sejam então atingidos, deve ser tudo muito bem planejado, elaborado e desenvolvido, como dito anteriormente independente da metodologia escolhida. No entanto, a análise de requisitos é a base de um projeto de software, identificando, quantificando e priorizando-os, pois será todo o alicerce para um projeto bem sucedido, ou não.

Havia somente lido até então mas nunca estive envolvida nas situações que os livros do PMBOK ressaltavam da importância do alinhamento entre a TI e o negócio. É muito verdade isto e devemos estar atentos sempre ao que o cliente espera, que vai muito além das linhas de códigos implementadas. Requisitos mal definidos é uma grande ameaça para o sucesso de um projeto, imagine um requisito que ao menos foi mapeado durante o levantamento inicial, isto pode comprometer de maneira catastrófica todo o prazo e custo planejado para todo o projeto. Comunicar ao cliente que a funcionalidade desejada irá cumprir apenas 50% ou 80% não é o que ele espera pois não haverá valor agregado, causará atrasos nos cronogramas, re-trabalhos, custos maiores que exigirá um maior investimento que necessita muitas vezes de várias aprovações gerenciais justificando tal necessidade e principalmente a insatisfação do cliente diante do que lhe foi ou será entregue o que também pode acarretar o cancelamento do projeto durante sua execução. O envolvimento de todas as partes interessadas durante a elaboração dos requisitos é muito importante, quando todos possuem o mesmo entendimento do que é esperado e o que o sistema deve ou não fazer a probabilidade de falhas ou gaps não mapeados é bem menor.

Um processo de desenvolvimento somente finaliza quando o cliente o produto e está satisfeito com o que fora implementado.Deste modo,quanto menor for a divergência em relação às necessidades do usuário, maior é a probabilidade do sucesso e menor desgaste no decorrer do projeto.

[Crédito da Imagem: Desenvolvimento de Software – ShutterStock]

Artigos Relacionados

Autor

Graduada em Gestão de TI no Instituto INFNET, estudante da língua Inglesa, Analista funcional SAP, apaixonada por tecnologia e que gosta de escrever sempre que tenho tempo.

Alinne Moraes

Comentários

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter