Open Source

Ξ 5 comentários

Primeiros passos com Zabbix

publicado por Jorge Pretel

Figura - Conheça o Zabbix, software para ambientes de monitoramento de TI

Utilize o CUPOM “tiespecialistas” e tenha desconto no curso online de monitoramento de ambientes de TI com Zabbix. Abra novas portas em sua carreira: Clique aqui e saiba como.

Olá,

Muita gente me pergunta quais são os primeiros passos para monitorar com Zabbix, como começar?

Pois, vamos lá!

Na minha opinião, de instrutor e consultor Zabbix, tenho adquirido muitas experiências e visto muitas pessoas errarem em alguns aspectos!

Passo 01:

Antes de você começar a mexer com Zabbix, seja ele para oferecer para seus clientes ou para monitorar o ambiente em que você trabalha, você precisar realmente entender qual o objetivo de usar o software.

Seja ele, ser proativo, dados de monitoramento, tendências, enfim, o objetivo para o qual utilizar o Zabbix é MUITO importante.

Passo 02:

Depois que você já definiu no papel quais são seus objetivos com Zabbix e já viu que o Zabbix é realmente capaz de atender todas as suas necessidades é necessário que você entenda alguns conceitos antes mesmo de começar a pensar em colocar o Zabbix em produção, utilize um Zabbix em homologação para executar os testes e realizar esses passos. 

  • SNMP Versão 1,2,3
  • MIB
  • Agente Passivo e Ativo
  • Zabbix Proxy
  • Triggers
  • Host
  • Template
  • Itens

Passo 03:

Após os conceitos serem entendidos e feito alguns testes no Zabbix de homologação, é necessário mapear todos os equipamentos e itens que você quer monitorar nele.

WHAT? Como assim Jorge? Você está me pedindo para pegar todos equipamentos que eu quero monitorar no meu ambiente? SIM!

Também está me pedindo todos os itens que eu quero dele? SIM!

Mas, porque?

Simples! Muita gente não sabe quais equipamentos vão monitorar, muito menos quais itens vão coletar, principalmente quando vai executar o projeto para um cliente, acaba que todo projeto fica perdido e ninguém sabe o que está acontecendo, se perde e nunca termina.

É necessário listar todos equipamentos e PRINCIPALMENTE, ITENS, como por exemplo:

Servidor XYY – Serviço de Impressão

Switch CISCO – Temperatura

Dessa forma, você terá algo totalmente organizado e saberá por onde começar e finalizar.

Passo 04:

Depois que você já coletou todos os equipamentos e itens que você deseja monitorar, vamos configurar as Triggers, mas porque?

Muita vezes não configuramos exatamente com a real necessidade do cliente e começa a dar falso/positivo o que acaba sujando o monitoramento.

Então, defina no papel limites de suas Triggers para cada ITEM.

Passo 05: 

Depois que os HOSTS estão cadastrados, os itens estão criados e as Triggers devidamente configurada, vamos configurar as ações para envio de e-mail ou restart de serviço, de modo que você pode trabalhar com escalonamento e falar que se durante 10 minutos um serviço está off-line, se passar 01 hora automaticamente o Zabbix irá reiniciar.

  • Usuários ou Grupos que vão receber a ação;
  • Qual Ação?
  • Tem escalonamento?
  • Existe exeções para triggers reconhecidas?

Bom, espero que tenha gostado!

05 passos para você iniciar o monitoramento de forma CORRETA e não se perder no seu cliente, empresa ou projeto!

Grande Abraço e até a próxima!

Autor

Fundador da JLCP Treinamentos, especialista em produtos Microsoft, Amazon e Zabbix com diversas certificações técnicas, atuou em grandes consultorias como responsável por projetos e resolução de incidentes Microsoft, AWS e Zabbix. Articulista no Tech Net Wiki, Cooperati, profissionaisti, também atuou em elaboração de questões para cursos do Microsoft Virtual Academy.

Jorge Pretel

Comentários

5 Comments

  • Olá Jorge,

    Você aconselha instalar o Zabbix em um ambiente totalmente windows?

    Obrigado!

    • Alex,

      Zabbix Server só funciona em ambiente Linux!

    • Sim vc pode Monitorar seu Ambiente Microsoft Através do Zabbix

  • […] segundo passo, conforme Jorge Pretel escreveu para o TI Especialistas, é compreender os conceitos por trás da ferramenta, e entender como eles podem contribuir para o […]

  • […] segundo paso, como escribió Jorge Pretel para TI Especialistas, es comprender los conceptos detrás de la herramienta, y entender cómo pueden contribuir al […]

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes