Carreira

Ξ Deixe um comentário

Vagas TI: 5 dicas para encontrar uma saída para sua carreira

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Figura - Vagas TI: 5 dicas para encontrar uma saída para sua carreiraEm um determinado momento da carreira todos nos perguntamos se nossas decisões foram tomadas da forma correta. As vezes nos vemos em um beco sem saída, tentando encontrar uma forma de evoluir o mais rápido possível.

Já me deparei com este problema na minha carreira. Sempre busquei entregar o melhor, porém, claro, as vezes me senti desanimado com o futuro por não poder enxergar o que estava por vir. Você já se sentiu assim? Esse beco sem saída é comum a todos.

As dicas deste artigo me ajudaram a encontrar uma saída para a minha carreira e creio que poderão te ajudar também. Confira abaixo.

Vagas para TI: os desafios são sempre os mesmos?

Procurar emprego toda vez que ficamos entediados com o que fazemos é como mudar o tempero de uma comida que não está boa. O problema não é o tempero, mas sim a comida. Concorda?

Quando você vê uma mosca no prato de sopa, você coloca tempero pra ver se a sopa melhora? Não. Quando isso ocorre a primeira reação é pedir para que o prato seja imediatamente trocado.

Quando falamos de carreira, por incrível que pareça, as pessoas normalmente fazem o contrário. A busca por vagas de TI as vezes nos trazem os mesmos desafios que com o tempo terão o mesmo efeito em nós: desânimo generalizado.

A saída nestes casos é trocar a forma pela qual enfrentamos nossos desafios, afinal, o stress é gerado a partir do momento em que não queremos enfrentar algum problema que está na nossa frente para ser solucionado.

A reflexão neste momento é muito valiosa. Pergunte-se: procuro uma vaga pra TI que realmente me traga desafios novos ou busco mais do mesmo?

Profissional TI: A excelência da adaptação ao ambiente

Os profissionais mais versáteis podem ser encontrados no mercado de tecnologia. O senso de adaptação em virtude da velocidade pela qual as coisas acontecem é muito grande. Então, porque pensar que não há saída para sua carreira?

A sensação de não ter saída para sua carreira (em termos de evolução profissional) pode ser apenas a falta de planejamento e flexibilidade. Afinal, grande parte dos profissionais de TI são bons em seguir regras. Para olhar as coisas de outro prisma precisamos, as vezes, quebrar nossas próprias regras.

Coaching: As novas fronteiras

Para quem não vê saída, um processo de Coaching pode ajudar muito. Em determinado momento da minha carreira tive ajuda de uma Coach que além de me ajudar a superar uma depressão, me ajudou a encontrar um caminho para minha carreira.

Caso você ache que não é o momento de um processo de Coaching, OK. Seguem abaixo algumas dicas que podem te ajudar a orientar suas decisões de uma forma geral:

  1. Conheça seus valores pessoais
    O lugar para começar a encontrar saídas para a sua carreira é você mesmo. Os valores dirigem nossas decisões, sejam elas positivas ou negativas. Quanto mais sua carreira for alinhada aos seus valores, menos você vai se deparar com o sentimento de vazio e de estar num beco sem saída.
  2. Utilize seus poderes especiais
    O lugar para começar a encontrar saídas para a sua carreira é você mesmo. Os valores dirigem nossas decisões, sejam elas positivas ou negativas. Quanto mais sua carreira for alinhada aos seus valores, menos você vai se deparar com o sentimento de vazio e de estar num beco sem saída.
  3. Tenha um plano
    Uma vez que você já tenha um nível de autoconhecimento legal, parta para o planejamento. Se sua carreira atual não te agrada, OK. Sinta-se melhor pois você deu um grande passo para a realização pessoal e profissional (muitos não tem coragem de chegar até este ponto). Procure carreiras que se alinhem, de fato, ao que você gosta de fazer e aos seus valores principais.
  4. Permaneça flexível
    Certamente você, como profissional de TI, poderá trabalhar em diversas áreas do mundo de tecnologia. Caso você ainda não tenha encontrado seu nicho, faça testes planejados. Aposto que você consegue facilmente propor a si mesmo alguns projetos em paralelo com o seu trabalho atual. Projetos pequenos podem trazer resultados grandiosos em termos de descoberta profissional.Você é uma pessoa de Segurança da Informação? Tente desenvolver códigos. Mexe com redes? Que tal uma passada pela administração de sistemas operacionais? É de Banco de Dados? Porque não gerenciar um projeto? Entende?
  5. Networking
    O bom e velho networking. Ele pode nos colocar em ótima condição se feito corretamente.Você é a média das 5 pessoas com quem você anda. Olhe para os lados. Você faz bem o networking? Caso não, comece dando um tapa no seu perfil do LinkedIn.

Espero que estas dicas o ajudem a encontrar seu caminho profissional, ou pelo menos que te apoiem em algum momento relacionado à sua carreira.

Estar bem informado é essencial para conseguir destaque na carreira. Cadastre-se no nosso site e receba (antes de todo mundo) os artigos e dicas que são publicados aqui!

Good vibes a todos!

[Crédito da Imagem: Vagas TI – ShutterStock]

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes