Figua - Chegamos à era da privacidade, proteja a suaComeço este artigo dizendo que, “É preciso que todos leiam os termos e declarações de privacidade de todos os produtos que possam ser utilizados, em particular na Internet. 

Vivemos uma época em que o termo Privacidade é amplamente discutido, notícias sobre violação e invasão de privacidade estão se tornando comuns hoje em dia. Mas é preciso entender primeiro o que vem a ser Privacidade, porque ela é importante, e como isto pode afetar nosso dia a dia.

 O que vem a ser Privacidade?
Privacidade é derivado da palavra privado, segundo o dicionário Michaelis:

Privado: adj (part de privar) 1 Que se privou; desprovido, falto. 2 O que não é público ou não tem caráter público; particular, pessoal. 3 Interior, íntimo. Antôn (acepção 2): público. sm 1 Confidente. 2 Favorito, valido. 3 Áulico.”

Podemos entender que, tudo que possuo é somente “meu”, isto é privado, particular, é secreto, não contei ou compartilhei a ninguém. Portanto, o conjunto de coisas privadas que possuímos, leva o termo Privacidade.

Porque devo me preocupar com a minha Privacidade?
Sendo mais direto e específico, deixo aqui algumas reflexões:

Suas senhas de e-mails, de cartões de crédito, de contas bancárias, seus documentos pessoais e particulares, seus gostos, suas preferências, suas compras, seus objetos, sua vida íntima. 

São informações Públicas?

Qualquer um pode ter acesso?

Ou somente você quer ter este acesso?

O que acontece nos dias atuais é que todos os serviços que utilizamos na Internet, deve disponibilizar para o usuário, um termo de Política de privacidade ou uma Declaração de privacidade.

Como isto pode afetar você? 

É preciso que você leia esta política ou termo de privacidade, e depois reflita se está de acordo com ela. Muitas empresas sabem que as pessoas não leem este termo, e “podem tirar proveito” disso para inserir alguns abusos. Refiro-me a abusos, não como uma invasão a sua privacidade, afinal, em teoria, você leu a política ou declaração de privacidade, concordou, então a empresa está livre de processo de violação de privacidade.

A propósito, você já leu a Declaração de privacidade da Microsoft?

Sabia de sua existência?

Mas primeiro, deixo o link de um artigo para você entender como a sua Privacidade pode ficar explicita, caso aceite os termos de uso dos novos sistemas da Microsoft. Veja o que pesquisadores de sistemas descobriram ao utilizar o Windows 10. Eu insisto que você deva ler.

Bom, agora que você leu, pode ser que se assustou (eu sinceramente fiquei surpreso) um pouco com a quantidade de informações que você “conscientemente” entrega a Microsoft, afinal, se você está usando o Windows 10, você leu a declaração e concordou com isso!

Abaixo deixo o link direto da Declaração de Privacidade da Microsoft. Leia e conheça quais informações privadas você fornece a Microsoft ao usar seus sistemas. Novamente insisto, você deve ler e conhecer quais dados a empresa coleta sobre você, e o que ela faz com eles. Está em português bem claro.

Ultimas reflexões:

Está disposto a aceitar estes termos?

E se estas informações “caírem em mãos erradas”?

É comum hoje o uso de redes sociais, já leu a política de privacidade das redes sociais que utiliza?