TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Novas tecnologias em ambientes corporativos

publicado por Sálvio Reis

Figura - Novas tecnologias em ambientes corporativosQuando se trata de ambientes de Tecnologia da Informação existem muitas exigências em relação aos processos adotados em um ambiente corporativo. O mercado não para de apresentar inovações tecnológicas e isso mantém o mercado na área aquecido mesmo em tempos de crise. Dentre as novidades mais eficientes destacam-se as soluções que visam economizar recursos e que facilitam processos dentro de um ambiente corporativo como um todo, isso torna viável um investimento inicial que resultará em uma possível economia em curto/médio prazo em áreas de infraestrutura (redes de dados e comunicações, bancos de dados, ativos, dentre outros) e médio/longo prazo na área de desenvolvimento de sistemas computacionais (desenvolvimento de softwares de automação comercial, websites, e-commerce, entre outros).

Novas soluções visam melhorar processos antigos ou não tão eficientes substituindo de forma integral ou parcial escopos até então funcionais, mas que podem ser melhorados quando se trata de tempo de execução de uma tarefa ou custo necessário para a realização da mesma. As novas tecnologias têm papel importante nesse sentido, através de novas descobertas embasadas em pesquisas detalhadas no comportamento operacional e aplicação de novas tendências de mercado, uma vez que busca aperfeiçoar conceitos com rígidos padrões de qualidade e ações politicamente corretas, tudo isso com mão de obra especializada e matéria prima adequada para suprir as necessidades do mercado consumidor.

Em contra partida às necessidades do mercado, acaba sendo imprescindível economizar, possivelmente virtualizando e consolidando servidores afim de diminuir o espaço físico alocado no datacenter ou infraestrutura utilizada para tal finalidade; utilizando serviços de dados em nuvens centralizando informações em um único local acessível a todos os dispositivos permitidos pela política de segurança, diminuindo consideravelmente duplicatas de arquivos e tempo de eventuais retrabalhos; terceirizando serviços como outsourcing de impressão entre outras ações que visam uma redução de custos em processos de Tecnologia da Informação sem comprometer o ambiente corporativo como um todo.

É verdade que nem sempre é possível aliar economia com as melhores práticas no ambiente de Tecnologia da Informação em ambientes corporativos, para isso temos sempre que tomar atitudes em relação a tomada de decisão visando a produtividade isso sem comprometer a escalabilidade do negócio como um todo. Há quem diga que o segredo do ambiente de Tecnologia da Informação funcional (visando os negócios) é a aplicação de soluções em perfeita sintonia entre economia e performance, e isso o mercado procura suprir muito bem já que as novas tendências da área de Tecnologia da Informação hoje em dia estão cada vez mais focadas em atender as necessidades do mercado consumidor. Fornecedores procuram se adequar buscando constantemente modelos de negócios mais inteligentes e eficientes, com isso novas empresas surgem a cada instante, oferecendo soluções para as mais diversas necessidades do negócio. O mercado se aquece e a cada dia nasce uma nova tecnologia capaz de nos levar além em um tempo ou custo abaixo do que realizado anteriormente. Cabe a cada administrador de ambiente de Tecnologia da Informação estar de olho no mercado e além disso se mostrar capacitado no que se refere a tomada de decisões para aplicar e identificar novas soluções sem comprometer a saúde financeira de sua corporação.

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

Autor

Sálvio Reis

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes