As atividades de controle de qualidade se concentram na identificação de defeitos em produtos. Essas atividades começam no inicio do processo de desenvolvimento do software, com a revisão dos requisitos, e continuam até que o teste aplicado esteja completo e o sistema estaja implantado. É possível ter controle de qualidade sem garantia de qualidade. (BASTOS, Aderson et al., 2007)
Com forme (BASTOS, Aderson et al., 2007) as informações a seguir ajudam a diferenciar controle de qualidade e garantia de qualidade:
O controle de qualidade:
A garantia de qualidade
Um sistema de software é considerado portador de boa qualidade quando atinge níveis adequados de confiabilidade na realização de suas funcionalidade e para isso, deve atender às categorias da qualidade. (ISSO/IEC 9126-1)
O controle de qualidade é feito através de uma série de inspeções, revisões e testes, usados através do ciclo de desenvolvimento para garantir que cada trabalho produzido está de acordo com sua especificação/requerimento. (BASTOS, Aderson et al., 2007)
Portanto, o controle de qualidade é parte do processo de desenvolvimento e, como é um processo de feedback, ele é essencial para minimizar os defeitos produzidos.
De acordo com (KOSCIANSKI, André, SOARES, Michel dos Santos, 2007), existem dois tipos de custos associados com a qualidade de um software: os custos de investimento e os prejuízos.
Os custos de investimento representam os recursos que são alocados para o sistema da qualidade e abrangem:
Os prejuízos advindos da falta de qualidade do produto são ilustrados por:
O custo de qualidade inclui todos os gastos financeiros relacionados às atividades de qualidade, os quais podem ser divididos em: custos de prevenção, custos de avaliação e custos de falhas. (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011)
Conforme (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de prevenção incluem:
Conforme (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de avaliação incluem:
Os custos de falhas poderiam desaparecer se nenhum defeito ocorresse antes da entrega do produto para o cliente. Os custos de falhas podem ser divididos em: custos de falhas internas e custos de falhas externas. (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011)
Segundo (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de falhas internas incluem:
Segundo (BUENO, Cassiane de Fátima dos Santos; CAMPELO,Gustavo Bueno, 2011) os custos de falhas externas incluem:
A administração qualidade busca reduzir ambos os custos. O problema consiste em realizar o investimento ótimo, que garante o mínimo de problemas resultantes por falhas de qualidade do produto. (KOSCIANSKI, André, SOARES, Michel dos Santos, 2007)
Segundo (KOSCIANSKI, André, SOARES, Michel dos Santos, 2007), a esse respeito, exemplo de decisões que devem ser tomadas por gerentes são especificar o tempo em atividades de teste e revisão de um produto, ou os valores a serem alocados para treinamento de pessoal.
[Crédito da Imagem: Qualidade – ShutterStock]
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