O Comércio eletrônico no Brasil é um setor que definitivamente, não entrou na lista da crise, tenho observado diversas pesquisas e dados estatísticos, que comprovam está afirmação, e ainda espera-se um fechamento de 2015 promissor. Em meio à instabilidade econômica que enfrentamos no Brasil, este setor continua crescendo e causando grandes impactos no dia-a-dia da sociedade, possibilitando ao mundo dos negócios oportunidades interessantes para alavancar-se. E a boa notícia é que a internet é um poderoso canal de mídia e nos permite muitas formas para atrair e guiar o seu potencial cliente até o ato da compra. Porém, não há uma fórmula mágica para obter o resultado. É preciso disciplina e consistência nas estratégias de Marketing Digital.
Segundo o índice estatístico T-Inside, que mede o desempenho do comércio online no mundo, o Brasil tende a conquistar a quarta colocação no ranking mundial de vendas online, em 2015.
Possibilitando um mercado macro ambiente para as mais diversas ações de marketing entre elas, a exploração das Mídias Sociais. O Social Commerce – ou Comércio Social – é uma estratégia de marketing para comerciantes de e-commerce potencializar suas mídias sociais como um canal de vendas e relacionamento. Seu principal objetivo é criar uma experiência significativa com os e-consumidores de lojas virtuais e permitir que eles compartilhem suas compras online nas suas redes sociais com intuito de socializá-las com suas conexões. E para que essas ações sejam alcançadas é preciso adicionar na loja virtual as funções que permitem aos usuários comentarem e avaliarem as páginas com informações sobre a mercadoria. Além disso, com a inclusão dos botões como o “Like” e “share’’- do Facebook – outros usuários saberão o número de recomendações de tais produtos, servindo como uma avaliação para estimular novos compradores.
Dentro deste contexto, para implantar uma estratégia de Social Commerce é preciso ter uma boa visão de negócio eletrônico. Não pensar somente ‘no lucro final’, e sim na construção do relacionamento e experiência significativa com os clientes. O sucesso de um comércio eletrônico está atrelado diretamente ao cuidado e gerenciamento desta relação como parte integradora das estratégias da sua loja, que, quando bem administradas, aumentam a probabilidade dos produtos e serviços receberem avaliações positivas, influenciando novos clientes e fidelizando os atuais.
Pensando neste contexto, separei alguns pontos a serem observados para criar uma estratégia de Social Commerce.
Preocupe-se com vendas, mas também em criar um relacionamento significativo transformando seus seguidores em embaixadores da sua marca.
[Crédito da Imagem: A importância das mídias sociais para o e-commerce – ShutterStock]
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