Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Plano de continuidade Sharepoint Online (Backup e Auditoria)

publicado por Fabio Pereira da Silva

BACKUP

SharePoint-logo-square-1

O Sharepoint Online tem os 3 recursos com algumas ressalvas para o plano de continuidade.

Várias empresas adotam políticas de segurança e políticas de backup com extensões de tempo maiores que o Sharepoint Online oferece , mas eu irei explanar o funcionamento de plano de continuidade de negócio que a sua empresas pode usar com Sharepoint Online:

Este são dados oficiais.

O Sharepoint Online ele “versiona” o documento 4 vezes, semanalmente.

Se você tem um documento você pode por si mesmo retornar ele de 4 semanas atrás, ou seja,1 mês.

E ainda tem 14 dias de backup fora estes 30 dias.

Se eu deletei além de conseguir por si só retornar em 30 dias eu ainda posso por suporte retornar 14 dias. Total de 44 dias, semelhante ao Exchange Online.

A cópia dos dados “backupeadas” a cada 12 horas.

SharePoint Online:
  • Data Backup
    Serviços de proteção de dados são fornecidos para evitar a perda de dados do SharePoint Online. Cópias de segurança são realizadas a cada 12 horas e mantido durante 14 dias. Note que este descreve os serviços de backup de dados como os oferecidos quando o SharePoint Online é geralmente disponíveis. (Nota mesma informação a partir de cima)
Observe também: SharePoint Online estabeleceu um RPO e RTO no caso de um desastre:
  • 1 hora RPO: Microsoft protege seus dados SharePoint Online e tem uma cópia do que os dados que é igual ou inferior a uma hora de idade.
  • 6 horas RTO: Organizações será capaz de retomar o serviço no prazo de 6 horas após a interrupção do serviço se um desastre incapacitar uma hospedagem de centro de dados.
Esta parte mencionada ainda é uma parte fora da parte de versionamento que o Sharepoint  Online diz.

Fonte: http://blogs.technet.com/b/uspartner_ts2team/archive/2011/12/16/office-365-backup-amp-recovery.aspx

 SEGURANÇA

Em questão de auditoria a ferramentas que se você tiver usando atualmente eu peço a gentileza que você pare de usar pois isso já vem nativo no Sharepoint online.

Cada vês que eu altero um documento mencionado acima ele mostra quem alterou o documento.

Ainda temos o RMS ativo para quem tem o plano E3 e também que qualquer alteração em um documento ele pode enviar um e-mail para o proprietário do documento.

Este link do site oficial mostra a auditoria: https://support.office.com/pt-br/article/Exibir-relat%C3%B3rios-de-log-de-auditoria-b37c5869-1b47-4a82-a30d-ea20070fe527?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR

Periodicamente você pode abrir uma chamado com o suporte do Office 365 e pode pedir uma cópia do banco de dados do Sharepoint Online e recriar um ambiente Idêntico com um Sharepoint 2013 Enterprise.

Mas isto é possível 1 vez por mês, eu fazia isto na empresa onde trabalhava. Só não tinha o ambiente de homologação para testar, mas sempre funcionava o SLA da Microsoft.

Eles disponibilizam um link para fazer o backup para baixar a base SQL. (O Sharepoint é totalmente baseado em SQL e AD).

Se for fazer um plano maior de backup sem utilizar os recursos acima temos 4 sites que oferecem backups para Sharepoint online.

A Ferramentas terceiras de mercado que realizam backup online automaticamente para o Sharepoint Online.

Não testei as ferramentas pois todas são pagas e relativamente caras.

A formas manuais de fazer o backup caso você queira realizar periodicamente.

Veja na imagem acima que você pode exportar para Excel e importar em outra Site Collection.

Como estou tratando de vários usuários e várias empresas na internet a grande maioria realiza backup com os recursos comprados e os extras de forma mais barata eu abordei plano mais barato.

Outra forma de plano de continuidade segue abaixo com desenho arquitetado:

Temos 2 planos de continuidade:

Primeiro plano:

Sincronizamos dos dados do Sharepoint em um servidor com volume no Storage ambiente onpremissess, o Servidor sincroniza os dados do Sharepoint Online e o seu software de backup faz o papel de backup local.

FUNCIONA? Funciona.

Qual o gargalo? Link de internet

Mas funciona!!!

Segundo Plano:


O mesmo cenário acima, mas seria de Office 365 para Azure ou outra nuvem de seu gosto como S3 da Amazon.
Sincronizamos dos dados do Sharepoint em um servidor Azure com volume no BLOBStorage, o Servidor sincroniza os dados do Sharepoint Online e o Software de backup faz o papel de backup no Azure.

Lembrando que para cenário de auditoria a Microsoft tem todas certificações possíveis para auditoria.

OBS: em relação a auditoria a Microsoft já tem todas certificações necessárias.

Perguntas!!! Na pratica funciona Fabio? Funciona sim porque eu testei todos estes ambientes.

Lembrando que não abordei ferramentas que fazem backup direto com API para Sharepoint Online.

Em um próximo post abordarei.

Espero que gostem

Valeu.

Autor

MVP Microsoft Azure - Profissional apaixonado por técnolgia. Perfil generalista mas com profundo conhecimento em varias tecnologias. Mais de 10 anos de skill em ambientes Linux Analista Senior realizando trabalhos: Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Comunicação unificada Lync 2013, Sharepoint 2013, Exchange 2013, Vmware e Windows 2012 preparado para nuvem, hibrida e on-premisses. Implantação de comunicação unificada e mensageria Lync 2013 e Exchange 2013 na empresa Penso Tecnologia. Itcore Consultor Senior em todas soluções Microsoft e Virtualização. Consultor Microsoft e Linux Senior De Julho de 2012 a Março de 2013 Consultor Microsoft e Linux Senior De Maio de 2012 a Setembro de 2012 Tecban (Técnologia Bancaria) Auditor de Sistemas Pleno Março de 2012 a Maio de 2012 Analista de TI Senior Março de 2011 a Março de 2012 Analista de infra-estrutura de redes e desenvolvimento Maio 2007 a Março de 2011 Analista de Redes Março de 2005 a Maio de 2007 Integradora THS Área de Suporte CPD Janeiro de 2004 a Janeiro de 2005 Especializações: Certificado Microsoft Windows 2003, Certificado Zimbra Network Edition, Certificado Sonicwall. Especialização em Messageria Exchange 2007 e 2010.

Fabio Pereira da Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes