Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cloud Computing. Virtualização na nuvem!

publicado por José Luiz Siesler Junior

Figura - Cloud Computing e Segurança. Como as coisas funcionam a 30 mil pés?

Cloud Computing. Virtualização na Nuvem! Este artigo tem como objetivo o entendimento do conceito de Cloud Computing.

Antes de falarmos de Cloud Computing, é necessário entender o conceito de virtualização.

Para Coelho, Calzavara e di Lucia, ” A virtualização consiste na emulação de ambientes isolados, capazes de rodar diferentes sistemas operacionais dentro de uma mesma máquina, aproveitando ao máximo a capacidade do hardware, que muitas vezes fica ociosa em determinados períodos do dia, da semana ou do mês.  Esse aproveitamento é maior devido à possibilidade de fornecer ambientes de execução independentes a diferentes usuários em um mesmo equipamento físico, concomitantemente.”

Como a virtualização permite o compartilhamento de recursos de um mesmo hardware para ambientes distintos, e podendo ser acessada locais diferentes, a virtualização pode ser encarada como uma tecnologia que permite o compartilhamento de recursos. Mas de que formas podemos compartilhar estes recursos?

Segundo Amaral, existem três tipos de virtualização:

  • Virtualização de Hardware: Este é o tipo mais comum de virtualização, onde vários sistemas operacionais compartilham recursos de um mesmo hardware fisico.
  • Virtualização da apresentação: Este ambiente permite que vários usuários acessem o mesmo sistema operacional ao mesmo tempo, sem que um interfira em outro. É parecido com o acesso remoto.
  • Virtualização de aplicativos: Este ambiente permite que vários usuários acessem o mesmo aplicativo se a necessidade de instalação física do aplicativo.

Conforme conceito apresentado pela wikipedia, “computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.”

Podemos então dizer, que a computação em nuvem, ou Cloud Computing é a virtualização de ambientes por uma rede ou pela internet.

Há três tipos principais de cloud:

  • Cloud Privado: É a virtualização de ambientes em uma rede privada, como por exemplo uma rede empresarial. Este tipo de cloud tem maior segurança, pois normalmente conta com proteções da rede interna.
  • Cloud Público: É a virtualização de ambientes pela internet. Este é o tipo mais comum de cloud, sobre o qual vemos anúncios todos os dias na internet. É um ambiente menos seguro do que o cloud privado.
  • Cloud Hibrido: É a virtualização de ambientes utilizando tanto uma rede interna quanto a internet.

Vantagens

A facilidade para alocar ou desalocar recursos físicos para os ambientes virtuais torna o Cloud Computing um modelo elástico, podendo alocar ou desalocar recursos para cada ambiente de acordo com a demanda.

O Cloud Computing pode ser aplicado de diversas formas por empresas, como por exemplo para a criação de diversos ambientes distintos de testes ou de desenvolvimento. Além de não precisarem se preocupar com a infraestrutura, pois esta é gerenciada pelo fornecedor do serviço de Cloud.

Desvantagens

O fato de não saber onde o servidor está fisicamente e a vulnerabilidade dos Clouds Públicos são os principais pontos negativos.

Virtualização

Há três principais ferramentas de virtualização disponíveis no mercado hoje e ambos dispõem de versão trial para testes.

O Cloud Computing é uma tendencia para empresas em que a Tecnologia da Informação não é o negócio, mas suporta o negócio. Nestes casos, há uma grande redução de custos com servidores físicos e equipes de infraestrutura para mantê-los.

Referencias Bibliográficas:

COELHO, Fabio de Azeredo; CALZAVARA, Gustavo Santos; DI LUCIA, Ricardo. Virtualização – VMWare e Xen. (http://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/virtualizacao/index.html).

AMARAL, Fabio Eduardo. O que é virtualização?. 2009. (http://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm).

Computação em nuvem. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem).

Autor

Bacharel em Administração de Empresas pela Unisal em 2004; Extensão em Gestão de TI pela FGV (EAD) em 2008; MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Metrocamp em 2015; linkedin: https://br.linkedin.com/in/joseluizsieslerjunior

José Luiz Siesler Junior

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes