E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

Na Black Friday tome cuidado com as fraudes!

publicado por Mateus Rosa

Figura - Na Black Friday tome cuidado com as fraudes!Estamos próximos de mais uma edição da Black Friday no Brasil, pesquisas apontam que mais da metade da população brasileira já acessa a internet regularmente. Propiciando um cenário macro ambiental para o dia.

A importante data americana que acontece na última sexta-feira de novembro, depois do feriado de ação de graças e é esperada ansiosamente pelos comerciantes brasileiros. Comprar durante o Black Friday é uma ótima opção para os consumidores que querem economizar com os presentes de Natal.

Mas para que a data seja um sucesso, é importante que os empresários se preparem adequadamente para atender à grande demanda e principalmente apresentem ótimos preços. Porém, um cuidado importante para o sucesso do dia é com relação as Fraudes.

Fraudes são um dos principais temores dos empresários que possuem um E-commerce.

Apesar do aumento significativo de lojas virtuais nos últimos anos no Brasil e o reforço de sistemas especializados na segurança das transações online, ainda existem muitas pessoas agindo de má-fé, que tentam fraudar as compras. Por isso, um cuidado importante ao implantar um e-commerce é contar com um sistema antifraude.

As fraudes são classificadas em três tipos: Amigável, Afetiva e Auto fraude.

  1. Amigável: Acontece quando uma pessoa conhecida do dono do cartão faz uma compra sem seu consentimento. Quando a fatura chega, a compra não é de conhecimento do dono, que imediatamente a cancela.
  2. Efetiva: Ocorre quando os dados do cartão são utilizados por criminosos. Nesses casos, a entrega da mercadoria é realizada no endereço do fraudador. Portanto, como no primeiro caso, o titular recebe a fatura do cartão e não reconhece a compra, fazendo assim seu cancelamento.
  3. Auto fraude: Acontece quando o próprio dono do cartão age de má-fé, fazendo uma compra e depois pedindo seu estorno, como se não a reconhecesse.

A partir dessas situações, proteger seu negócio contra esse tipo de ação fraudulenta exige empenho e, muitas vezes, a ajuda de profissionais capacitados.

O primeiro passo para tornar seu site um local seguro é utilizar ferramentas específicas de segurança como certificados digitais de servidor, que garantem a proteção das informações inseridas pelo usuário.

[Crédito da Imagem: Fraudes – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes