Governança

Ξ Deixe um comentário

Agora é a vez dos processos de controle e auditoria

publicado por Maurício Veloso Schvartzman

Figura - Agora é a vez dos processos de controle e auditoriaA atual situação do Brasil demonstra claramente a ausência de processos voltados para controle e auditoria, todo esse momento prepara nosso país para um novo ciclo de atuação principalmente na área de Tecnologia da Informação, base principal para funcionamento e desenvolvimento de qualquer negócio.

Passamos um ciclo econômico difícil em todas as esferas, o mercado está receoso de entrar em novas apostas e grandes empresas brasileiras são acusadas de cometerem crimes de corrupção, tudo isso contribui para um olhar mais cuidadoso com os processos de controle e sistemas de auditoria. Todas as vezes que um país entra em recessão a maioria das organizações se veem obrigadas a demitirem, cortarem gastos e a pensar num novo planejamento estratégico. Se buscarmos em fundamentos teóricos veremos que a Informação é tida como o bem mais precioso de uma organização, e o impacto negativo poderia ser menor caso tivéssemos mais habilidade para trabalhar com as próprias informações. Imaginem que recentemente uma grande empresa observou que deixou de ganhar milhões de reais por não saber a melhor forma de investir seu capital. Naquele momento me veio à cabeça, será que não existia um sistema de informação capaz de analisar e processar dados que dessem a ele a informação desejada? Logo o meu questionamento foi respondido e a empresa tinha sim um sistema de informação para isso. Então ficou claro pra todos que os seus processos não eram maduros, afinal, um sistema de informação é reflexo da sua regra de negócio.

O exemplo mencionado mostra a real necessidade das empresas adotarem medidas que tragam benefícios às operações por elas executadas. Se essa empresa conseguisse controlar o trabalho realizado sobre as informações geradas pelo seu sistema computadorizado certamente investiria no local mais rentável.

Nesse momento a TI mais uma vez se apresenta como uma boa estratégia para arrojar seus processos. Ao iniciar essas conversas somos convidados a mergulhar no mundo das metodologias como ITIL, COBIT, Prince2, VAL IT, ISO 20.000 e PMBOK. Os benefícios são diversos, pensar em processo representa conhecer a sua operação por completo, enxergar seus principais pontos de forças e fraquezas e saber lidar com cada um deles. Em momentos de crise quem conhece o seu próprio bem sabe lidar melhor, talvez consiga absolver o baque inicial e busca a retomada com base no conhecimento adquirido.

Após as apurações de escândalos de corrupção, e no fim da recessão, os negócios serão regidos por controles pesados, operações serão analisadas minuciosamente por gestores, clientes, investidores e fornecedores.

A TI tem a responsabilidade de colocar a Informação em funcionamento, disponibilizá-la para quem é de direto no tempo necessário e da forma mais clara possível. Dessa forma é bom conhecermos o que essas metodologias têm a nos oferecer.

[Crédito da Imagem: Controle e Auditoria – ShutterStock]

Autor

Experiência na área de Tecnologia da Informação atuando como gestor de Serviços de TI. Conhecimentos em tecnologias para o gerenciamento de Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Projetos PMI, Modelagem de dados e Governança de Tecnologia da Informação. Capacidade de liderança (coordenação de equipe de Informática a mais de dois anos). Habilidades em Gestão de Tecnologia da Informação utilizando as melhores práticas ITIL, COBIT, ISO 20000 e ISO 27001. Habilidade na Gestão de Serviços de TI atuando com equipes multidisciplinares, forte atuação na análise e levantamento de dados para implantação de sistemas e novas metodologias na área de Tecnologia da Informação.

Maurício Veloso Schvartzman

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes