Inteligência Artificial

Ξ Deixe um comentário

A Inteligência Artificial está chegando?

publicado por Renato Luiz Cardoso

Recentemente assisti a um vídeo sobre o um pequeno Robô chamado Jibo. Para quem não viu:

Este pequeno dispositivo é fruto de pesquisas que levaram quase uma década pela professora e doutora Cynthia Breazeal, do M.I.T., que trabalhou no projeto Kizmet,muito famoso nos anos 90 (aparecia em diversos documentários do National Geografic) como um exemplo de avanço da robótica e da inteligência artificial.

Após trabalhar no projeto do Kizmet, a Dra. Cynthia Breazeal atuou no projeto do Robô Leonardo que mostrava grandes avanços na área de inteligência e reconhecimento de objetos. Reconhecer um objeto não é uma tarefa fácil para uma máquina, isso exige uma quantidade significativa de códigos de programação e somente na última década os processadores se tornaram sofisticados e rápidos o suficiente para tornar isso possível.

Com o avanço tecnológico e o baixo custo dos componentes, hoje é possível adquirir um robô como o NAO que consegue reconhecer e apanhar objetos, caminhar, obedecer algumas ordens e até mesmo desviar das pessoas. Ou ainda robôs que desempenham uma tarefa específica, como o Roomba, o aspirador de pó produzido pela iRobot.

Porém, diferente destes Robôs aspiradores, o que mais assusta no Jibo é a sua personalidade. Ele é definido pela Dr. Cynthia Breazeal como um robô social ou um robô “da família”. Observando seu funcionamento, temos a impressão que ele pode realmente nos compreender. É ficção científica virando realidade.

Ao assistir a propaganda e ler os comentários de quem teve contato com o robô Jibo lembrei-me do projeto russo conhecido como “2045 Initiative” que tem como objetivo criar uma integração cérebro-máquina até 2045. Financiado pelo milionário Dmitry Itskov, o projeto recrutou vários cientistas internacionais para criar o primeiro avatar (lembre-se do filme, não do anime).

De acordo com Dmitry Itskov, o primeiro avatar seria um robô controlado por um humano, que realizaria as tarefas do dia a dia. O segundo iria mais além, com uma integração diretamente com o cérebro. Em uma terceira etapa, o cérebro seria transferido para o robô e por fim, a mente humana e sua consciência seriam transferidas para uma máquina ou para uma realidade virtual.

Não acredita?  Visite o site http://2045.com/ . Se eles vão conseguir? Bom, aí é outra história…

Você deve estar se perguntando, por que este robozinho é tão importante? Bom, ele abre as portas para um mercado que ainda não conseguiu deslanchar: O dos robôs para consumidores. Hoje em dia vemos robôs indústrias, na aviação, em centros de pesquisas e universidades. A humanidade chegou a mandar robôs até para outros planetas. Mas como produto de consumo, ainda não deu certo.

Vejo o Jibo como o primeiro passo nesta direção. Veja o impacto criado pelos celulares e tablets. A próxima onda tecnológica aparentemente serão os robôs sociais.

Nas escolas, kits como o Arduino, Raspberry PI e Lego Minstorm trazem a robótica mais perto dos alunos, inspirando uma geração de futuros engenheiros e programadores. Quer entrar nesta área? Comece por um kit Arduino, por exemplo, você poderá criar projetos complexos e bastante interessantes, com um baixo custo, como mostra o vídeo do Yure Sampaio.

A vantagem deste tipo de kit é seu baixo custo, e o fato de que você aprenderá várias disciplinas como linguagem de programação, eletrônica, circuitos digitais, mecânica, entre outras simultaneamente e de uma maneira prática e divertida. Se você gostar, poderá seguir uma carreira em mecatrônica ou engenharia.

Será que um dia haverá um robô professor?

Para saber mais sobre Arduino:

Projeto Arduino http://www.arduino.cc/

O que é um Arduino e o que pode ser feito com ele? http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-e-um-arduino-e-o-que-pode-ser-feito-com-ele.html

Br-Arduino.org http://br-arduino.org/

Para ver outros robôs:

Kodomoroid and Otonaroid, robôs do renomado professor Ishiguro https://www.youtube.com/watch?v=Wyl72Re5110

Jules, androide desenvolvido pela Caltech https://www.youtube.com/watch?v=IhVu2hxm07E

Bebê robô aprende a expressar emoções (University of California San Diego) https://www.youtube.com/watch?v=aP6uxt3JJSU

Wabian – Takanishi Labs https://www.youtube.com/watch?v=bxsbJhOdkrQ

Honda Asimo https://www.youtube.com/watch?v=0a0HnVqh1jU

[Crédito da Imagem: Inteligência Artificial – ShutterStock]

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes