Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Criação de Software para Startups – Lançamento do Produto

publicado por André Almeida

Figura - Criação de Software para Startups – Lançamento do ProdutoChegamos ao final do processo de criação, nesta nona etapa vamos falar sobre a criação de software para startups – Lançamento do Produto

Após a etapa de testes e validações o aplicativo estará pronto para lançamento.

Conforme foi definido no plano de negócios (4º Passo), será necessária a abordagem ao público alvo para que tomem conhecimento da aplicação e interesse em efetuarem o download e instalação do mesmo.

Antes é necessário ainda que as contas de acesso as plataformas de divulgação e publicação, caso sejam aplicativos móveis (Google Play, App Store e Windows Store) sejam cadastradas e pagas (os custos de cada plataforma variam bastante) para que então o produto possa poder ser baixado pelos futuros utilizadores. Caso sejam aplicações WEB ou Desktop, os custos de estrutura, hospedagem, Hardware que já foram avaliados também no plano de negócios precisam estar corretamente configurados e prontos para utilização.

E por fim, a definição da forma de investir dinheiro em:

  • Como divulgar e efetivar campanhas de mídia/marketing (gratuitas ou não) para que as pessoas tomem conhecimento e interesse em baixar seu aplicativo?
  • Publicação e registros nos ambientes de download.
  • Disponibilização do aplicativo para download.
  • Estrutura de TI para que a aplicação possa ser utilizada por muitas pessoas (milhares, dezenas de milhares) tais como serviços de processamento e armazenamento em Nuvem, tráfego de dados para processamento de operações e estrutura de segurança de dados.

Essa etapa de lançamento normalmente demanda de algum tipo de investidor anjo ou recurso financeiro Bancário e também que um ou mais integrantes do projeto se dediquem integralmente a continuidade e finalização do projeto (SEBRAE, 2015).

Por isso reforço a importância do Plano de Negócios (4º Passo), pois uma vez que fora validado o projeto, estes recursos financeiros e tecnológicos podem ser tratados durante o desenvolvimento do aplicativo, para adiantar recursos, eliminar custos e possibilitar um retorno sobre o investimento (seja este de tempo ou de dinheiro) mais rapidamente.

Lançamento do Produto

O lançamento do produto pode também não ocorrer devido a diversos fatores como não financiamento, problemas com a equipe, mudanças não previstas no mercado, etc

Por isso a existência de algum investidor interessado em aplicar recursos no produto se torna bastante importante para que o projeto possa ter uma sustentação financeira (ou senão todos trabalham de graça) até que consiga evoluir em manter-se com recursos de receita próprios.

Daqui em diante, aquela idéia de produto, software, sonho e seja o que for, que leve meses e até anos para virar algo tangível finalmente tem uma forma, um uso e atenderá uma necessidade de alguém, é uma grande alegria quando chega este momento e o tão esperado produto / serviço pode de fato iniciar sua vida “pública”.

Estes 9 Passos podem ser aplicados tanto academicamente como profissionalmente, sendo que deve ser evoluído conforme cada projeto, mas o processo básico não sofre muita alteração.

Se for um projeto acadêmico, irá proporcionar todo o Know – How necessário para entendimento da elaboração e aplicação de todo um projeto e de como cada plataforma se comporta para lançamento e divulgação de produtos criados de forma independente.

Espero que esta série, que iniciou em Maio, se prolongou por alguns meses e até foi para em um Congresso Online ajude as pessoas que estão iniciando no ramo empreendedor seja com tecnologias, com gestão ou qualquer meio relacionado.

Abaixo, um Lembrete com os Links dos 9 passos para fácil consulta e uso:

1º Passo – Brainstorming

2º Passo – Métodos de Registro

3º Passo – Definição das Funcionalidadesº Passo – Definição das Funcionalidades

4º Passo – O Plano de Negócios

5º Passo – MVP

6º Passo – Entrevistas e Design

7º Passo – Do MVP para os Testes Reais

8º Passo – Validação Técnica

9 passos

FIM…

[Crédito da Imagem: Lançamento do Produto – ShutterStock]

Autor

André Luiz de Almeida. Atua a mais de 10 anos na área de tecnologia e Consultoria. Empreendedor, sonhador, leitor, estudante, amante das descobertas da vida.(Profissionais e pessoais) Iniciou muito cedo como curioso e com muita leitura sobre computadores e tecnologias do início dos anos 2000. Acredita que mesmo atualmente deve-se ler muito também. Formado em Sistemas de Informação (2011) e Pós-Graduado em Gerência de Projetos (2014). O Pensamento é de que podemos chegar mais longe trabalhando todos juntos por objetivos Iguais, em Colaboração e divisão de atividades. Nunca pára de estudar. A tecnologia e facilidades da internet e MOOCS possibilitam as pessoas estarem sempre atualizadas e aprendendo novas coisas. Hobbies: Viajar, Ciclismo, Motociclismo e Automobilismo. Contate no LinkedIn: http://bit.ly/andrepmgr

André Almeida

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes